O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Perguntas frequentes - Profissionais

O serviço é gratuito ?

Sim, os profissionais de informática podem incluir o currículo e mante-lo no site pelo prazo desejado. É possível candidatar-se a todas as vagas, que estejam no seu perfil profissional.

Quando não mais tiver interesse de receber propostas de trabalho, o profissional pode excluir todos os seus dados ou manter o currículo na base, mas indisponível para acesso pelas empresas.

Não faça spam do seu currículo, candidate-se apenas a vagas que estejam de acordo com seu perfil profissional.

Não temos parcerias com outros sites e os dados utilizados no cadastro não são comercializados ou cedidos a outras empresas.

Meu currículo esta bloqueado ?

Logo após o cadastramento é enviado uma mensagem para o seu email com um link para que o desbloqueio seja feito.

Caso não tenha recebido este email, entre em contato com staff@apinfo.com, solicitando novamente o envio do link de desbloqueio. Informe sempre o seu nome completo.

Esqueci minha senha.

Utilize a opção : esqueci minha senha, existente na tela de entrada da atualização do currículo

Meu currículo não esta formatado corretamente.

Não utilize o FireFox, para incluir ou atualizar seu currículo, pois algumas versões podem produzir este erro.

Crie uma versão do seu currículo em txt puro, sem nenhum tipo de formatação. Copie e cole no formulário do site e inclua os comandos de HTML que estão liberados para melhorar a apresentação dos seus dados.

Caso os dados estejam aparecendo em uma única coluna no lado esquerdo, isto significa que seu currículo esta com quebras invisiveis e linha. Retire as quebras manualmente ou use algum programa, em caso de dificuldade exclua seu curiculum e inclua novamente.

Uma forma de retirar estas quebras de linha é utilizar a opção de localizar e substituir do MS Word e trocar as quebras de linha (^p) por branco.

Como as empresas vão entrar em contato comigo ?

Quando alguma empresa se interessar pelo seu currículo, ela vai preencher um formulário no site e enviaremos um email para você com os dados da empresa. Responda diretamente para a empresa, são eles também que podem dar maiores informações sobre a vaga.

Empresas previamente selecionadas terão acesso aos seus telefones e poderão ligar diretamente para você oferecendo alguma oportunidade de trabalho.

Meu currículo foi excluido ?

A exclusão ocorre normalmente quando alguma regra de utilização do site não é seguida, em especial :

Caso você tenha colocado (no mini-currículo, ou no currículo detalhado), telefone, email, seu endereço residencial ou link do seu currículo em outros sites.

Quem se cadastra usando informações inválidas ou dados de outras pessoas, podem ter o currículo excluido e novas inclusões bloqueadas.

Quem inclui e exclui o currículo de forma repetitiva, ou faz um numero excessivo de atualizações podera ter o currículo excluido.

Caso seu currículo fique mais de 6 meses sem ser atualizado ele poderá ser excluido.

currículo que não é da área de informática é excluido.

Utilização indevida do site, através de programas automáticos, ou tentativas de burlar os controles de acesso.

Pesquisei uma vaga ontem e hoje não encontro mais.

A vaga pode ter sido excluida por solicitação da empresa.

Algumas vagas especiais são veiculadas rapidamente no site e entram no ar ao longo do dia. No final do dia a data destas vagas é alterada para o dia seguinte, para que por exemplo uma empresa que incluiu a vaga as 17:00 hs não seja prejudicada. Nestes casos para encontrar a vaga basta procura-la com a nova data, ou direto pelo código da vaga.

Erro 172-097 ao enviar o currículo.

Limpe a area de cache do seu browser, volte a pagina principal e faça uma pesquisa direto pelo código da vaga.

Como me candidatar a uma oferta de emprego ?

