APinfo - Forum


O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

Foruns anteriores




3/02/07, 10:18:54: Elvecio - IP : 201.1.1****
    Vou citar dois exemplos para melhor visualizar o que é um fato. - Trabalhei em uma empresa onde o Gerente de Ti não tinha nenhum conhecimento técnico, (tinha MBA, inglês fluente, Network) somente visualizava onde a TI estava inserida no negócio e qual era a importância para a Empresa. Ele somente delegava funções e confiava na sua equipe. A parte técnica ficava por nossa conta. Uma história de sucesso. - Onde trabalho atualmente o gerente é especialista em uma determinada técnologia utilizada, mas com tantas responsabilidades e tarefas não tem a mínima condição de se intrometer na parte técnica. Nesse caso ele também DELEGA funções. Nos dois exemplos é possível perceber que os Gerentes estão sempre envolvidos com a alta cúpula, onde é cobrado resultados, SLA's, Baixa rotatividade na equipe, motivação, Bom ambiente, etc. A parte técnica fica por conta dos responsáveis . Sendo assim é imprescindível para o Gerente ter conhecimento técnico? NÃO

3/02/07, 03:28:47: Átila - IP : 200.169.221****
    Bem, como sabem ninguem é dono da verdade, as opiniões diferem de pessoa a pessoa. Concordo com você Moderador, mas cada um com sua verdade.

3/02/07, 01:33:47: Renan Errados!!! - IP : 200.241.20****
    Obg. por me chamar de jovem, fico feliz em aparentar ser mais novo, o problema talvez srs. é que infelizmente por mais que seja dolorido muitos não querem admitir essa mudança na área de TI. Muitos aqui no fórum compreenderam meus argumentos e colocações, claro cada um acredita e encherga o que quiser, eu como muitos outros aqui do fórum tem ciencia disso. Agora vc´s que entenderam minhas colocações e meus argumentos(como foi o caso da maioria), entendam, quanto mais vc´s subirem no cargo administrativo, menos conhecimento técnico iram precisar, não vai ser sua função digitar códigos, procurem estudar procedimentos e atuações da área administrativa, gerênciamento de tempo, negociação e se possivel invistam em um curso PMI. Ou podem fazer direto um MBA na área de TI. Garanto, e eu tenho respaudo para dizer, uma vez que ocupo a média gerência numa empresa estatal nacional, que o retorno será melhor para aqueles que tiverem essa visão de investir numa formação em gestão. Procure saber onde estão e qual a formação do pessoal que ocupa média e alta gerência, quais os conhecimentos que possuem e a forma de gerir todo esse processo. Vc´s então quando obtiverem essas respostas poderam tirar suas próprias conclusões e nem precisaram estar pautadas no que foi escrito aqui. Boa sorte a todos, e sempre é hora de começar novamente, principalmente para aqueles que querem aprender.

2/02/07, 22:04:33: Moderador Renanzinho... - IP : 200.207.133****
    Pelo seu tom de "dono da verdade" e pelo "entusiasmo" do seu discurso você parece ser jovem... Costumamos chamar de "verde", alguns podem dizer que "nem nasceu ainda...". Mas com o tempo você aprende, viu!

2/02/07, 21:49:59: Renan Errados!!! - IP : 200.241.20****
    Nunca fui contra o conhecimento técnico, e sempre nos meus comentários ficou enfatizado isso, no entando questiono que somente quem tenha conhecimento técnico ou especialista em alguma tecnologia é o UNICO E SOMENTE qualificado para gerir uma área de TI. Duvido muito disso, além que o mercado tem se mostrado satisfatório para contratação de profissionais de outras áreas para trabalhar na gestão de TI. Isso nao significa que a empresa nao possa investir nesse profissional, até mesmo pq existe cursos que podem complementar a formação do profissional como é o caso do PMI.

2/02/07, 20:54:26: Átila - IP : 200.169.221****
    Rafael,

    Oque eu quis dizer foi: Um bom gerente tem que mesclar conhecimento técnico, experiência, e também saber lidar com pessoas, coisa que muitos não sabem.


2/02/07, 19:57:12: Moderador Caro Renan... - IP : 200.207.132****
    Não conheço sua idade nem sua experiência, mas creio que você já deve ter ouvido estórias como “A Morte do COBOL”, “Downsizing: O fim do Mainframe” e outras... Todas elas criadas e recontadas por pessoas da nossa área, qualificadas, de boa fé e com conhecimento de causa. (Você sabe que nada disso aconteceu, não sabe?) De tempos em tempos surgem novos Profetas vendendo o Caminho do Paraíso. É bonito acreditar nestas histórias que dizem que um dia a TI será para todos. Que não será preciso ter conhecimento técnico para gerenciar grandes equipes diante de desafios tecnológicos.

    Não estou negando que surgem (infelizmente) aos borbotões empresas “experimentando” Gerentes de TI com formação em outras áreas e sem conhecimento técnico. No entanto, é precipitado afirmar que esta tendência (será?) aponta para o sucesso...

    Como eu disse antes, acredito que este futuro ainda está (beeemmm) distante e, por enquanto, eu confio mais em quem “entende minha a língua...”


2/02/07, 19:16:05: Renan Errados!!! - IP : 200.241.20****
    Meus caros, em nenhum momento dei nome aos bois aqui, até mesmo pq não queria fazer referência a ninguém. Quando digo que tem técnicos que não teria a condição de assumir cargo de gerência eu não acredito que estivesse dizendo alguma inverdade. Quando usei como exemplos empresas de grande porte apenas quiz enfatizar que coorporações desse tamanho, para chegar aonde chegaram, não foi cometendo só erros e contratando pessoas incompetentes, e se essas mesmas buscam pessoas com formção nas + diversas aáreas acretido que eles saibam o que estão fazendo. Voltando a questão do fórum, acredito que um bom gestor está longe de precisar ser especialista ou um profundo conhecedor da área de TI. Isso não é só o que acho, mas o que têm acontecido. Nós podemos ficar aqui discutindo o tempo todo sobre isso, mas não acredito que a realidade vai mudar, ela está ae e as empresas estão buscando esse novo profissional multi-disciplinar. Veja srs. Não é o mundo que deve adaptar-se a nós, e sim nós adaptarmos ao mundo. Enquanto muitas pessoas nao entenderem isso continuaram frustradas e achando que a vida é ingrata e que isso nunca muda. No mais peço desculpa áqueles que de alguma forma se ofenderam com alguma colocação ambígua que eu tenha feito.

2/02/07, 18:46:00: Moderador Certo!!! - IP : 200.207.132****
    Porfa, parabéns!

2/02/07, 18:37:47: Porfa ---- Ao Renam com Carinho .... - IP : 201.43.175****
    O senhor esta completamente por fora meu querido.

    Eu sou uma pessoa tecnica, puramente tecnica, mas nao querendo me gabar, tenho sido um Gestor de sucesso na minha vida pessoal. Como ? Well, quem me conhece, sabe daonde vim, doque eu tinha, e aonde estou e doque tenho hoje. Muitos arriscam no sucesso do meu futuro, pela habilidade que demosntei na minha vida pessoal durante esses anos.

    Pra voce me chamar de incapaz de Gerir, de gerenciar, pq sou tecnico, e' no minimo um pre-conceito descabivel.

    Enquanto que conheco Gerentes, conheci pessoas que trabalharam a vida toda como Gerente e que sabem tudo de gestao, mas que infelizmente veem a mim pra pedir dinheiro emprestado. Uns sem onde morar, outros nem como casar, pq sao tao imundos na qualidade de gerir, que sao feios demais pra se juntar.

    Meu querido Renam, espero um dia, tomarmos uma cerveja, bater alguns drives de golf, e jogarmos conversa fora.

    Sem obviamente discutirmos questoes de Gestao e Tecnologia.


2/02/07, 18:36:55: Moderador Caro Renan... - IP : 200.207.132****
    Não precisa se exaltar... Nem tampouco tentar impressionar fazendo referências a empresas de “nome”... A única razão pela qual a EDS resolveu fazer esta bobagem é que nenhum profissional com a qualificação necessária para a função quer se associar a uma empresa com o nome sujo no mercado. Assim como a IBM, que ganhou a fama de fazer porcaria no software para vender mais hardware... O tema deste Fórum NÃO É “O Gerente de TI de uma mega-corporação, que fatura mais de U$ 500.000.000/ano, que lidera – no mínimo – meia dúzia de coordenadores e uma estrutura de - pelo menos - 100 funcionários... tem que possuir conhecimento técnico?” Será que você está insinuando que não existe GERENTE DE TI fora destes lugares? Seriam estes "pobres coitados" GerenTInhos ou Gerentes de 2ª.linha? Me parece que, ou você está discriminando quem não trabalha em grandes estruturas, ou só está querendo contar vantagem e aparecer...

2/02/07, 17:16:19: Renan Errados!!! - IP : 200.241.20****
    Eu não sei se devo chamar os exemplos colocados aqui de simplório ou simplista, pois os mesmos, sendo analisados de uma forma mais profunda, nem de exemplo servem. Tive o provilégio de estudar e me formar com pessoas de várias áreas, entre elas um amigo, que se formou na área de engenharia naval pela politécnica, que até então é gerente de TI de uma empresa conceituada em SP na área de tecnologia da informação. Mas que habilidades esse cidadão tem para ser tido como qualificado para exercer tal função? Esse deve ser uma pergunta que vc´s deveriam pesquisar. A EDS, uma empresa de tecnologia, estara contratando pessoas das mais diversas áreas do conhecimento para trabalhar com TI, ela pretende formar gestores e consultores na área tecnologica. A exemplo segue a IBM, que têm o mesmo interesse, sem distinção de formação específica da área de tecnologia. Como empresas desse porte, que a cada ano que passa apresentam faturamento crescente, podem estar cometendo erros na contratação de um sujeito formado em administração para ser gerente em TI? Bem srs. entendo que muitos aqui não gostam dessa realidade, mas a verdade que mais deve doer talvez seja a de que vc como técnico nao seria um bom gerente. Não tem capacidade de gerir, de ter postura de gestor ou mesmo de sentar numa mesa de negociação e fechar bons negócios, consenguir novas parcerias, bom relacionamento com fornecedores, criativo e visão global da empresa e não só, e somente, a área de de TI em si. Ser gerente é muito mais do que alguns aqui estão pensando.

2/02/07, 16:54:22: Moderador - IP : 200.149.20****
    Carlos, a parábola que eu inventei não é para levar na “ponta da faca” mas para fazer algumas pessoas pensarem... O tema do fórum é “O Gerente de TI tem que ter conhecimento técnico?” Não é razoável refletirmos sobre esta pergunta imaginando um cenário em que não ainda exista uma área responsável pela Tecnologia de Informação? Quem deveria ser o primeiro a ser contratado, senão o Gerente de TI, que seria o responsável pela estruturação da área? Ou alguém acha que se deveria começar contratando o estagiário, que indicaria um programador, amigo de um analista, vizinho de um gerente...

2/02/07, 16:41:41: Luiz Pinho lcpfreitas@yahoo.com.br - IP : 201.81.85****
    Sim, mas não necessáriamente ser um técnico.

    O conhecimento técnico é importante para que decisões errôneas sejam evitadas ou minimizadas.

    Além de algum conhecimento técnico ele deve envidar esforços para se manter atualizado em todos os frameworks de metodologia e qualidade do mercado (CMM-i, ITIL, Cobit, etc...).

    Finalmente, um gerente de TI sem conhecimento técnico é pouco respeitado pela equipe o que dificulta o exercício da sua liderança.


2/02/07, 14:40:43: Porfa -------- !!! --------------- - IP : 201.43.175****
    Kleber:

    Poe o nome da consultoria aqui, quem sabe eles devem pra apinfo tbem, e juntos comcemos a moralizar o setor, pelo menos noque diz respeito a pagamentos, os Gerentes tem obrigacao de remediar...


2/02/07, 14:22:48: Carlos - IP : 200.142.12****
    Interessante o comentário do Moderador..... porém ele mesmo acaba criando um impasse...... o gerente de TI "técnico e experiente" fez um bom projeto de infra e pôs em prática...... mas e aí ?? depois da infra, acabou o trabalho do gerente de TI ?? aí vão dizer : "não, depois esse gerente vai implantar sistemas de ERP, eCommerce, etc."....... então quer dizer que nosso gerente de TI "técnico e experiente" tem que ser experiente em infra, sistemas, web, Windows, Unix, etc. ?...... até onde o gerente pode ser especialista ou generalista num assunto ? já vi programador reclamar do gerente porque ele "não sabia nem criar uma DLL"..... e se o gerente for um cara experiente em infra ??? Os projetos hoje em dia exigem demais conhecimentos multi-disciplinares, integração, etc....... o perfil desse "gerente" capaz de lidar com este tipo de projeto fica cada vez mais difícil de ser definido....

2/02/07, 13:45:32: Kleber - IP : 200.161.12****
    Sou solidário ao Porfa, o espaço é democrático, o Fórum é para expressar opiniões. Também já recebi e-mails intimidatórios, e por isso não boto mais meu e-mail quem quer saber que pesquise nos foruns antigos, tá lá, já dei vários depoimento. Também respeito o Ministério Público, agora se algum senhor da Promotoria ficou chateado, sinto muito, ou aprenda a viver numa democracia ou mude de profissão. A época do “Sabe com quem está falando já acabou”. Nas leis de hoje a gente pode processar o intimidador, independente se é do governo ou não. Ainda mais agora que so tem roubalheira no governo é que mais facil ganhar causas. É bom não ficarem com ameaças as verdades estão sendo ditas, tem muita mutreta, contorno de CLT. Sou DBA uma Consultoria ligou desesperada porque precisava botar alguem urgente num banco estadual aqui de S.Paulo, só que a gente começa a trabalhar e fica 3 meses sem receber pagamento porque a consultoria (coincidencia, essa consultoria so atende empresa publica) inventa que estamos devendo documento, não cadastraram no sistema, falta isso, falta aquilo e faz de tudo pra não pagar. Tem uns 15 caras assim e tamos querendo denunciar a consutoria porque ela não paga. Sobre o tema na minha opinião o Gerente tem que ter conhecimento técnico sim, chega de gente que não entende nada.