Clique no link para enviar o currículo, existente em cada vaga.
Preencha as informações de controle (cpf, senha, captcha)
Vai abrir uma tela com dados para que você envie seu currículo por email para a empresa.
Escreva um paragrafo inicial destacando suas qualificações para aquela vaga em específico.
Inclua seu currículo no email, a maior parte das empresas prefere que ele seja enviado direto no texto da mensagem e não em anexo.
Não faça spam do seu currículo, candidate-se apenas a vagas que estejam de acordo com seu perfil profissional.

Posso me candidatar a quantas vagas ?

Você pode candidatar-se as vagas que estejam dentro do seu perfil profissional.
Fazer spam do seu currículo prejudica o site apinfo, as empresas e os demais profissionais que utilizam o serviço corretamente

Não utilize robos, programas automáticos, ou formas para mascarar o seu IP.
A utilização dos site fora das regras pode implicar no bloqueio do serviço.

O link "Clique aqui para entrar em contato com a empresa" não funciona ?

Este link abre automaticamente um formulário para envio de email, com endereço e o assunto já preenchidos. Este link só funciona se houver algum programa de email corretamente instalado no seu micro, como por exemplo : Outlook, Eudora e etc.

Qual a vantagem de incluir o currículo na APinfo ?

É a maneira mais eficaz de buscar uma nova colocação, medir a sua empregabilidade, saber se o seu perfil está em linha com a necessidade do mercado e descobrir como anda sua faixa de remuneração.

Você vai expor suas qualificações para um público selecionado, abrangendo consultorias de informática, consultorias de recursos humanos e empresas de todos os setores.

Seu currículo vai estar sempre atualizado e você pode dar a ele um toque especial, já que não existe padrão.

Segurança e privacidade :

Você não precisa informar seu endereço residencial completo, apenas o CEP.
Seu email e CPF não ficam disponíveis para nenhuma empresa.
O telefone é acessado somente por empresas previamente selecionadas.
Você pode excluir seus dados definitivamente do site, quando quiser, de forma simples e on-line.
Não comercializamos ou cedemos seus dados para nenhuma empresa parceira, nem aceitamos marketing com mala direta.
O cadastro é feito de forma gratuita, não cobramos nada dos profissionais, mesmo que venham a ser contratados pelas empresas.

Como divulgar meu currículo cadastrado no site para as empresas ?

Você pode informar para elas o numero do seu cadastro, para que elas façam o acesso direto ao seu currículo.

Ou colocar seu nome no mini-currículo, caso queira que as empresas localizem seus dados pelo seu nome.

Como preencher o mini-currículo ?

Você deve colocar o seu perfil profissional, tendo uma preocupação especial com palavras chave que possam ser utilizadas para pesquisa.

O mini-currículo deve ter entre 40 e 255 caracteres. Os espaços em branco também são contados.

Coloque seu nome no mini-currículo caso queira que as empresas localizem seus dados pelo seu nome. Como alternativa, você pode passar o numero do seu cadastro no site apinfo para as empresas, para que elas acessem seus dados diretamente.

Não use comandos HTML, evite caracteres especiais como por exemplo: aspas, $ < >; ! |

Não escreva tudo em maiúsculo pois isto dificulta a leitura.

Exemplos de um bom mini-currículo:

Analista sênior experiente em Oracle, Case e Visual basic. Conhecedor de metodologia de desenvolvimento e modelagem de dados. Habilidoso no relacionamento com usuários. Já trabalhou com sistemas financeiros, SAP/FI.

2 anos de experiência como programador Delphi, utilizando bases relacionais Sybase e Zim. Já trabalhei com orientação a objeto e definição de padrões de tela para aplicações Windows.

Maus exemplos:

Brasileira, solteira, 23 anos, não fumante, procuro emprego na área de TI.

Tenho muita experiência e quero trabalhar na área de sistemas.

Venho por meio desta apresentar meu currículo para esta estimada empresa.

Como funciona a pesquisa de currículo ?

Todas as palavras do mini-currículo são utilizadas na pesquisa e comparadas com as palavras chaves informadas pelo usuário. Acentue normalmente e tome cuidado com a grafia das palavras.