2/02/07, 08:56:03: Rafael - IP : 200.213.105****
    Atila,

    Discordo de você. Os bons, geralmente tem bagagem e não caem de paraquedas no emprego. Não é pq um amigo o nomeou gerente ou pq se só tem tu vai tu mesmo que isso fará de vc um bom profissional.

    A lábia e o jogo de cintura garantem a pessoa até um certo ponto no emprego, para qualquer area de uma empresa.


2/02/07, 02:34:27: Átila - IP : 200.169.221****
    Gerente de TI.

    Muitos dizem que se soubesse ao menos a teoria já serve, mas para mim ,sem passar pelo lado técnico não tem como ser um bom gerente.


2/02/07, 02:03:59: Moderador - IP : 200.207.13****
    TI... Tecnologia da Informação... tecnologia... conhecimento técnico!?! É curioso como se esquece que não estamos falando de uma empreiteira lidando com pedreiros ou de um time de futebol de várzea em que o mais grosso (que não consegue jogar mais) geralmente é o gerente... digo, técnico.

    Imaginem a situação de um senhor simples, mal-alfabetizado, que trabalhou 16 horas por dia por anos a fio até conseguir ser dono de uma modesta companhia. Sua empresa ainda está totalmente desinformatizada (incomum, hoje em dia, mas vamos imaginar...). Ele resolve se modernizar e informatizar seus processos. Ele ouviu dizer que precisa de um especialista para tanto e resolve contratar um gerente de TI...

    1a.hipótese) Ele tem sorte e contrata um experiente gerente de TI, com um bom par de décadas de janela. Este gerente avalia a necessidade, monta a infra-estrutura adequada, seleciona e contrata uma equipe bem capacitada.

    2a.hipótese) Ele contrata um auto-denominado gerente de TI, com uma pasta cheia de certificações, esbanjando no espanglês. Este gerente ouve o que o dono quer, pede uma grande sala com secretária e contrata os amigos de churrasco dele (pois pra ele não faz a menor diferença... lembrem-se ele não tem conhecimento técnico, logo, não sabe o que é uma entrevista técnica)...

    A pergunta é: se até este senhor mal-alfabetizado, que nunca viu um computador na vida, vai perceber um dia que um gerente de TI precisa ter conhecimento técnico... PORQUE ALGUNS PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, COM FORMAÇÃO SUPERIOR, GRADUAÇÃO E (SUPOSTA) EXPERIÊNCIA FICAM SE ENGANANDO QUANTO A ISSO?!?


2/02/07, 00:52:07: Moderador - IP : 200.207.13****
    OK. O papel do gerente é gerenciar pessoas. Alguém disse que gerenciar é delegar. Bem, podemos dizer que delegar seja transferir responsabilidade por algo para alguém. Para transferir a responsabilidade é necessário especificar o que se deseja. Para especificar algo é preciso conhecer...

    Conhecer... conhecimento... conhecimento técnico... NOSSA!!!


2/02/07, 00:34:16: Almiro Alves - IP : 201.1.10****
    Acredito que não, apesar de que a grande maioria um dia já teve muito conhecimento técnico, acredito que o papel do gerente é gerenciar pessoas e idéias, somente isso, deixe que cada um faça seu papel no projeto.

    Um forte abraço.



1/02/07, 20:07:15: Moderador - IP : 200.207.133****
    À todos aqueles que vieram do futuro ou possuem o dom da visão dos tempos vindouros... Sinceramente, eu acredito em vocês. Mas acredito também que todos nós estaremos aposentados (incluindo os estagiários e juniores) quando tudo isso se tornar realidade. Em nossa batalha diária não é difícil perceber que o que separa os líderes medíocres dos excelentes é a sua experiência, pura e simples. No dia em que isto não for mais necessário, não haverá mais TI. Seremos todos usuários desta tecnologia Na.(enésima) geração, como em Star Trek (... computer? computer?).

1/02/07, 19:41:03: Porfa ---AO Renam --- - IP : 201.1.166****
    Com todo respeito pela sua postura, sinceramente nao sei se é uma realidade oque vc pretende defender, ou se chega ate uma esquisofrenia aguda, dessas que sofremos de tempo em tempo.

    Essa sua realidade, é uma situação passada, onde GUI tentou desgovernar a geração de codigos limpos e legiveis. Onde codigos seriam "teoricamente" reaproveitados, mas e´exatamente isso que ocorre hj em dia ? Foi um sonho que empresas do segmento, tentaram, mas nao funcionou. Vc trocaria um motor de banco de dados com 30 anos de idade, que vem sendo testado, usado, conformado e resolvido todos esses anos, por um softwarezinho de fundo de quintal, que chama de "atualização automatica" as correções do sistema que levam anos pra se adaptar ?

    Pq haveria uma empresa como a GE em sa conciencia faze-lo ?

    Entao, os gerentes que me perdoem, mas a boa vida esta acabando, e entao ou passam a gerir com tecnologia, ou viram mais uma coisa do passado ...


1/02/07, 19:34:41: Moderador - IP : 200.207.133****
    Vamos todos orar para que nem o Renan, nem nenhum ente querido dele, precise sofrer uma cirurgia cujo chefe de equipe não é médico (é, por exemplo, engenheiro, físico, astrônomo, com MBA, PMI, fluência em 7 idiomas) mas nunca viu uma gota de sangue na vida...

1/02/07, 19:25:11: Renan - IP : 200.241.20****
    Bem depois de um tempo voltei, e pude perceber que muitos aqui entederam as minhas colocações e viram o quanto estou correto nas questões que eu abordei. Porém tbm vejo aqueles que não aceitam o que falei e alguns acham que está fora da nossa realidade. Srs. sei que não irei conseguir convencer a todos, mas nós temos que discutir a questão dentro do mercado que TI é hoje, e NÃO dentro do que nós gostariamos que fosse. Temos que lidar com a realidade do mercado, mesmo que seja dolorido. Cada vez mais vejo pessoas graduadas das mais diversas área como administração, engenharia e outras entrando no MBA conceituado e saindo para assumir a gerência de empresas dos mais variados setores, entre eles TI. E os mesmo, pelo que eu tenho visto e lido, conseguem desempenhar o papel que é o de gerir com eficácia a área de TI de uma empresa. Conhecimento técnico? Sim alguns tem, mas necessita ser especialista no assunto ou ter vindo de área técnica? Não, isso não é mandatório. Sinto muito áqueles que nao aceitam esse fato, mas a realidade é essa e você vai se deparar com ela, mais cedo ou mais tarde.

1/02/07, 19:13:01: Moderador - IP : 200.207.133****
    Em tempo, eu quis dizer "soluções tecnológicas milagrosas"...

1/02/07, 19:10:30: Moderador - IP : 200.207.133****
    Obrigado, Porfa, por me poupar o trabalho.

    Bussiness, continuo dizendo, não existe milagre. Hoje em dia temos softwares baratos e até gratuitos, mas você conhece algum que atenda às necessidades de grandes companhias como bancos, seguradoras, administradoras de cartão de crédito? Tenho muitos anos de vivência em todos estes segmentos e nunca vi (e nem ouvi falar) de soluções tecnológicas que atendessem estas companhias...

    Agora, se você estiver brincando de informática, pode fazer um sisteminha de locadora de video nesses programas de brinquedo...


1/02/07, 18:21:36: Porfa CONTINUANDO ... - IP : 201.42.55****
    As questoes de Gestao nessa era que estamos pra entrar, onde o GUI esta pra acabar, significa que o Gestor tera' que saber um pouco mais ao nivel tecnico, pq ja tera a sua mao, essas ferramentas que vc insiste em defender

    Os proprios modelos de ASP de negocio, ja sao uma revolucao da nossa classe contra a Gerencia sem nivel tecnico.


1/02/07, 18:16:09: Porfa info@via-la tin.com - IP : 201.42.55****
    Para o Business, so me resta a inviabilidade da proposta.

    Entao, as aplicacoes de apresentacao grafica como o tal GUI, sao aplicacoes sem futuro, bem longe do Martin McFly e mais proximos do Eastwood.

    Alguns segmentos industriais, tais como de fins laboratoriais, estao voltando ao Character based application. Que nada mais sao doque aplicacoes com fundo negro, e fontes verdes, pros mais novos.

    Com o hardware desenvolvido pra um ambiente como o windows, que hj opera em tecnologia quad, gigs de RAM, tons de espaco fisico, a aplicacao de character based em Unix, desliza em rapidez e inquebrabilidade, tanto na conexao, quanto na resposta, sem comprometer a concurency. Existem empresas faturando na emulacao dessas aplicacoes, e criando emuladores para accesso dessas aplicacoes em ambientes graficos como o Windows, sob um modelo de negocio chamado ASP (nao ".asp" da microsoft), que sao servidores oferecendo app de conexao compartilhada, evitando inclusive pra muitos, custos de licensiamento.

    Entao essa ferramentas que vc citou, se ja nao sao usadas nesses segmento de desenvolvimento, em pouco tempo serao inviabilizadas.


1/02/07, 17:50:10: Doddie McFly to Martin McFly, hero of my time - IP : 201.42.55****
    Whazup my mann ? Long time no see you, were you've been ? Come to your papa babe... You outha be doing some biuness 'ike you was doing ... My mann. I misss you babe ...

    I am proud of you...Keep up


1/02/07, 15:50:24: Bussiness - IP : 200.207.1****
    Oque se falar de programas como Vignette, Lumis entre outros ???

1/02/07, 15:44:20: Bussiness - IP : 200.207.1****
    Ao moderador... Com os devidos respeitos...

    Oque vossa merce acha das ferramentas que estão sendo locadas pela ORACLE, ,DATASUL, MICROSIGA, SalesForce, Koinonia Software entre outras que na revista Pequenas Empresas Grandes negócios chegam a preços módicos de R$170,00 por mês em média ???


31/01/07, 22:20:24: Moderador - IP : 200.207.13****
    Acho que o pseudônimo do Bussiness poderia ser Martin McFly, porque parece que ele veio do futuro mesmo... Esse papo de "ferramentas que geram códigos prontos" me lembra da "revolução das linguagens de 4a.geração" dos anos 90, da moda do Downsizing dos anos 80 (em que muita gente acreditou e teve que voltar atrás) e da velha história do "O COBOL VAI ACABAR! O COBOL VAI ACABAR!" dos anos 70. Esses tais códigos prontos não atendem nem de longe a necessidade das companhias com cacife para ter um estrutura que as suporte. Existem vários exemplos de grandes empresas que entraram nessa de reescrever seus códigos, refazer seus sistemas e perderam milhões (seja por corrupção, seja por ingerência, seja por ambos).

    A AUTORIDADE VEM DO RESPEITO PROFISSIONAL E NÃO DO CARGO DE "CHEFE". (Quem não sabe disso?) Como um técnico pode respeitar, e seguir, alguém que não entende o que ele faz? Como um gerente pode orientar, e inspirar, se conhece apenas as "técnicas motivacionais" que aprendeu na escola??


31/01/07, 14:02:11: Bussiness - IP : 200.207.1****
    Finalizando...

    A questão é que os Negócios e Gerência prevalecem sobre a TI, pela própria questão de existir da TI, ou seja a TI nasceu para auxiliar execussões que já existiam, negócios, comércio, automação, etc...

    O grande "pulo do gato" seria, Gerentes de TI com ou sem conhecimento técnico trocando informações com especialistas em TI, esses por sua vez trocando estas informações com o conhecimento gerencial, visando interação para a própria sobrevivência do profissional de TI e a área, finalizando assim a discussão quanto a necessidade técnica ou não de um Gerente de TI.


31/01/07, 14:01:35: Bussiness - IP : 200.207.1****
    Façamos o seguinte, nós somos uma empresa. Construímos um ERP, levamos toda a bagagem técnica para o desenvolvimento, nós mesmos gerimos e construímos o nosso projeto. E depois ??? Oque realmente importa é a aceitação do produto no mercado. Para isso temos marketing e etc... Com este exemplo quero dizer que se realmente os profissionais de TI não tiverem noções ao menos básicas em áreas administrativas, de negócios, de planejamento e de funcionamento de uma gestão total, estarão fadados à extinção... continua...>>>


31/01/07, 14:00:35: Bussiness - IP : 200.207.1****
    Costumava programar linhas e linhas de códigos, e agora com ajuda de softwares específicos este trabalho penoso tornou-se fácil. Oquê quero dizer com todos estes relatos em concatenação com o tema referente é que, creio que o gerente de TI não necessita de tantos conhecimentos específicos na área de atuação e o fato de o gerente não ter tanto conhecimento e ter o salário maior, creio eu, deva-se a esta transição qüântica - salto qüântico - que a informática dá a cada ano, fazendo com que novos profissionais de TI não tenham tanto trabalho para perfazer rotinas, antes, penosas.

31/01/07, 13:59:40: Bussiness - IP : 200.207.1****
    Olá a todos...

    Na minha opinião, a área de TI está em transição, deixando de ser uma área de desenvolvimento e de estruturas técnicas para se transformar em negócios. Basta ver o salto qüântico que a informática, principalmente na área de software, dá a cada ano. Vemos ferramentas que geram códigos prontos, soluções de software prontas altamente técnicas desenvolvidas por grandes coorporações nas quais não se digita uma linha de código ou não se necessita praticamente de nenhum requisito técnico anterior para se manipular os mesmos. A ficção de Inteligencia Artificial não está muito longe de se concretizar. continua.....


30/01/07, 19:54:30: porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Continuando ... Do jeito que terminei, parece que a Microsoft robou muita empresa.

    Eu quis dizer, pq o governo Americano concedeu muitos beneficios a empresa do Sr Gates, muitos contratos milionarios, dai entao muitas outras empresas menores foram roubadas do direito de properar, em iguais condicoes que a propria Microsoft...uma

    AOL, Netscape, Sun, e a lista vai ... Numa soicedade que prega ao mundo todo a democracia, eles deveriam ser os primeiros a dar exemplos.

    O Sr Gates nao deve ser explorado como modelo de gestao.


30/01/07, 18:31:07: porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Pro Byron:

    Vc so' esqueceu que no futebol como no TI tem balela a dar com pau.

    Os fracassados que foram bom enquanto jogavam bola (vide Falcao), implantaram um sistema na decada de 80 em diante, de renovacao de craques, por causa da crise da copa em 82.

    Oque vc tem visto, um craque depois do outro nos ultimos 27 anos, nao e' coincidencia. E' trabalho desses fracassados que vc citou.

    A despeito do Tele nao ter jogado o suficiente e validar sua comparacao, diria que o Sr. Tele nao foi um craque como muitos, mas jogou muita bola meu querido.

    O tema que expus, trata exatamente do fato que "estrelas nao ganham campeonato", e portanto nao serve comparacao com a sua retorica.

    O Gates e' o Gates, nao pq ele sabe disso ou daquilo. Voce se esqueceu de mencionar, que o Irmao mais velho de Gates, e' o Diretor de uma das maiores consultorias Juridicas dos EUA. So' foi juntar a fome com a vontade de comer,e pra coroar o Joint Venture da familia, o primo dele e' agora o diretor da Inteligencia nos EUA. Pra ser o Gates que ele e' hj, muita balela rolou. Muito incentivo do governo foi concedido, muita empresa foi roubada (vide Steve Jobs).

    E a proposito, como profissional da area, refuto qq aplicacao de fundos Microsofteanos...


30/01/07, 18:26:40: marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 201.52.2****
    Gerente de TI, NÃO TEM CONHECIMENTO NA ÁREA ????? hahah isso é CAMBALACHOOOOO !!!!

30/01/07, 18:20:15: porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Concordo plenamente ... Vc me desculpa mas este negocio de ponto de vista operacional ou gerencial nao tem nada haver, em qualquer nivel nao ter conhecimento necessario a area que gerencia e uma ofensa profissional, alem de antietico e antiprofissional.Eu convivi com gerentes enroloes e gerentes de outras ares nao respeitavam estes gerentes, assim como 2 vbezes na minha vida de TI (12 anos) participei de projetos com profissionais gerentes bem capacitados gerencialmente e com conhecimento tecnico e estes sao respeitados por outras areas.Entao na realidade brasileira a unica conclusoa que chego e uma manda quem pode obedece quem tem juizo e da um pe na bunda o priemira projeto melhor que vier!! !!!!!!!!!!

30/01/07, 17:17:23: Byron S. Júnior - IP : 200.182.9****
    O Gerente de TI tem que ser do ramo, mas não precisa ser necessariamente um técnico, programador, Analista, DBA, Administrador de Redes,etc. Se tiver esses conhecimentos, tudo bem, é um plus, mas é mais importante que tenha talento para mostrar para a Diretoria que TI não é foco de despesa e sim um poderoso aliado pra alavancar Negócios. A Diretoria acha que TI torra dinheiro e por isso é mais valioso que o Gerente tenha capacidade de negociação/visão estratégica, saiba liderar, pleitear recursos do que ser expert em DB2, Endevor, Firewall, etc. Comparando com o futebol, existem excelentes técnicos que foram apenas razoáveis (pra não dizer ruins de bola) jogadores de futebol (Telê, Felipão, Luxemburgo, Menotti, P.Autuori, etc.). O inverso também é verdadeiro, grandes jogadores (Carlos Alberto, Clodoaldo, Falcão, Cerezo, etc.) tentaram ser técnicos e fracassaram. Voltando a TI, já vi excelentes técnicos serem transformados em Gerentes e não deu certo. Só conseguiam se expressar de forma técnica, mas não sabiam expor necessidades e carências da Área, não sabiam negociar, não conseguiam liberação dos recursos, contratações, tinham dificuldade de entender as estratégicas e negócios da empresa. Pra quem diz que o Gerente que não foi técnico acaba sendo enrrolado pelos subordinados, pois bem, duvido que o Bill Gates Presidente da Microsoft, com clientes e filiais no mundo todo, conheça Contabilidade, Marketing, Impostos, Com. Exterior, Faturamento, RH, etc. Será que os contadores, tributáristas, RH, etc. da Microsoft estão dando nó no Bill Gates? Não acredito. Parabéns para quem sugeriu este tema, muito legal.

30/01/07, 16:20:41: Revoltado XX - IP : 200.168.0****
    Vc me desculpa mas este negocio de ponto de vista operacional ou gerencial nao tem nada haver, em qualquer nivel nao ter conhecimento necessario a area que gerencia e uma ofensa profissional, alem de antietico e antiprofissional.Eu convivi com gerentes enroloes e gerentes de outras ares nao respeitavam estes gerentes, assim como 2 vbezes na minha vida de TI (12 anos) participei de projetos com profissionais gerentes bem capacitados gerencialmente e com conhecimento tecnico e estes sao respeitados por outras areas.Entao na realidade brasileira a unica conclusoa que chego e uma manda quem pode obedece quem tem juizo e da um pe na bunda o priemira projeto melhor que vier!!

30/01/07, 13:19:03: Caio - IP : 201.63.****
    SIM !!!!

30/01/07, 09:24:40: George - IP : 57.68.2****
    É importante observar os comentários do Sr. Renan e do Revoltado, se analisarem com atenção, os dois abordam pontos diferentes, mas nao podemos dizer que ambos estão errados. No nível Gerencial o que se aproxima mas da realidade e o do Renan, do ponto de vista Técnico ou Operacional onde a grande maioria dos profissionais se encontra os comentários do Revoltado tem fundamento. É terrível trabalhar com que não tem bagagem técnica e só enrola, e o pior muitas vezes ganha 3 ou 4 vezes mais, e também um um profissional sem conhecimento administrativo é complicado. Falo isso porque meu gestor ja me chamou de acomodado e mandou procurar emprego numa discussão no trabalho.

30/01/07, 09:06:53: George - IP : 57.68.2****
    Se o conhecimento academico ou técnico é tão importante, porque não se aprende de maneira correta a gerenciar pessoas nas faculdades? Creio que a base todos temos ( ser coerente, justo,humano) mas ficar atrelados a certos valores, como melhor faculdade, fluência em vários idiomas ou certificações acho meio vago ao ponto de qualificar um bom profissional de TI. Agora você imagine um bom Gerente de TI, onde tem que trabalhar com falta de recursos e uma equipe desmotivada. Agora pense na situação inversa. uma das melhores frases que conheço na vida é a seguinte: quer conhecer uma pessoa de poder a ela.

29/01/07, 21:04:53: Pinheiro ivanferpin@hotmail.com - IP : 200.233.52****
    Já trabalhei como técnico durante muitos anos, help-desk 1 nível depois 2 nível.. depois adm redes. Hj estou na área de gestão de projetos, mas todo esse tempo tive alguns chefes, gerentes que colocavam a mão na massa MESMO !! é são esses que tenho como exemplo ! tive outros que poderiam ser substituídos por antas...

29/01/07, 15:36:15: Julio Nohara julionohara007@gmail.com - IP : 200.220.18****
    O Bom Gerente de TI deve ter conhecimentos técnicos sim, porém acima de tudo deve possuir qualidades de um líder. Há as certificações, como o do PMI, não sei bem ao certo sobre quais os pré requisitos para se qualificar como um PMP , mas é uma das coisas que o mercado está exigindo para essa área. Não acredito muito que futuramente o Gerente de Projetos irá fazer tarefas técnicas, pode ser que ocorram com coordenadores de equipe, como acontecem em alguns lugares já.

29/01/07, 14:42:50: Adalberto - IP : 200.148.209****
    Na minha opinião, o gerente de TI nao precisa ser um tecnico, mas precisa possuir um conhecimento basico. O mais importante na minha opinião, é estar bem preparado para gerenciar sua equipe (LIDERANÇA), ter conhecimento do negocio (PROCESSOS DA EMPRESA)e ter participado de projetos. Ser lider,ter conhecimento do negocio da empresa e ter participado de projetos requer tempo. Com essa bagagem, o profissional esta pronto para gerenciar sua equipe.

29/01/07, 13:54:18: Rodolpho rufostec@yahoo.com.br - IP : 200.206.23****
    Me parece que os comentários do Renan estão mais perto da nossa realidade.

    Ti se encontra com um cenário confuso de mais, nunca imaginei chegar a esse ponto, parece que está bom e mal ao mesmo tempo.

    []'s


29/01/07, 13:36:45: Neutron - IP : 200.177.101****
    A função do técnico ou funcionário é obter resultados com seu conhecimento habilidades e trabalho.

    A função do gerente é obter resultados com o trabalho das outras pessoas, geralmente os funcionários da sua equipe.

    Pra isso não é necessário ter conhecimento técnico, mas sim conhecimentos e habilidades de gestão.


29/01/07, 13:28:42: Neutron - IP : 200.177.101****
    O gerente de informática não tem que ter conhecimento técnico. Basta conhecer de gestão, que é a função dele. Ser bem acessorado, ter bom senso, essas coisas... O conhecimento técnico pode ser bem vindo, desde que não cause miopia. Os melhores gerentes que eu tive, não eram técnicos em essência, os que eram técnicos, eram polarizados pelo conhecimento, geralmente desatualizado, o que dificultava o diálogo.

29/01/07, 11:46:27: Arquimedes arquime@bol.com.br - IP : 200.228.1****
    Claro ! Gerente de TI tem que saber para não ser enrolado. Não precisa ser altamente técnico, mais precisa conhecer o minímo necessário. Preferencialmente alguém que foi técnico e hoje trabalha como Gerente.

28/01/07, 14:52:14: Odilon Conserva odilon_conserva@hotmail.com - IP : 200.98.4****
    Na minha opinião como os Gerentes de TI pode mostrar as pessoas os serviços a serem executados, e garantir que elas o façam da melhor maneira possível, visando, que a área de TI contribua com a empresa a alcançar suas metas traçados no seus planejamento estratégico, se elas não tem conhecimentos técnicos para execer com habilidade a autoridade e o poder que elas possuem.

28/01/07, 11:31:08: Rodrigo - IP : 200.158.23****
    Imprescindível que se tenha experiência na área sim .. mas no entnto, hoje em dia temos observado várias empresas que usam o seguinte jatgão:

    "QUEM SABE FAZ, QUEM NÃO SABE É CHEFE"

    E tem sido a mais pura verdade, onde já encontrei diversas situações como a descrita acima ...

    []'s


27/01/07, 16:50:05: Emídio K. emidiok@terra.com.br - IP : 200.207.133****
    Na minha opinião nada substitui a experiência. A formação acadêmica é importante, o conhecimento de administração também. A vivência como lider em outros segmentos ajuda, com certeza. E o domínio de outros idiomas anda supervalorizado, hoje em dia. Mas NADA SUBSTITUI A EXPERIÊNCIA... A analogia com o futebol é interessante, mas precisamos ter em mente que se trata de um esporte onde nem sempre vence o melhor, o mais talentoso ou o mais afamado. Quando se trata de ciência não existe sorte ou azar. Existe preparação, comprometimento e experiência (muita experiência). Eu prefiro comparar TI com Medicina. Onde aquele que fez mais, aprendeu mais e viveu mais, usualmente, é melhor. Ninguém gostaria de ter sua vida nas mãos de um cirurgião que nunca operou antes. Ninguém gostaria de estar em um avião comandado por um piloto sem "conhecimento técnico". Então porque em sã conciência alguém confiaria orçamentos milionários e sistemas com altíssimo grau de risco para alguém que nunca analisou um abend na vida (o mais elementar dos problemas na nossa área)?

27/01/07, 14:23:17: Andre andrefern1@hotmail.com - IP : 201.37.15****
    Puts, dizer que o cara aprende a ser Gerente de TI com esses MBAzinhos e com essas certificações PMIzinhas que existem por aí é o FIM!!!! Ser gerente é ter POSTURA, ter RESPEITO pelas pessoas, ser CONSISTENTE, ser ESTRATEGISTA, ser JUSTO...

    Além disso, ser Gerente de TI é conhecer o ciclo de desenvolvimento de software e entender que:

    1 - vc passa 1 ano fingindo que os analistas de requisitos entregaram os artefatos perfeitos, que os designers e arquitetos não esqueceram de nada e que os programadores testaram tudo direitinho.

    2 - durante esse mesmo tempo vc fica controlando escopo do projeto e prejudicando sua relação com o usuário/cliente e ainda no final tem que ouvir que não era bem isso q ele queria.

    3 - quando entrega, tem problemas arquiteturais/de performance sérios pq não teve a brilhante idéia de fazer um protótipo para testar a arquitetura.

    ou seja, entender que o papel do Gerente não é mais o do MANÉ que fica alterando cronogramas e dando chibatadas. O Gerente é o cara TÉCNICO que conhece e mitiga os Riscos do projeto, é o cara que conhece Arquitetura, é o cara que conhece de Banco de Dados, é o cara que entende de Requisitos e do Negócio, etc, etc, etc. Ou seja, ele conhece de maneira generalista o suficiente para definir as prioridades à medida que as iterações do projeto avançam. Estudem conceitos de Metodologias Ágeis (como RUP e XP) que estão revolucionando a área de desenvolvimento de software e verão que o papel do gerente é muito mais complicado do que alguns pensam.


27/01/07, 11:44:52: Porfa ----A tecnologia e a Gestao do Futebol--- - IP : 200.208.211****
    Estrela não ganha campeonato. E os que sabem disso vem entregando resultados.

    Vide exemplo do Felipao. O cara tem paixão. Onde estiver, trabalha por eles. Enquanto na seleção, brigava com todo mundo: com a delegação por mudanças e com os jogadores por mais empenho. Resultado: Pentacampeão.

    O Felipao foi levado pra Portugal sem entender bulufas da estrutura da Confederação Portuguesa. O respeito ao Gestor foi tanto ao longo do tempo, que muitos deles (vide Figo) se sentiram moralmente forcados a voltar pra Seleção Portuguesa, em nome do Felipao. Algumas línguas dizem, que Portugal voltou ao séc 21 com Felipao, depois de 300 anos de atraso. Resultado: Portugal na final.

    O time melhor do mundo com todas as estrelas possíveis de se ter, não fez oque a do Felipao fez: Chegou à final. Pq ? Porque Felipao entende de futebol. Ta no coração. Aprendeu a administrar com o Jogador. Aprendeu a gerir pra vencer, junto com eles. Os jogadores Viram um pq. Sabiam que o técnico tava ali pra vencer tbem. Era ele e os jogadores somente. Não tinha Juiz, Diretoria, Presidência e torcida.