Não é feita nenhuma pesquisa no currículo detalhado.

O que é um currículo sigiloso ?

Neste caso as informações de nome e telefone do profissional não são disponibilizadas no cabeçalho do currículo detalhado.

Caso haja interesse por este profissional, o empregador entrará em contato através de um email enviado pelo site apinfo. O profissional recebe o email, em havendo interesse retorna o contato direto para o empregador.

Use esta opção com critério. Os empregadores preferem o contato direto. Cuidado com o seu currículo detalhado, se você fez a opção pelo sigilo, retire do seu currículo detalhado os dados que possam te identificar.

Como fazer um bom currículo detalhado ?

No currículo é importante você destacar sua idade, formação acadêmica, experiencia em projetos, conhecimentos de softwares e cursos realizados. Seja objetivo e coloque só as informações mais relevantes. Caso você não seja um estagiário, não existe necessidade de dizer que você conhece Windows, Word, Excel e etc, isto é básico é o equivalente a você dizer que sabe ler e escrever.

Trabalhe com calma em um editor de textos simples (wordpad), não use formatação especial, como por exemplo negrito, sublinhado ou tabulações. Prepare o seu currículo e depois conecte-se a rede. Use o copy e paste para facilitar o seu trabalho.

Não coloque informações pessoais como nome, endereço, e-mail, telefone, ou link do seu currículo em outros sites.

Não coloque os números dos seus documentos como RG, CPF e etc no corpo do seu currículo detalhado. além de não ser útil para o empregador neste momento, estas informações podem ser utilizadas por outras pessoas para falsificar documentos e aplicar golpes em seu nome.

Referencias profissionais também não são necessárias neste momento, deixe para apresenta-las no final do processo de seleção.

Recomendamos que você não coloque sua pretensão salarial, pois isto pode te tirar de um processo que você talvez até aceitasse caso conhecesse todo o pacote de benefícios, desafios profissionais e etc.

Não inclua comandos HTML e evite caracteres especiais como por exemplo: aspas $ < >; ! |

Como atualizar meus dados ?

Clique no link Atualizar currículo , informe seu CPF, senha e atualize os dados necessários.

Em caso de dúvidas envie uma mensagem para Staff@apinfo.com.

Como excluir meus dados ?

Você pode deixar seu currículo cadastrado no site mas não visivel para as empresas, a opção para isto esta disponível no formulário de atualização do currículo.

Para excluir seus dados de forma definitiva :
Clique no link Excluir Currículo e siga as instruções da tela.

Posso fazer o cadastramento em mais de um cargo ?

Sim, ao se cadastrar voce pode escolher até 3 cargos para um mesmo currículo.

Para que o serviço continue atendendo a todos de forma eficiente, só pemitimos o cadastramento de um currículo para cada profissional. Duplicidades serão eliminadas.

Alguns caracteres estão sendo substituidos por underscore ( _ )

Isto ocorre porque você esta utilizando algum caracter especial, como por exemplo $ % * ;.

Estes caracteres não são permitidos com o objetivo de dificultar a ação de hackers, troque o caracter que você utilizou por algum outro.

Inclui meus dados mas eles não aparecem na pesquisa

Tente fazer uma atualização nos seus dados, informando o numero do seu CPF e a senha.

Desta forma voce tera certeza de que seus dados permanecem cadastrados.

Entre na opção de atualização e veja se seu currículo esta ativo para a pesquisa.

Lembramos que o serviço é exclusivo para profissionais de informática. Currículos fora deste perfil serão excluidos, sem prévio aviso.

Qual o custo para inserir o currículum ?

Todos os serviços são gratuitos, você não pagara nada, mesmo quando for contratado por alguma empresa.

Você pode concorrer a todas as vagas veiculadas no site, que estejam de acordo com o ser perfil.

Por quanto tempo os dados ficam cadastrados ?