    Mas todas essas maravilhas não seriam possíveis, se o Felipao não tivesse uma coisa na bagagem. Se Felipao não tivesse de longos anos, jogado bola. Se o Felipao não tivesse começado de baixo: Jogando, Caindo, Quebrando, Escrevendo, Desenvolvendo, Testando, Analisando, Planejando, e finalmente Gerindo. O Felipao não teria tantos resultados se não tivesse conquistado a tecnologia de Gerir o Futebol.


27/01/07, 02:54:28: Roberto Lembo lembobet@aclnet.com,br - IP : 201.1.2****
    Aconteceu em uma multinacional cujo nome vou omitir, na qual era analista. Porém, era considerada mais ou menos assim, em termos de CPD (o atual TI): Observado um conjunto das melhores, à que mais se destaca davam nota 5. Para a que me refiro davam nota 9.

    Mas, antes disso, não estava sequer no conjunto das melhores. Era formada por profissonais do tipo "prato-da-casa", onde o tempo de casa valia mais do que a eficiência.

    Então, a matriz desejou crescimento e enviou um profissional com a característica de GERENTE. Ou seja, sabia gerir recursos (máquina, financeiro e gente) para atingir resultados competitivos.

    Com carta branca da matriz migrou o CPD de andares alugados para um prédio próprio, o que era inimaginável e inatingível, segundo o anterior corpo social, que, depois, deram a mão à palmatória.

    Êsse profissonal investiu em comunicação. Ou seja, tanto no pessoal do CPD (TI) quanto em toda a administração e unidades fabrís. Fez com que a informática fizesse parte de todos, conseguindo que todos gostassem, defendessem e solicitassem serviços.

    Quando para aposentar-se, começou um corre-corre e muita badalação para com quem poderia ser o seu sucessor, um técnico.

    A matriz decepcionou a todos: Nomeou outra pessoa. Um gerente que, em outros países vinha obtendo sucesso em gerir recursos. Em termos de informática era a primeira vez.

    Essa multinacional ainda é competitiva no mercado muldial


26/01/07, 22:18:47: Elvecio - IP : 201.26.51****
    Tenho a mesma linha de pensamento que o Renan, acredito que um bom gerente de TI é aquele que conhece bem o negócio da empresa, que consegue ver de uma forma abrangente como a TI está inserida nesse contexto e além de tudo DEVE saber como e para quem delegar as funções. Conhecimento técnico? O ideal seria que o gerente de TI viesse de baixo, ou seja, que já tivesse trabalhado com técnico, analista, etc. Mas é possível encontrar no mercado vários profissionais que nunca passaram por essas etapas e sabem muito bem gerenciar, delegar, motivar, etc. Ser especialista não é pré requisito.

26/01/07, 20:02:17: Andre Developer - IP : 200.169.221****
    Segunte manos:

    GERENCIAR É AVALIAR. E PRA AVALIAR É PRECISO SABER !


26/01/07, 16:46:19: GuruAntiSocial anti@social.com - IP : 200.208.211****
    E gestao de pessoal, ele tem que saber ? Ja' pensou ? O kra tem que gerir pessoas ... Ninguem merece. O kra tem que falar, conversar, ser amistoso, nao pode dar esporros, nao pode suar de raiva. Tem que contar umas piadas e rir das proprias piadas...

    Ninguem merece.

    O kra tem que nacser com isso, e' dificil meu, nao e' facil! Ja pensou? Nao e' pra mim, e nao desejo pra ninguem.


26/01/07, 16:18:58: Hurican - IP : 201.68.231****

    Ter um gerente com todas essas qualidades é perfeito.

    Ah, mas não se esqueçam que além disso tudo, ainda há uma outra questão, ele tem que assumir os erros e não jogar em seus subordinados (especialistas, técnicos e afins).


26/01/07, 15:42:10: Renan - IP : 201.7.7****
    Nao virei casaca nenhuma, sempre coloquei em meus comentários que o gerente de TI nao necessita ser especialista numa certa tecnologia, mas que seria interessante ele ter algum conhecimento tecnico, mas nada assim tao profundo, disse tbm que hoje existe MBA para TI onde qualquer pessoa formada em qualquer área pode cursa e se preparar para gerir um setor de TI em alguma empresa, no mais foi isso.

26/01/07, 14:12:03: Fa-do-Revoltado Fantastic 4 - IP : 200.208.211****
    O revoltado e' que ta certo...continua certo desde ki comecou.

26/01/07, 14:09:18: porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Ah Renam, agora vc ta querendo vira casaca. Leia seu ultimo posting polemico. Completamente averso disso aki ce acabou dizendo... Sem baixaria vai. Mantenha-se na sua linha, se nao, nao tem graca. 2 + 2 = 4. Fora disso e' balela de gerente, desses modernos...

26/01/07, 13:14:51: Revoltado - IP : 200.206.218****
    Vc falou tudo, precisa saber delegar mas precisar ter conhecimento tecnico para saber a quem delegar, especialista tambem e demais, acho que o ponto aqui nao e nem ser especialista, mas sim muitos casos de pessoas que nem dar um clique no mouse sabe, o que e confundido aqui tambem e foi dito antes e o gerente de TI e o gerente de projetos(o enrolador). Devemos saber diferenciar

26/01/07, 12:42:52: Renan - IP : 201.7.24****
    Interessante o que foi escrito pelos participantes deste fórum, alguns inclusive fizeram observações ao que eu coloquei aqui. Mas vou aproveitar para dar mais informações, talvez as quais, alguns participantes não saibam. A palavra gerente está associada a gestor, e um gestor tem que saber, e bem, DELEGAR, e o objetivo primário da delegação é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples como ler instruções e girar uma alavanca, mas também tomada de decisão e mudanças que dependem de novas informações. Com delegação, seu pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consulta-lo a todo instante. Essa é de fato uma das, se nao a principal, função de um gerente. Não lhe compete ser o melhor técnico, nem é essa sua função, porém como conhecimento nunca é demais, o gestor - ou gerente como queiram - deve ter conhecimento das atividades da empresa e tbm do setor especifico em que atua. Portanto, ter conhecimento em TI é bom e se faz necessário, mas longe de ser especialista, isso é perda de tempo para um gerente de TI, se ele precisa de um especialista, ele contrato um para assumir a função.

26/01/07, 11:58:00: Carlos - IP : 200.142.12****
    Acho que o melhor realmente é pegar exemplos práticos. Eu, pelo menos, tive como melhores gerentes aqueles que tinham mais experiência técnica do que administrativa. Tive ótimas pessoas como gerentes mas a falta do conhecimento técnica sempre fez com que "sofressem" na mão de técnicos de parceiros, clientes e as vezes até da própria empresa. Os gerentes com predominância técnica às vezes são maus motivadores, gestores de conflitos, negociadores, etc. Mas no final, acho que o saldo favorece mesmo o gerente com experiência técnica.

26/01/07, 11:25:18: Revoltado - IP : 200.206.208****
    Porfa,

    Nao entendi, todo mundo sabe que empresa de TI contorna lei trabalhista alias tanto e que Markenting esta fazendo a mesma coisa graças a nos como exemplo. Esta e uma razao para que gerentes de TI no Brasil sejam qualquer um .. e ainda inventar que gerente de TI nao deve ter o minimo de conhecimento deve saber se relacionar(enrolar) que besteira, muitas empresas em que trabalhei o gerente mais respeitado era aquela que tinha o conhecimento, sabia o que falava... Mas hj em dia troca-se pela advogada gostosa ou enrolao bonitao.. Poxa area nossa ta de mal a pior, depois reclamam em noticiario da TV que falta profissional bem preparado.. Quem vai querer se preparar se a moda e enrolar...


26/01/07, 11:12:50: porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Acabei de receber um email de um Promotor. O forum ficou importante... Todo respeito que tenho com o Ministerio Publico, mas "Contornos da Lei" nao e' novidade, vide as licitacoes de agencias do governo, tanto federal quanto estadual. Licitacoes publicadas no diario oficial, de cunho bastante discriminatorio. A maioria dessas licitacoes contornam a CLT. Aqui no Forum, exercitamos nosso direito de Livre Expressao, prevista na constituicao. Portanto fiquem a vontade, mas querer me inquirir sobre empresas que contornam a CLT, e' cunho de intimidacao...Obrigado

26/01/07, 08:22:51: André Araújo aragalvao@gmail.com - IP : 200.207.6****
    O Gerente de TI não tem obrigatoriamente que possuir conhecimento técnico, mas no caso de ter este conhecimento tem uma facilidade maior de gerênciar os projectos, os conhecimentos de um gerente devem estar relacionados ao todo e principalmente na gestão de pessoas, logo o conhecimento técnico fica realmente para segundo plano.

25/01/07, 23:15:22: Leticia lelemcp@ig.com.br - IP : 201.7.90****
    Sei como muitos profissionais podem se sentir injustiçados, mas o sr. Renan falou exatamente qual é a responsabilidade dos gerentes como um todo, essa é que é a verdade. Basta olharmos o mercado e os gerentes de TI, nem todos vieram da área de TI, porém isso nao quer dizer que competencias nao possam ser adiquiridas com estudo, cursos ou mesmo um certificado MPI se eu nao me engano. Outra coisa, é achar que quem trabalha com TI tem o dever de ganhar salários astronomico, por favor parem com isso, esse negocio de ganhar 10 mil por mês nao é tao comum como todo mundo pensa. Talvez de tanto falarem em altos salários as pessoas correram para essa área pensando em enriquecer da noite para o dia e hoje tao quebrando a cara. Como em todas profissoes, exitem pessoas que ganham muito dinheiro seja lá qual for a área de atuação, isso nao é exclusividade de TI, alias nunca foi. No que se refere ao assunto minha, gerente tem que cuidar de outras questoes relacionada aos negocios e o desenvolvimento global e nao da parte técnica de como depurar um programa, isso para ele é desnecessário, nao compete a ele isso.

25/01/07, 21:02:59: porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    E tem mais:

    O fato das empresas hj contornarem a CLT como cita a nossa amiga Alessandra, nao implica a legalidade da questao. Todo e qq cidadao que sentir que em algum momento foi vitima de "Contorno da CLT", tem por obrigacao denunciar, isso e' no minimo 171. Porque nos, burricamente deixamos-nos contratar por contornos de Lei, nao faz da questao, um ato legal ou viavel, como quis dar entender.


25/01/07, 20:53:14: Porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Pra Alessandra:

    Nao minha querida. Eu nao sou um pobre coitado. Somos pobres coitados. Mas lembre-se que a mulher aqui e' vc, nao eu. As minhas chances de sobreviver nesse mercado de burros, estatisticamente sao maiores que as sua. Vc devia estar ainda mais empenhada em se organizar doque nos, os homens dessa classe. Vc e' mais um exemplo da nossa incapacidade de gerir as nossas questoes.


25/01/07, 19:15:55: Alessandra alecruzcelu@gmail.com - IP : 201.7.23****
    Eu assino em baixo das palavras do sr. Renan, nao pq a classe de TI é composta por burros como mencionou um pobre coitado aqui, mas pq o mercado de trabalho está em constante mutação, e nao podia ser diferente com a área de TI. Ao meu ver o sr. Renan deixou em destaque que é IMPORTANTE TER CONHECIMENTO TECNICO mas nao precisa ser espscialista. Ele mencionou muito bem o curso de MBA em TI. Hora, vc´s da área de TI como eu, tem que aprender e deixar dessa bobagem de reserva de mercado, regulamentação ou coisa do tipo, esqueçam isso nao vai acontecer. Se criarem alguma coisa desse tipo, o mercado dara um jeito se contornar, afinal nao é isso que fazem com a CLT hoje? Ourta coisa, como o sr. renan disse, ele deu um grande Exemplo mensionando a fabrica de carros, mostrou com propriedade os melhores locais para ser trabalhar com TI, quem entendeu a msg dele sabe onde poderia trilhar melhores caminhos.

25/01/07, 18:46:07: Porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Falou tudo!! Isso e'o exemplo da nossa classe. Ta todo mundo achando que o Renam ta' certo, e opior que ta' mesmo. Por desgraca nossa mesmo. Meu pai sempre me dizia:" Quem tem burro nao anda a pe' ". O problema e' ter burros numa classe onde, oque mais se precisa, e' a inteligencia. Oque acontece conosco hj, tentaram com a classe medica. Felizmente, a classe se organiza melhor que a nossa, e continuam vivendo dignamente. Oque ja nao acontece conosco. Muitos de nos, vivemos hj pra comer amanha ... Muda Brasil !

25/01/07, 14:59:02: Revoltado - IP : 200.206.218****
    Existe uma empresa no interior de Sao Paulo onde a maioria dos gerentes nao tem conhecimento nenhum e tem um tecnico para ser seu auxiliar , elas(maioria) so fazem papel conciliador, nao aceitop isso mas... manda quem pode odebedece quem tem juizo e da um pe na bunda em empresa vagabunda quem tem pra onde ir

25/01/07, 14:13:37: Marcos Parabens Sr. Renan - IP : 201.7.1****
    Eu li vários comentários aqui, e acho que o do sr. Renan realmente foi o melhor, ele colocou de forma bem apropriada qual a verdadeira função de um gerente, seja ele de TI ou de qualquer outra área. No meu entendimento o gerente tem que ter algum conhecimento tecnico, mas longe de ser especialista, como o sr. Renan mesmo disse, se precisar tem cursos de MBA na área de TI que pode formar qualquer pessoa das mais variadas área alguem com conhecimento para ser um bom gestor em TI. E nao um especialista.

24/01/07, 21:23:21: Carlinhos calima@telestar.com.br - IP : 201.92.22****
    Com certeza, se ele não tiver os conhecimentos básicos do que seus subordinados estão fazendo, não há necessidade da sua presença, não passa de um cargo.

    [ ]´s

    Carlinhos


24/01/07, 16:08:43: Etianne Torres estorres2903@hotmail.com - IP : 200.205.21****
    Sou Gerente de TI, acredito que é necessário ter conhecimento básico em relaçao a area Tecnica. Estamos na era do conhecimento. Precisamos saber cada vez mais, apesar que o papel de um gerente de TI é prover soluçoes, sejam intuitivas, ou cientificas.... Temos realmente que ter uma equipe conhecedora e especialista. Afinal, quando se é especialista se perde a noçao do todo e o Gerente de TI tem que conhecer acima de tudo o "Negócio" onde atua para depois adaptar o conhecimento tecnico, a gestao e conseguir extrair de tudo isto resultados positivos para a Organizaçao.

24/01/07, 15:49:19: Ricardo Silva - IP : 200.179.42****
    Conhecimento nunca é demais. Na empresa onde estou alocado participando de um grande projeto, tem uma gerente que veio de baixo, ou seja, foi uma analista que se tornou gerente. Participei de algumas reuniões com ela, e posso garantir uma coisa, ninguém enrola ela. Ela possui uma ótima base técnica e nossos argumentos devem ser muito bem estruturados para convencê-la. Li aqui muitos dizerem que os gerentes devem ensinar aos seus subordinados. De onde vocês tiraram isso? Acho que uma pessoa é contratada por ser especialista numa determinada função. Se não é isso, essa pessoa é um estagiário. Um bom gerente monta uma boa equipe para assessorá-lo nas questões técnicas. Um mínimo de conhecimento técnico é exigido, logicamente. Um gerente que vá liderar uma equipe num projeto que utiliza Oracle, por exemplo, esse gerente deve ter um bom conhecimento de banco de dados e um mínimo de conheicmento em Oracle propriamente dito. Esse gerente não pode estar ouvindo falar de Oracle pela primeira vez.

24/01/07, 15:09:01: revoltado - IP : 200.206.218****
    Nao precisa nao, basta ser mulher , profissional de informatica cai de 5 para uma gerente mulher sem conhecimento de TI e bonita mesmo!!(vao falar que nao e verdade??)

24/01/07, 15:06:48: Williams - IP : 201.54.****
    Sem duvida alguma. O superior da area de informatica tem por obrigação, ter conhecimento tecnico para solucionar os problemas que a equipe gerenciada por ele não venha consiga resolver. Afinal de contas gerente não é apenas para gerenciar pessoas !!!!!

24/01/07, 14:41:56: Porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    The guy who works, makes mistakes. The guy who works better, makes more mistakes. The guy who doesnt work, makes no mistake. The guy who makes no mistake, gets promoted. Me no Work no more, me makes more money. Me reads the Boss's Moto, always!

24/01/07, 13:10:46: Nelson Borges juninhus@yahoo.com.br - IP : 201.44.133****
    O gerente necessita sim de um conhecimento técnico, porém não precisa ser especializado naquilo, creio que o papel do gerente não só de T.I mais em geral, é servir seus colaboradores (equipe) para que todos consigam desempenhar um bom papel em seus respectivos cargos: --História: Certa vez um diretor de uma grande empresa de construção, promoveu seu melhor pedreiro para mestre de obras (Ficção), apartir deste momento o diretor teve dois problemas, o primeiro ele perdeu o grande pedreiro e não conseguia ninguém para substituir, o segundo ele ganhou um péssimo mestre de obras, fim da história ele dispensou o rapaz. O gerente é você mesclar o conhecimento técnico mesmo que seja pouco com as habilidades de lidar com pessoas e projetos.

    Nelson Borges Gerente de Sistemas.


23/01/07, 22:25:25: Roberto - IP : 200.191.49****
    Acho que um gerente, hoje, não precisa ter conhecimentos de códigos e sim dos negócios/processos da empresa e metodologias de sistemas. Cuidado pessoal, prestem atenção. A área de TI está se mesclando no dia-a-dia das pessoas. O grande problema dos profissionais hoje ditos "profissionais de TI" é que acham que existe mesmo a possibilidade de haver uma regulamentação na área. Não existe essa possibilidade. Trabalho em uma grande empresa que está abandonando os sistemas em código-fonte por ferramentas prontas. Hyperion, Oracle Forms, Business Objects, ETI, SUNOPSIS, Geradores de Código etc. Só esse Hyperion substituiu pelo menos 15 desenvolvedores que desenvolveram ferramentas que só essa ferramenta conseguiu incorporar tranquilamente. As consultorias de marketing, administração e informática estão praticamente fundidas. Hoje a preocupação é mais com o negócio do que com a "criatividade" e "super linguagem de programação" como muitos profissionais de TI constumam perder horas brigando para impor a melhor. Não quero com isso cair no velho dilema desse fórum sobre o "fim do programador" mas hoje, com a experiência que tenho, vejo que o "programador/analista programador" está perdendo MUITO a sua importância de outrora

23/01/07, 22:20:16: Porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    Como descrever o TI no Brazil e um paragrafo:

    O Gerente sem conhecimento tecnico e' insipido. O tecnico sem conhecimento de gestao, e' incolor . Agora o individuo que tem essas duas qualidades, insipido e sem cor, esse sim se promove. Eu amo esse pais!


23/01/07, 20:38:58: Marcia - IP : 201.1.7****
    Continuando...

    Já que atualmente o mais discutido no mercado é trabalho em TIMES.


23/01/07, 20:36:32: Marcia - IP : 201.1.7****
    Li alguns comentários e concordo em partes sobre o gerente conhecer a parte técnica. Numca tive nenhum gerente que ja não tivesse sido analista anteriormente, por isto sempre todos eles tinham conhecimento técnico, alguns colocavam a mão na massa, outros não. Mas realmente o melhor gerente é aquele que sabe respeitar a sua equipe, tem foco, sabe filtrar o trabalho, e coloca a sua equipe sempre a frente dos acontecimentos.

    Afinal ele precisa antes de tudo estar coerente e a frente junto aos desejos da companhia, e sua equipe deve estar a frente do tempo sempre. Já que acredito ser este o papel de TI que não é CPD.

    Acredito que nem todo bom técnico poderá ser um bom gerente, já vivenciei ótimos técnicos que em cargo de chefia foram um desastre e infelizmente perderam o foco de sua carreira.

    Com certeza não e fácil o papel do gestor dentro de uma companhia, tendo o tempo todo de mostrar a sua qualificação e suas habilidades.

    O importante é saber que o gestor assim como seus subordinados, também é um ser humano, que também erra, que também tem suas duvidas e que precisa com certeza de sua equipe para tomada de decisões.


23/01/07, 19:07:38: Celso - IP : 201.78.25****
    Gostei das duas últimas mensagens do Renan e me enquadro nelas. Quanto a questão, vejo aqui que muitos gerentes querem apenas ser chefes e ir levando, outros se tornam bem técnicos para manter o cargo e tem aqueles que amam ser técnicos e por um acaso do destino foram parar na Gerência. Meus caros, entre todos os tipos de Gerentes, esse último é o que mais pode prejudicar a empresa, pois, provavelmente vê apenas um lado nas decisões e isso o Gerente de TI não pode fazer.

    Um abraço e achei fantástica essa discursão. Parabéns para quem propos.


23/01/07, 19:05:57: Marcelo marmarc@uol.com.br - IP : 201.7.48****
    Concordo com o colega RENAN, ele sabe muito bem o que está dizendo, difrente desses caras ae que nao sao gerentes, são no max. técnicos que dificilmente chegaram a gerente. POis só entendem de códigos e nao tem condições de liderar uma equipe grande. Alguns até podem ser bom gerentes sim, mas nao é o caso da maioria, nao é a toa que a maioria de gerentes de TI sao de outras áreas. Eu li o comentário de uma pessoa aqui dizendo que tá cheio de engenheiro na área de TI querendo insinuar que nao tinha sentido. Olha meu caro, vc precisa se informar mais, a pessoa formadas em engenharia nao só podem atuar na sua área de atuação como tbm na área de administração tbm, cansei de ver bancos contratando engenheiros para trabalhar com carteiras de clientes e ganhando muito bem por sinal. Tem muito engenheiro formado atuanda nas mais diversas áreas das empresas espalhadas por esse país. O sr. Renan deu o exemplo do Presidente da Nivea que é engenheiro mecanico, Na oracle o tem gerentes formados na área de engenharia civil, acredite se quiser!!!! E por sinal sao bons lideres se nao eles nao estaria na oracle do brasil. Só posso confirmar isso pq um dia fui fazer uma entrevista lá e numa conversa que escutei fiquei sabendo disso.

23/01/07, 18:09:08: Porfa info@via-latin.com - IP : 200.208.211****
    O Gerente de TI tem que ter pelo uma pompa de que entende doque esta falando. Se nao sabe oque admnistra, tem que pelo menos nao deixar aparecer. Infelizmente, tem sempre alguns que insistem em levantar topicos que nao dispoem de argumentos necessarios, e entao cria-se o mau estar de quem nao tem a minima ideia sobre oque esta tentando emitir a opiniao...

23/01/07, 17:22:22: Irônico - IP : 200.162.****
    O cara escreve "cido" e diz que possui um cargo gerencial numa empresa. Hum, hum. Ótimo exemplo. Gerente é Gerente, tem que gerenciar. Pronto. Conhecimento técnico todos tem que ter, principalmente em TI, uma leve noção. Eu, pelo menos, não conheço Gerente de TI nenhum que não saiba pelo menos o que é um Banco de Dados.

23/01/07, 11:35:45: Marcelo - IP : 200.206.208****
    Existe uma tendencia que se inclui principalmente na nossa area, devido a falta de regulamentacao, em que para ser o lider vc deve deixar os outros fazerem ( e um fato tipico de negocios e investimentos) em TI o mesmo nao foge , infelizmente em TI existe muito jogo e muita sacanagem na area, existem muitos CEO advogados, administradores, engenheiros(nao da area de computacao) que acabam entrando na area pois acabam fazendo o jogo, e como todos aqui dizem , diretor de hospital geralemtne e medico, presidente de escritorios de direito e advogado. no nosso caso quem vier ta bom... E uma tendencia que talvez acabe ou piore ja que todo mundo quer ser analista de sistemas...

23/01/07, 09:54:53: Ronaldo Luis ronaldo.luis@w1w.com.br - IP : 201.34.20****
    Você já viu, Bispo que não sabe rezar ? Gerente de T.I., que não sabe informática, é o mesmo que botar um piloto de kart dentro de um fórmula 1. Gerente, tem que saber sim informática, e têm que saber muito, além de ter habilidades gerenciais e de planejamento. Se você amigo geek, têm um gerente "mecretefes", que assumiu o cargo porque é sobrinho do diretor, dê um jeito de puxar o tapete dele, rapidinho, pois o seu talento nunca irá aparecer.

22/01/07, 23:43:51: Valtécio - IP : 201.1.103****
    Acho q quem já passou por hardware, suporte, redes, desenvolvimento e um pouquinho de Telecom, como eu, deve saber a importância e dificuldades para se organizar as várias facetas de TI utilizáveis por uma empresa, para potencializar o negócio da mesma(e eu não sou gerente)

    Contradizendo-me um pouco, para mim, um ótimo "chefe" é aquele q sabe colocar os "colaboradores" certos nos cargos e funções certas por meritocracia; proporcionar um ambiente ganha-ganha e motivar os subordinados e superiores ao alcance dos objetivos estabelecidos... e a repartição dos benefícios. Um chefe melhor ainda é o q sabe se comunicar com qqr subordinado, entender e saber ser entendido qdo preciso; não deixar o pessoal TI deuses; mas o pior chefe é aquele que acha que sabe.

    Pegando a opinião abaixo do nosso colega Wagner: Um fenômeno q ocorre é q nem sempre o melhor Analista se torna sequer um bom Coordenador, e nunca ouvi falar em algum q foi despromovido, mas demitido sim(tudo por falta de coaching); assim como "ouvi" falar de "QI" pra um cargo de um coordenador que não tem noção do que faz os colaboradores da empresa tornando o cargo simplesmente simbólico e indiretamente começa a queimá-los !

    Acho q é importantíssimo ter conhecimento mais gerencial/administrativo que técnico. Quanto maior o cargo, mais habilidades gerenciais e administrativas serão necessárias, mas as técnicas sempre suportarão as primeiras.


22/01/07, 12:22:55: Tarcisio - IP : 200.162.3****
    Creio que um bom gerente necessita sim ter conhecimentos mínimos sobre a área em que ele é gestor. Mas isso não é regra. Um gerente que saiba selecionar e organizar seus subordinados para as atividades, e que saiba movê-los em casos de imprevistos é um bom gerente, mesmo não tendo conhecimentos técnicos.

22/01/07, 11:42:34: Edimar Santos - IP : 200.212.45****
    Acredito que todo Gerente/Gestor de area deve sim ter conhecimento sobre a area, mas isso não quer dizer necessáriamente Conhecimento técnico.. Gerente de verdade deve acima de tudo saber do que sua equipe eh capaz, e onde ele pode chegar. A função do gerente eh conduzir sua equipe e a função da equipe é mostrar técnicamente como isso será idealizado... Isso chama-se trabalhar em equipe... Muitos gerentes não são da area de TI e nem por isso são maus gerentes, o importante é ter uma equipe técnica capaz de passar os reais problemas e habilidades.

22/01/07, 09:42:07: Renato Barros - IP : 200.99.1****
    Depende muito de ele ser ou não técnico, existem gerentes que não possuem conhecimento nenhum porém conseguem tirar o máximo de aproveitamento da sua equipe, pois consegue a confiança da equipe e tirar o melhor proveito dela. Também temos situação de a pessoa possuir muita técnica, porém o seu relacionamento com a sua equipe é muito problemático não tendo a humildade de ouvir e incentivar a sua equipe. Agora o pior de todos é aquele que foi técnico e não se atualizou e se juga ser o "deus das certezas", não reconhecendo suas próprias falhas e pontos que precisa de um curso de atualização e ainda por cima consegue desmotivar toda a equipe por ser sempre o "sabe tudo".

20/01/07, 16:01:48: Renan Ao Sr. : Fábio phabio01@ig.com.br - IP : 201.43.95****
    Pode entrar em contato comigo pelo email sunsolaris8@hotmail.com ok. Uma coisa eu posso garantir a todos aqui, ter uma visão global da empresa é principio, é fundamental, tem gente que trabalha numa empresa na área de TI e nem sabe o ramo dela. Outro erro comum é achar que o pessoal da área de TI de uma determinada empresa devem ser considerados deuses do olímpo onde todos dessa mesma devem venerar os trabalhadores desse setor. Isso é um grande engano, muita vezes o negocio da empresa é fabricar carros, é o que da lucro pra ela, o que realmente tras os louros e o retorno, afinal ela fabrica carros, o ramo dela é automobilistico, o papel da área de TI nessa empresa é como outra qualquer que tem que ser util e fazer a sua parte funcionar, diferente do departamento de desenvolvimento de novos projetos que tem mais que o dever de criar algo novo e formidavél para o mercado, que tem que evoluir e se possivel revolucionar e criar novos conceitos. Esses que fazem parte desse departamento recebem as atenções especiais da empresa, poiss esse é o ramo dela como eu disse, fabricar carros. Se vc entendeu isso, entao vc sabe em que tipo de empresa poderia ou deveria estar trabalhando caso vc´s queiram ser tratados como deuses do olimpo.