A exclusão pode ser feita a qualquer momento por solicitação do profissional ou por definição da APinfo. Nosso objetivo é mantermos no site curriculos atualizados e que sejam constantemente acessados pelos empregadores.

Para que continue ativo, o currículo dve ser atualizado pelo menos uma vez a cada seis meses.

Cadastros com número de CPF inválido, com telefone, ou email fora do local apropriado, serão excluidos.

Posso me cadastrar em mais de um estado ou cidade diferentes ?

Não, para que o serviço continue gratuito, por enquanto temos que manter esta restrição. Escolha a cidade onde você reside e faça o cadastramento. Mencione no mini-currículo e no currículo detalhado que você esta disponível para mudança. Veja o exemplo abaixo :

p13509 - Adm. de rede = RJ = Especialista em Redes Novell e com conhecimento em Linux. 3 anos de experiência na área de informática. Ótima habilidade no relacionamento de trabalho. Conhecimento de Oracle e Visual Basic. Disponível para atuar em outros estados, de preferência em São Paulo.

Posso enviar meu currículo por Email para a APinfo ?

Não, por razões de segurança ele será eliminado sem mesmo ser aberto. As inclusões e atualizações devem ser feitas diretamente no site.

Meus dados vão ser utilizados para mala direta ?

Não, em nenhuma hipotese fornecemos seus dados para terceiros, somos contra Spam e respeitamos sua privacidade.

Caso saiba de algum uso indevido, das informações cadastradas no nosso site, entre em contato para que providências sejam tomadas.

Que tipo de dúvida posso colocar nos fóruns ?

Vale qualquer assunto relacionado a informática. Seja Claro e objetivo. Tente qualificar seu nivel de conhecimento para que as respostas sejam adequadas. Exemplos:

Sou um estudante é gostaria de saber o que é cliente/servidor.

Sou um Analista sênior e gostaria de obter informações sobre FPA (analise de pontos por função)

Perguntas e solicitações para a APinfo devem ser encaminhadas com exclusividade para staff@apinfo.com

Quem responde as perguntas do IT Help ?

Qualquer pessoa pode responder as dúvidas. O objetivo é utilizar a experiência de todos os que acessam a APinfo.

Por favor, verifique sempre se existe alguma pergunta que você possa responder. Além de ajudar outra pessoa é uma boa chance que você tem de tornar-se conhecido e mostrar seus conhecimentos.

Toda a pergunta possui um número que a identifica. Utilize este número na hora de dar a sua resposta.

O que significa APinfo ?

O nome do nosso site vem de Application Program Interface, que é um tipo de programa utilizado para fazer com que dois outros programas diferentes troquem informações entre si. Um programa do tipo API pode ser entendido como uma interface.

Escolhemos este nome pois além de ser um jargão muito conhecido na área de informática, reflete também o nosso papel, que é facilitar o contato entre as empresas e os profissionais de informática.

A APinfo não é uma associação de profissionais e não esta ligada a nenhum sindicato ou entidades de classe. Nosso compromisso é atender a comunidades de profissionais de informática, possibilitando a troca de informações e experiências.

O site esta no ar desde 1997, sempre prestando serviços de qualidade e de forma gratuita para os profissionais de informática.

Caso a resposta seja muito específica, ou exista alguma dúvida adicional você pode responder diretamente para o e-mail de quem fez a pergunta. Se a sua resposta pode ser útil a outras pessoas, responda diretamente na página da API.

Não encontrei a resposta desejada

Atendemos um numero muito grande de pessoas, antes de entrar em contato leia com atenção as informações existentes no site.

Entre em contato através do email staff@apinfo.com, ou utilize o link fale conosco, identifique-se e informe exatamente qual é a dificuldade ou a mensagem de erro, para que possamos ajuda-lo.

Nossas respostas não são on-line, não envie mais de uma mensagem sobre o mesmo assunto, em intervalos de poucos minutos.

A maior parte das mensagens recebidas durante o horario comercial, são respondidas em menos de duas horas.

X