20/01/07, 14:29:51: Carlos Augusto augusto_gru@hotmail.com - IP : 200.98.5****
    Claro que tem ter conhecomento tecnico. O gerente tem que ser mestre, o que critica o trabalho, que ensina como se faz. Ele deve ser um tecnico experimentado mas com conhecimento de gestao de pessoas e processos do business.

20/01/07, 13:56:45: André amdrefern1@ig.com.br - IP : 201.37.15****
    Peguem um dos maiores exemplos de liderança no Brasil atualmente... Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei. Ele foi jogador, é apaixonado pelo que faz. Imaginem se ele tivesse jogado futebol antes de treinar!! Que tragédia seria!!

20/01/07, 10:09:25: Anderson - IP : 200.182.38****
    Como quase tudo na vida a resposta é: depende. Quanto mais próximo da esfera técnica, mais técnico o gerente tem que ser. Por exemplo, em empresas menores e projetos pequenos o gerente deverá entender de Infra-Estrutura, parte funcional, software, segurança, etc. Quanto mais próximo da esfera política da empresa, menos técnico o gerente tem que ser. Por exemplo, em empresas e projetos grandes o gerente deverá saber se comunicar com a alta gerência. O mais importante de tudo é RESULTADO. Gerente bom é o gerente que consegue resultados. E gerente ótimo é o gerente que consegue resultados preservando a equipe na medida do possível. Existe lugar para os diversos tipos de gerentes (mais ou menos técnicos) no mercado. É só encontrar o local correto para trabalhar.

20/01/07, 09:00:35: shim - IP : 200.155.2****
    gerente sem conhecimento tecnico eh igual a tecnico de futebol que nao sabe jogar bola. Nao vai ter nada a ensinar aos seus subordinados. Nao vai saber escolher seus jogadores. Os jogadores nao vao respeitar a sua opiniao sobre o assunto alias vao achar engracado quando ele disser alguma asneira tecnica mas vao fingir que estao ouvindo seriamente.

20/01/07, 08:34:26: Marcelo marcelo@conectere.com.br - IP : 200.144.9****
    Não há nada pior do que receber ordens absurdas de gerentes que não sabem o que dizem. E pior, ainda cobram resultados de projetos impossíveis.O gerente, principalmente o gerente, deve saber tudo o que diz respeito à sua àrea de atuação. Prometer serviços inviáveis a diretores e clientes e transferir a responsabilidade para o pessoal técnico é demais... Não que isso ocorra (risos)...

19/01/07, 21:34:53: Hurican - IP : 201.68.23****
    Gerente "técnico" ou simplesmente Gerente? Eis a questão!! Ou não?

    Bem... eu pegaria um pouco do que cada um disse, colocaria em um caldeirão, acrescentaria um pouco de rejunte para dar liga e... voilà!!

    Mostraria ao mundo a minha obra-prima: "Gerentestein".

    E só para me precaver, iria patentea-lo e focaria num bom Marketing de vendas. Se obtivesse sucesso nem pensaria mais em me tornar gerente. Caso contrário, me casaria com um gerente de sucesso!!! :)


19/01/07, 21:32:13: Fábio phabio01@ig.com.br - IP : 201.1.217****
    Gostei dos seus comentários Renan, gostaria de ter o seu contato. Estou começando na área de TI agora e gostaria de alguns toques.

    Se puder me ajudar agradeço!


19/01/07, 17:51:12: Renan Outros Fatos!!! - IP : 201.68.122****
    Outra coisa que vem acontecendo com grande frequência é que cada vez mais tem cido manter um ambiente de integração nas empresas, manter uma equipe tem cido mais complicado, os livros que são vendido de "como liderar equipes" e outras coisas por ae não andam servindo muito para unificar equipes e pessoas, os ambientes de trabalho tem se tornado cada vez mais chatos, não existe mais esse negócio de você entrar numa empresa e se aposentar nela, com isso as pessoas entram hoje e quando menos se espera vão embora, o ambiente tem se tornado mais asseptico, de forma que as pessoas nao estabelecem mais relacionamentos tão duraveis como antes, veja estou colocando no geral e nao no especifico, na empresa onde eu trabalho dificil alguém sair pela estabilidade que se tem. Mas de uma olhada na sua equipe, vc tem alguém que tem talento? Se tem, como vc tem o tratado? Será que se uma empresa chegar de oferecer um salário maior e recheados de benefícios ele nao cai fora dae o mais rápido possivel? O trabalho do gerente tbm inclui desenvolver pessoas e tentar ao máximo segurar elas em sua equipe com políticas agressivas para manter seus talentos, e é o que o google tem feito. E para isso caros ser especialista em várias tecnologia nao ajuda muito, pois ae entrar outras questões que estão mais ligadas com a parte administrativa e psicologia humana do que conhecimentos em linguagem de programação.

19/01/07, 17:33:34: Renan Explicando Fatos!!! - IP : 201.68.122****
    Como eu disse anteriormente, conhecimentos tecnicos são bons, mas o gerente nao precisa ser ESPECIALISTA em uma determinada tecnologia, quanto mais você sobe numa empresa em cargos administrativos, mais conhecimento administrativo você vai precisar e menos conhecimento tecnico você vai necessitar, e caso você precise de uma formação mais especifica, onde exista a necessidade de um conhecimento mais aprofundado de uma determinada tecnologia, você pode faze-lo através de certificações, ou mais proveitoso, MBA em TI. Só para informar alguns aqui, a algum tempo atrás a IBM estava recrutando pessoas para trabalhar como consultores em tecnologias, pedia pessoas formadas nas mais diversas áreas de engenharia, até mesmo de Minas, depois de recrutados passavam cerca de 6 meses em treinamento nos produtos que iriam trabalhar e a maior parte do tempo em gestão de negócios. Tem pessoas aqui que disseram que conhecem várias tecnologia e tem pleno dominio de todas elas, talvez seja por isso que essa pessoa esteja mais perto de cargos voltados para a área mais tecnica do que voltado para ocupar a diretoria de uma grande empresa. Eu trabalho numa das maiores empresas nacionais desse país, essa empresa é orgulho nacional, ocupo o cargo de alta gerência, a caminho da diretoria e digo a quem pretende chegar ao menos perto da alta gerência, nao fiquem bitolados em sistemas e códigos, olhem para os lados e um pouco mais adiante, gestão de negócios, marketing, entre outros são o caminho certo, as empresas agora querem lucro e lucro a curto prazo e pagaram muito bem áqueles que tiverem talento para isso.

19/01/07, 15:46:26: William william.fusco@gmail.com - IP : 200.161.9****
    E acredito que para qualquer função que vamos desenvolver essa é mais uma, porque para saber o que cobrar deve se ter pelo menos uma noção, para não cobrar de mais e também não ser enrrolado... Estava fazendo um curso técnico de contabilidade e tinha a matéria de rede, e eu já tinha o técnico de processamento e curso de rede no Senai e fora experiencia prática... Foi colocado uma professora que não sabia do que estava falando fui obrigado a escutar muitas coisas erradas, até que trouxe para ela uma apostila minha do Senai a professora não admitia que estava errada depois que comprovei para ela ela entrou de licença até o final do curso..

19/01/07, 15:19:04: Valdir Messias valdirmm@terra.com.br - IP : 200.144.116****
    Eu penso que o gerente de TI tem de ter conhecimentos técnicos. É um absurdo você ter de explicar de forma associativa um problema ocorrido na aplicação para um cara que não entende nada do que você esta dizendo. Se o gerente caiu de para-quedas ou foi colocado por superiores é pior ainda, significa que você vai ter de engolir ou sair do emprego. Perdi uma vaga por isso, o gerente de RH disse que a parte técnica "se aprende em cursinhos de 40 horas", o importante é o cara ter iniciativa...a propósito a pessoa escolhida foi dispensada 3 meses depois por incompetência.

19/01/07, 13:34:58: Henrique - IP : 200.159.71****
    Fundamental. Acredito que o gerente tecnigo é o cara que toma conta da area gerencial e uma pessoa que deve ser referencia.

    Se ele comeca exigir muito e nao sabe nada do que esta exigindo, o maximo que ele tera é o medo das pessoas que trabalham com ele nao o respeito.

    Somente opinioes.

    Grande []


19/01/07, 13:17:04: Antônio - IP : 200.223.26****
    Acredito que seja essencial para um Gerente de TI o conhecimento técnico, assim como ter uma grande capacidade de relacionamento não só com os clientes, mas também com os seus liderados. Converso com muitos colegas da área e todos se queixam da ausência dessas características nos gestores de TI, que em sua maioria, são pessoas com um grande conhecimento técnico em uma área específica que se destacam e acabam conseguindo um cargo de gestor. Porém, não conhecem a realidade do negócio como um todo, nem mesmo têm habilidade suficiente para lidar com o seu corpo técnico principalmente nas questões relacionadas ao gerenciamento de expectativas.

19/01/07, 10:24:01: Gamaliel gamaliel@cti.com.br - IP : 200.204.19****
    Carlos eu não tenho 100 anos não, tenho 44 muita saúde, corro todos os dias 6KM e faço exercícios antes de trabalhar, leciono ainda em uma Faculdade as terças e quintas das 19hs as 23hs, além de trabalhar todos os dias das 9hs as 17hs e ganho muito bem, agora parar de trabalhar jamais. Se quiser ou quem quiser mandar o CV pode mandar sem problemas, verei se a pessoa tem capacidade para trabalhar em minha equipe. Abraços.

19/01/07, 09:06:49: George - IP : 57.68.2****
    O que pude observar seria um sentimento de indignação de algumas pessoas que postaram, realmente é muito dificil aceitar ser subordinado de uma pessoa que não tem o minimo de conhecimento técnico. No meu caso a solução encontrada foi estudar um pouco mas de administração e gerenciamento de projetos...Acredito ser essa solução...

19/01/07, 09:00:47: George - IP : 57.68.2****
    Segundo uma pesquisa que fiz no mercado consegui obter algumas informações sobre a posição de um Gerente de TI:

    Formação em administração de Empresas, Engenharia de Computação, Sistemas da Informação, Inglês e Espanhol Fluente, MBA na área de Sistemas, Experiencia em Gerenciamento de Equipes.

    Agora pergunto a todos qual seria o perfil ideal de um bom gerente de TI?


18/01/07, 22:24:11: leonardo leonardobn@gmail.com - IP : 201.17.6****
    po gente... CLARO QUE SIM!!!!

18/01/07, 14:15:33: Carlos - IP : 200.142.12****
    O Sr. Gamaliel deve ter uns 100 anos, de tanta formação e certificação que possui.... rs.... se eu fosse tão bom assim parava de trabalhar e ia viver de renda.......

18/01/07, 10:44:31: George - IP : 57.68.2****
    Sr. Gamaliel, espero que saiba gerenciar bem a sua equipe, porque hoje em dia está complicado. Falta recursos financeiros, aquela politica da boa vizinhaça interna e várias coisas que ja fazem parte do dia a dia de TI e muitas vezes atrapalha...A proposito me envia seu endereço para lhe mandar meu CV...rs

18/01/07, 10:41:13: George - IP : 57.68.2****
    O que podemos fazer se uma boa parte dos Gerentes de TI são de outras áreas e muitas vezes não tem conhecimentos técnicos equivalentes? Saber gerenciar uma equipe é problemas são requisitos indispensáveis, mas como explicar para um pessoa que nunca viu um roteador na vida que precisa ser feita uma upgrade no mesmo? Acredito que o mais certo seria um fusão de várias qualidades de um bom gerente. Principalmente ter respaldo para poder trabalhar com T.I e ter recursos.

18/01/07, 10:04:16: Gamaliel gamaliel@cti.com.br - IP : 200.204.19****
    Como diz o Sr. Renan, ERRADOS!!! Pode se enquadrar neles com certeza. Nedm vou discutir Renan seus conhecimentos devem ser muito imitados mesmo. Para um bom entendedor meia palavra basta. Tenho certeza de que os que acreditam e defendem a tese de que o conhencimento é fundamental sempre se saiem bem em suas carreiras. Como você mencionou do camarada que esta na Nivea, eu também venho de outra, minha primeira formação é Eng. Química e trabalhei 14 aos na área com gerente de unidade da ICI e Gerente de Laboratório da Bayer, além de Gerente Comercial da Lakers Prod. Cientificos, nesta época já possuia uma Pós e um Mestrado pela USO, depois é que mudei, prestei vestibular novamente e fiz sistemas de informações no Mackenzie, fiz todos os MCP e também o MCSE e MCSA além de ter certificações CCNA, CCL, e outras, fiz também MBA em Gestão de TI na Unisa e Pós em ERP e MRP na Universidade de Chicago, e terminei em Agosto de 2006 o Mestrado em Eng. de Redes na Poli. Te falo uma coisa, minha carreira começou de baixo em informática, arrumava micros nas residências, depois em empresas, programo muito bem, em Assembler, Cobol, Cliper, C+, ABAP, e conheço muito produção de todos os tipos, e como funciona muito bem a infra de servidores, firewall, roteadores, e todos os tipos de redes e links. Te falo que sem o conhecimento que possuo seria impossível gerenciar um time que possuo de 65 pessoas no Brasil. Mas parabéns para aqueles que enganam muito bem, brigam com usuários e por aí vai. Sobre o livro, olha leia mais, espero que aprenda muita coisa.

18/01/07, 00:04:38: morcego tecnologiaenegócios@qualidade.com.br - IP : 201.52.13****
    Renam, para gerenciar uma equipe de 10 a 15 pessoas vc tem que ter experiência própria no trabalho da equipe, ou no mínimo, ter alto nível de conhecimento no assunto. Isso é válido para qq. área, seja ela TI, Marketing ou Financeira. Se vc não tem conhecimentos técnicos, além, é claro das habilidades que um gerente deve ter, existem duas possibilidades: vc não conseguirá liderar sua equipe a fazer trabalhos de qualidade ou simplesmente as pessoas não vão te respeitar.

17/01/07, 21:49:03: Andre andrefern1@hotmail.com - IP : 201.37.15****
    Hehehe...gostaria que os gerentes não-técnicos falassem onde trabalham para que eu passasse bem longe. Ainda existem alguns que dizem que "enfrentam" usuários. Quanta asneira!!! O usuário é a razão de sua existência. Vc existe para serví-lo e para fazer o negócio dele funcionar.

17/01/07, 18:34:34: Flamaryon - IP : 200.168.151****
    O gerente de TI, acredito eu, tem que ter conhecimentos tecnicos, nao muito avançado, para poder discutir planejamento e projetos,pois se nao tiver conceitos tecnicos vai viajar quando se defrontar em uma reuniao sobre projetos e planejamento...e tambem tem que ter um bom relacionamento, boa conversa, pois so conhecimentos tecnicos nao adiantam....

17/01/07, 16:46:11: Renan Repetindo meus comentários abaixos. - IP : 201.68.122****
    Primeiro vc´s deveriam saber qual é a função de um gerente. O conceito moderno de gerência converge no mesmo sentido da pesquisa para nos ensinar que a função gerencial é hoje basicamente, uma função de comunicação, pois sete de cada dez horas úteis (de um executivo) são utilizadas para transmitir ou obter informações. Deste tempo, escrever ocupa 11%, ler 15%, falar 31%, ouvir 43%. Ao gerente não cabe fazer, mas fazer fazer. Nas organizações atuais, não lhe é pedido que faça as coisas diretamente, nem isto é possível. Ele não pode ter todas as habilidades técnicas exigidas de seus funcionários. Não lhe compete ser o melhor técnico. Não é esta a sua função. Quanto mais alto for o nível administrativo, menos se exige do gerente habilidades técnicas e mais se requer habilidade humana, capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, o que inclui compreensão da motivação humana e liderança eficiente e habilidade conceitual , ou seja, saber compreender complexidades da organização global e o ajustamento das operações da pessoa na organização.

17/01/07, 16:45:36: Renan Errados!!! - IP : 201.68.122****
    Sr. Gamaliel creio que vc esteja equivocado, para ser gerente de TI ou mesmo de qualquer área nao necessariamente precisa ser expert no assunto, conheço pessoas, como já mencionei anteriormente, que sao formadas nas mais diversas áreas do conhecimento e atuam como gerentes ou até presidentes de empresas, um exemplo disso é que o presidente da Nivea é formado em engenharia mecanica, já conheci uma pessoa formada em biblioteconomia pela USP e hoje é gerente de TI numa empresa de médio porte. Acredito tbm que ter certos conhecimentos da área em que você vai atuar é importante, mas longe de precisar ser especialista, outra coisa é que caso seja necessário existe um MBA em TI, e a respeito do livro O Monge e o Executivo posso te dizer uma coisa, ninguém possui a verdade absoluta, no geral o que o livro trás é muito positivo, mas isso se aplica a um determinado ambiente, duvido que o mesmo funcionaria com servidores públicos como os do INSS ou da saúde.

17/01/07, 16:41:07: Neutron - IP : 200.177.101****
    O gerente de TI tem que ter conhecimento do negócio que administra, assim como acontece em qualquer área. O gerente pode trabalhar sem conhecimento nenhum, porém, vai ser enrolado o tempo todo pelos espertalhões, que não faltam nesse mercado. O resultado tende a não ser bom. Se for um cara muito técnico, não vai saber administrar a equipe, prazos, conflitos, etc. Tem que ser cético em relação as novidades, pra não sair correndo atrás de cada moda que aparecer e perder o foco na produtividade. É melhor ser um generalista do que um especialista em tecnologia.

17/01/07, 14:16:05: Gamaliel gamaliel@cti.com.br - IP : 200.204.19****
    Minha colega Aline está com a razão também e tenho certeza que ela leu o livro o Monge e o Executivo. Para os colegas que não tem o conhecimento ou pensam que tem e pensam que sabem gerenciar sem servir e sem ser estéio ao seus subordinados, é bom ficar de olhos abertos, pois um dia a casa vai cair e nem mesmo o jogo de cintura e as articulações poderão solucionar o problema em que esteja. O gerente ou lider necessita como a Aline comentou saber servir, o gerente "tem" que ter o conhecimento, é mandatório isto, ele não precisa por a mão na massa, mais tem que saber solicitar o que deseja, para não cometer atrocidades tecnológicas e não passar por um imbecil total. Muitos buscam o conhecimento, mais poucos também saber "gerir" e isto é pior do que tudo e ainda mais juntando ao fato da falta de conhcimento técnico. Bem espero que os colegas que presam pelo conhecimento e defendem a tese de que é necessário ò ter continuem assim e os que não o prezam tanto que comecem a buscar e a entender um pouco mais sobre o assunto e principalmente sobre a servidão. Um abraço a todos.

17/01/07, 11:12:29: Alex alex.salen@terra.com.br - IP : 201.1.154****
    Muitos gerentes de TI devem ter o conhecimento técnico para ajudar as pessoas que são seus colaboradores, afinal não é por acaso que se tornou um gerente de TI embora o maior conhecimento de um gerente de TI seja mais focado na area de negócios.

17/01/07, 09:28:04: Rafael - IP : 200.213.105****
    Os bons gerentes de TI, que fizeram carreira na area, geralmente são disputadíssimos no mercado.

    Jogo de cintura e bla bla bla, não leva ninguem a lugar nenhum, pois essa area requer resultados que geralmente são visíveis e palpaveis.

    Agora, Gerente de Projetos, tenho la minhas dúvidas se serve pra alguma coisa, ficar usando PROJECT e fazendo reuniões, é um cargo dispensável, tnto é, que a maioria trabalha com prazo determinado.


17/01/07, 09:09:32: Laswitsch laswitsch@gmail.com - IP : 200.250.7****
    Vejo como característica principal num gerente de TI, a capacidade e maleabilidade para compreender os diversos ramos que fazem parte dessa área. O conhecimento é consequência, mas já deve existir para esse tipo de profissional. Vejo esse profissional como alguém com visão ampla, para poder gerenciar o meio do TI, que quanto mais perto se olha, mais heterogêneo fica.

16/01/07, 23:28:35: Sidney Lima lima_sidney@hotmail.com - IP : 201.13.91****
    Sim. Um gerente de TI deve ter conhecimentos técnicos, manter-se sempre atualizado e respeitar sua equipe. Um gerente de TI, ou algum pretendente ao cargo, deve também saber ler e escrever.

16/01/07, 18:18:14: Fred - IP : 201.86.15****
    Acredito que o Gerente de TI precisa conhecer os fundamentos de cada tecnologia e porque ela está sendo utilizada e de preferência conhecer a tecnologia de maior uso dentro do projeto. Acredito que isto seja o suficiente para administrar bem um projeto, porém esses conhecimentos ainda podem ser substituidos por uma boa acessoria, com bons técnicos de confiança para ajudar nas questões que necessitam mais detalhes.

16/01/07, 15:35:11: Lisias - IP : 200.208.23****
    Depende muito do "fleshware" disponível.

    Se o Gerente de T.I. pode confiar plenamente em seus auxialires imediatos (teamleaders, ou equivalentes), não é necessário (mas ainda assim é desejável alguma familiaridade com o metiê). Uma consulta rápida e a decisão pode ser tomada.

    Mas se o ambiente em que o Gerente trabalha possui muita incerteza, então ele será obrigado a avaliar ele mesmo alguns detalhes que normalmente estariam sob a responsabilidade de seus auxiliares.

    Não conheço muita coisa mais desmotivadora que um gerente que não consegue avaliar corretamente os resultados de sua equipe. Isto tende a nivelar por baixo a produtividade e, portanto, os resultados do projeto.


16/01/07, 13:10:21: Renan renan_brejao@yahoo.com.br - IP : 170.66.1****
    Sim, o gerente de T.I. deve possuir conhecimento técnico pois, para conseguir tal cargo, este deve estar ápto e deve passar por inúmeros cargos e testes para poder tornar-se gerente. Para isto, deve estudar e trabalhar na área. Afinal de contas... Quem nunca teve um chefe cabeça-de-bagre que não sabe e finge que sabe?


16/01/07, 11:30:13: alesandro Ramos alesandroramos@gmail.com - IP : 200.181.11****
    É necessário aumenos que ele saiba o que esta pedindo. Por exemplo na hora de definir prazos, metas.

16/01/07, 09:58:43: Robson S. Melo - IP : 201.1.1****
    Sim um gerente de T.I tem de ter conhecimento tecnico pois assim ele vai poder cobrar com mais precisao.

16/01/07, 09:05:28: Rodrigo - IP : 200.158.104****
    Seguindo a base da administração, um gerente deve possuir uma visão estratégia, grande experiência em administração e uma base técnica.

15/01/07, 17:28:31: Gerente - IP : 200.188.208****
    Acho que o Gerente tem que ter conhecimento técnico suficiente para tomar as decisões e não ser enrolado. Além de tudo isso precisa ter qualidades que um tecnico tem dificuldade, que é vender as idéias e projetos com uma linguagem não técnica.

15/01/07, 16:48:44: Tecnico - IP : 201.68.71****
    Geralmente o gerente é o garganta, o que fala bem, que sabe enrolar todo mundo... e nao tem conhecimento tecnico.

15/01/07, 16:29:57: Carlos - IP : 200.142.12****
    Lembrando que é inevitável para o manager, mesmo que seja ex-técnico, se distanciar do tecnicismo em função de suas novas atribuições. Quem nunca ouviu em um projeto a explicação "isso não dá para fazer" seja de um técnico de infra, de um programador, de um analista, de uma DBA, etc., etc.. Até o onde o manager deve conhecer para conseguir questionar uma explicação desta. Já liderei projetos de desenvolvimento onde, como sou desenvolvedor, eu tinha a capacidade de questionar no detalhe o argumento do técnico. Por outro lado, em certos assuntos de infra/segurança/rede eu já não teria a mesma de capacidade de "peitar" um técnico querendo "empurrar com a barriga" o problema. Se fosse simples, todos gerentes seriam bons, todos técnicos seriam bons, e todos projetos estariam no prazo e dando lucro.....

15/01/07, 16:21:39: Carlos - IP : 200.142.12****
    Este tópico está sendo interessante porque é um dos onde existe menos consenso nas opiniões. Obviamente, os gerentes tendem a defender a idéia de gerenciamento generalista baseado em conhecimento macro. Os especialistas tendem a defender que o melhor gerente é o "ex-técnico". O problema dos especialistas é que hoje os projetos não são especialistas, como sugerem alguns comentários abaixo. Os projetos demandam engenharia de software, segurança, integração, rede, banco de dados, infra, etc. Aí fica fácil: basta vc achar um "ex-programador/security/integrador/administrador/analista/dba" especialista sênior e colocar para gerenciar o projeto. E "obviamente" esse cara vai ter também toda a competência para trabalhar conflitos, motivação da equipe, etc. Já vi gerentes bons e bizarros, tanto técnicos quanto não-técnicos. Não é este fator (técnico ou não-técnico) que vai determinar a competência e o sucesso do cara como manager.

14/01/07, 23:50:19: CELSO - IP : 200.199.182****
    O Gerente de TI precisa mesmo é entender bem o negócio da empresa. Além disso, é importante ter habilidade para garantir uma comunicação sadia com a área solicitante e a equipe de produção, seja ela de infra ou sistemas, interna ou externa. Quanto ao conhecimento técnico, basta o necessário para responder as primeiras perguntas dos seus pares ou da diretoria. Eles vão entender que sua preocupação deve ser a continuidade do negócio.

14/01/07, 20:50:26: Jllio Certo - IP : 201.13.53****
    Excelente colocação AMIGO RENAN. Pra que um excelente Gerente_Técnico, deixa isso para o HiperProgrammer que sai faísca dos dedos com algoritmos performáticos de códigos, ou para os Mega_analista_de_Sistemas projetores de Diagramas de Classes, Componentes etc. Nós gerentes temos o chamado feeling. Para falar de metas, estimativas. Enfrentar o clientes direcionar um conversa. OU MELHOR... VOCÊ QUE É GQF(Gente que Faz), procure fazer cursos co-relacionados à Gestão. Não adianta ficarem furiosos reclamando, se os mesmo não tem competência para exercer tal função. Then "UM GERENTE NÃO NECESSARIAMENTE SER UM ÓTIMO TÉCNICO"

14/01/07, 15:55:35: Renan Errados!!! - IP : 201.43.****
    Primeiro vc´s deveriam saber qual é a função de um gerente. O conceito moderno de gerência converge no mesmo sentido da pesquisa para nos ensinar que a função gerencial é hoje basicamente, uma função de comunicação, pois sete de cada dez horas úteis (de um executivo) são utilizadas para transmitir ou obter informações. Deste tempo, escrever ocupa 11%, ler 15%, falar 31%, ouvir 43%. Ao gerente não cabe fazer, mas fazer fazer. Nas organizações atuais, não lhe é pedido que faça as coisas diretamente, nem isto é possível. Ele não pode ter todas as habilidades técnicas exigidas de seus funcionários. Não lhe compete ser o melhor técnico. Não é esta a sua função. Quanto mais alto for o nível administrativo, menos se exige do gerente habilidades técnicas e mais se requer habilidade humana, capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, o que inclui compreensão da motivação humana e liderança eficiente e habilidade conceitual , ou seja, saber compreender complexidades da organização global e o ajustamento das operações da pessoa na organização.

14/01/07, 15:52:56: Hurican - IP : 201.68.23****
    O que seria pior então?

    Um técnico que passou a ser gerente?

    Ou um gerente que não tem conhecimento técnico algum?

    No "mundo perfeito", um gerente de TI teria sim conhecimento técnico, afinal de contas, ele não se formaria hoje e amanhã já estaria atuando como gerente. ... utopia a parte... No mundo real qualquer um acaba virando gerente, sem experiência alguma em TI, sem estudo algum em TI, sem competência alguma em TI e por ai vai.

    No "meu mundo" existiria uma milicia para exterminar este tipo de espécime da face da Terra, ninguém mais se atreviria, cagariam de medo só de pensar em se tornar gerente. Hummm... mas isso eles ("gerente de TI") já não fazem? Cagar de medo?


13/01/07, 13:24:12: eliana gomes elianagcosme@ig.com.br - IP : 201.95.42****
    Sim, ele deve ter o conhecimento, pelo menos saber como funciona, não precisar conhecer os detalhes. Sua principal atividade é trabalhar a equipe.

12/01/07, 15:29:47: Geisel - IP : 200.168.71****
    Sim, Para uma melhor orientação, alem de ajudar a resolver problemas, motiva seus subordinados...

11/01/07, 22:57:39: Peterson - IP : 201.68.17****
    Sim sem conhecimento tecnico como ele vai tomar as desiçoes????? como é que ele vai traçar uma estrategia para trabalhar???

11/01/07, 21:44:45: Helder - IP : 200.222.232****
    OBVIAMENTE o Gerente de TI tem que ter conhecimento técnico. Até porque a função do GERENTE é a Gestão do Negócio. Como ele pode trabalhar sem saber o que a equipe esta fazendo? Ele pode não ter conhecimentos profundos em todas as áreas, mas tem que entender o contexto e os aspectos técnicos.

11/01/07, 16:41:46: Renan Aos que nao entenderam!!! - IP : 201.13.15****
    Aqueles que nao entenderam o que coloquei, retonem e leiam com mais calma o que escrevi. Eu disse que o gerente de TI NAO TEM QUE SER ESPECIALISTA, mas frizei que deveria ter algum conhecimento básico ou específico dependendo da complexidade do que o gerente tem em mãos, essa foi a idéia passada. Depois quando citei o exemplo do Presidente da Nivea e sua formação, eu estava querendo com isso enfatizar que dependendo da função que vc vai exercer nao necessita ser um especialista em determinada área e sim ter uma visão abrangente do todo, ou seja um generalista mas com uma fisão especifica em algum seguimento de seu conhimento. Foi isso. Outra coisa, nao confundam engenheiro com tenico, nao tem nada haver uma coisa com a outra. O cara que é formado em alguma área de exatas já mais poderar dizer que é engenheiro, a nao ser que obtenha uma formação complementar que esse possa ser reconhecido como tal pelo conselho de engenharia. Mas como eu disse antes, acredito que um gerente de TI nao necessita ser um especialista em TI, os fatos nao dexam duvida, é importante sim ter conhecimentos da área, mas o gerente dificilmente vai ficar digitando códigos ou administrando redes, como eu mencionei ele cuida de uma parte mais importante que é o todo, que é fazer um determinado departamento funcionar de forma harmonica e produzir resultados satisfatórios e ganhos para a empresa.

11/01/07, 16:12:43: marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 201.52.3****
    Ao Renan Meu é simples, se o gerente não tem o conhecimento e não vivênciou algo na área de tecnologia da informação certamente ele não vai compreender e entender um profissinal de TI que busca suas oportunidade e desenvolvimento dentro de uma organização,e digo mais não saberá definir papéis e funcionalidades irá matar a engenharia de software e suas diretrizes e processos, hoje percebo que as consultorias se indentificam muito em alocar programadores e jogar codígos a cega para criar um ambiente falso de produção, é muito fácil encher um bolo com massa sem receitas planejadas mas depois que isso se fermentar não tem mais volta , vai ser um fracasso total.

11/01/07, 15:49:28: Roger Pra-Refletir@com - IP : 201.44.51****
    Pro Renam:

    Nao entendi sua coloccao ... Somos todos Engenheiros ou nao ? O Gerente da Nivea e' Engenheiro tbem, nao ha nada de errado. Ou vc insinua que Tecnologia nao e' Engenharia ?


11/01/07, 15:37:17: Renan renan-cg@hotmail.com - IP : 201.13.15****
    Acredito que nao tem necessidade alguma um gerente de TI ser expert da area de informação, ele deve ter alguns conhecimentos básicos ou até um pouco mais especifico dependendo da tecnologia que a empresa em que ele trabalha usa. Mas nada assim do tipo especialista, isso fica para outras pessoas com essa formação ou tecnicos, o gerente tem mais que cuidar e muito da gestao de todo o processo, da gestao de pessoas e de todo o processo que envolve o bom andamento da sua área contribuindo para uma formação de uma equipe sólida e confiante para desenvolver bons trabalhos e poder tirar o melhor deles para o mesmo. Nao é atoa que na maioria os gerentes de TI sao de diversas áreas, Administração é um exemplo, já vi gente formada até em biblioteconomia pela USP assumindo cargo de gerencia em TI. Nao há, até entao, necessidade de uma formação especifica para tal função. Nao é a toa que isso é verdade que o presidente da Nivea do Brasil é formando em Egenharia Mecanica.

11/01/07, 09:12:53: marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 201.52.3****
    Gerente de TI, mas não precisa ter conhecimento Técnico ? vejamos então seria a mesma coisa que colocar uma pessoa que fala chines para gerenciar japoneses, afinal de contas o idioma ou a paleografia é proxima.Pior é se o Gerente ainda for o proprio cliente, ai o Banquete da Ignorância vai ser mesmo completo.


10/01/07, 21:13:36: MateusSper - IP : 201.44.51****
    Pro companheiro aqui debaixo... So, Billy ? You are a Manager, arent you ? And youre saying you dont need a large experience, ah ? Jusht a little ... You are a great Dude, and as such you should know, you are pushing too...We shall not be "Ram Rods" in the hands of people like you ... and you shall not be so compulsive on your comments, since you have no clue where to start ... You are another Ronaldinho, nao oque joga bem...Mas aquele filho do Lula ...

10/01/07, 19:26:24: Bill - IP : 64.124.23****
    Sim! Não precisa ser profundo conhecedor das últimas tendências da área, mas seria muito bom se já tivesse utilizado os conhecimentos técnicos em algum projeto, alguma vez na vida. Ajudaria e muito a entender os possíveis problemas que possam ocorrer. Alguns são da área de Adm., fazem PMI e pensam que podem gerenciar qualquer tipo de equipe. Estes são os piores.

10/01/07, 17:33:40: Julio Cesar - IP : 200.185.3****
    Imprescindivel!!!Alem de ter uma uma boa formação na area de Gerenciamento,este cara deve ter tambem uma solida experiencia e formação na area de TI.Senão ninguem aguenta.Onde minha consultoria presta serviçoa tualmente,tem aqui um gestor(do cleinte) que quando eu preciso resolver um problema e não acho a solução ele que conhece o negocio(afinal ele é um gestor da area) e já foi desenvolvedor,senta na minha cadeira e mostra como se faz.Sem tirar sarro,ele nem é da minha consultoria,mas prova que alem de gerenciar ,ele ainda mostra como fazer na parte tecnologica. Creio que os grandes CEO's,CIO's pelo que leio ,sempre tem uma longa bagagem e formação tecnica tambem. Este profissional tem que ter as duas formaçoes:Gerencial e Tecnologica. Fui!!

10/01/07, 13:21:13: Paulo R. S. - IP : 201.3.24****
    A área de informática está de maneira semelhante a Casa da Mãe Joana, pois nela vêm-se inserido pessoas de todas as áreas e todo mundo acha que conhece tudo da área. Essa percepção vai desde aquela criança a quem o pai atribui a frase "ENTENDE TUDO DE INFORMÁTICA" até áquelas que não conseguem se colocar na sua área de formação, buscam, muitas vezes por apadrinhamento, a área de infomática, tendo como conhecimento muitas vezes, um curso de determinada linguagem de programação. Nós, que temos a formação em informática, sabemos o quanto esta se tornou complexa, pois, além de conhecimentos da área e atualização constante, muitas vezes temos que conhecer outras áreas. Enfim, quero dizer que se torna urgente e necessária a regulamentação de nossa área ou fechem definitivamente todos os cursos superiores referentes a esta área. Assim, acho que, da mesma maneira, um gerente deve ter conhecimentos e formação na área e porque não uma especialização em uma área administrativa. Já tive gerentes que não eram da área e percebia a dificuldade em expor problemas, organizar organogramas de prazos, discutir tecnologias, etc.. Um bom nao para todos.

10/01/07, 13:13:23: marcelo - IP : 201.6.10****
    Nao, pra que tem sempre um trouxa para sr o auxiliar dele!! Alias o tecnico nem precisa de conhecimento tecnico e so usar fgerramenta grafica!!

10/01/07, 13:07:13: Richard Braga seliga80@hotmail.com - IP : 200.158.49****
    Eu acredito que o mercado esta se equivocando com o termo. A unico pessoa em uma organizacao que nao precisa conhecer do negocio, sao os acionistas da empresa, ou seja, os proprietarios da mesma. Qual o sentido de deixar uma pessoa na lideranca de um grupo se o mesmo nao conhece o negocio? Apenas para duplicar as tarefas? Para que o gerente elabore graficos do conhecimento do analista? Realmente a coisa esta ficando complicada..... Abs a todos....

10/01/07, 07:57:03: sperandio - IP : 201.44.51****
    Outro dia um entrevistador tava com uma farda do grupo de resgate especiais, da estacao da LUZ, e eu perguntei pra ele se ele queria meu resume, mas ele me pediu o RG, o CPF, o reservista... Entao eu perguntei quando eu ia ser entrevistado, foi quando ele me disse que eu ja tava contratado...E as conversa de RH formado em pedagogia, dizendo que outras carreiras atuam em TI...tao migrando pro TI, que hj em dia, o TI vem da area Medica, Zootecnia...Nao tenho nada contra essas areas, mas do jeito que vamos, vou precisar de um estagio num Zoologico muito breve ...

9/01/07, 23:58:58: GMonteiro gustavo.vicentini@globo.com - IP : 201.27.134****
    Pergunta pro Bill Gates e pro Steve Jobs... Ou pros donos do Google... A lista de exemplos é longa...

9/01/07, 20:00:50: sperandio mattsperandio@yahoo.com - IP : 201.44.51****
    claro que precisa! Os cara de marketing intinde tudo, mas quando pegunta qt horas pra isso, qts praquilo, pensa que as hora de dormir ta incluido tbem, ...Se o cara conhece oque ele ta pedindo, nao faz perguntinha escrota ... Tenha do', e' o Armagedom do TI

9/01/07, 18:59:02: Valtécio - IP : 201.1.5****
    Curioso! Parece-me que "quem vem de cima" acha q basta aplicar estragégias administrativas e gerenciais - e de pessoas quando lembra disso; e se tiver habilidade, nomear a pessoa certa pro cargo certo. Quem "vem de baixo", sabe da importância de se ter, ao menos, um bom conhecimento conceitual e genérico de TI/Telecom (DE TUDO!?!?), inclusive devido às atualizações tecnólogicas. Ele não minimiliza as próprias atividades.

    Essa estória de ser chefe sem conhecimento técnico e preparo é balela de político querendo apadrinhar alguém, mas que, numa escala maior, não beneficia nem o próprio. Por exemplo: Alguém apadrinha um diretor do DNIT - Departamento Nadionnal de Infraestrutura e Transporte, num primeiro momento o cara ganha, mas num segundo todo mundo se ferra, emperra o país e exponencia vários tipos de violências.

    Concordo com os argumentos do nosso colega Fernando (logo abaixo): quando um diretor ou gerente não tem conhecimento técnico, o cargo acaba sendo político que só serve como mamata de "QI", figurativo. Alguém que já está na equipe terá que assumir esse meio de campo gerencial e técnico. Acho q é importantíssimo ter as duas características, inclusive para evitar conflitos bobos e pra ser respeitado pelos dois lados; Confesso que acharia constrangedor ter um diretor ou coordenador que não conhecesse a área. Como vc vai conversar com o cara? Como ele vai promover a eficácia e eficiência do departamento sobreviver na empresa? Como estabelecer ações e estatísticas sobre o ciclo de desenvolvimento de software? No mínimo ele vai ter q nomear alguém como celular pras reuniões(onde eu vou, vc vai).


9/01/07, 16:08:20: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Olha Marcos, vc so pode ser gerentinho para falar uma coisa dessas, hahaha! Meu caro a JDE quando era grande .. esta procurando Diretores e gerente para seu quadro aqui no Brasil, nao preeencheu uma vaga por falta de qualificacao dos "lideres" que deveriam ter um pouco de conhecimento tecnico mas segundo eles eram muito enroladores...

9/01/07, 15:59:26: Estagiário - IP : 200.232.195****
    Mas é lógico. MAS ISSO DEPENDE MUITO DA EMPRESA, AO MEU PONTO DE VISTA UMA "BOA EMPRESA", NOMEIA GERENTES "CAPACITADOS" PARA EXERCER TAIS CARGOS, ASSIM PRIORIZANDO A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL. Mas também existe os Gerentes 171 que fez ADM e leu um livro de TGS(Teoria Geral de Sistemas) e empurram as buchas para nós pobres programadores e nós(GQF-Gente que Faz), acaba tirando leite de pedra na maioria das Vezes.

9/01/07, 15:46:32: EngCpp engcpp@yahoo.com.br - IP : 201.42.2****
    É Obvio que o gerente de Ti deve ter conhecimento técnico ...

    Só no Brasil que isso não é verdade .. rs

    o gerente é o lider, que escolhe a melhor tecnologia e que intrui o grupo é o principal responsável pelo funcionamento das coisas ....

    se o gerente de um assunto especifico não tem conhecimento, quem vai ter ... rs

    rs rs


9/01/07, 14:07:57: Moisés Prado moises.prado@itau.com.br - IP : 200.246.143****
    Não tenho nenhuma dúvida que para exercer cargos de gestão na área de TI tem que ter conhecimento técnico. Um exemplo para justificar essa necessidade é na definição dos prazos para o desenvolvimento dos projetos, já trabalhei em área jurídica desenvolvendo controles para os mesmos, nesse caso a gestão era composta por advogados que de certa forma não sabiam como conduzir essa questão, geralmente o tempo demandado era muito inferior ao necessário para desenvolver o mesmo. O resultado disso era muitas noites em claro com no máximo 2 horas de sono, suportado por poucos meses, não havia documentação de projeto o que tornava as novas implementações outro problema, foi quando resolvi procurar outro lugar para trabalhar. Agora estou em um lugar que a gestão tem conhecimento técnico o que facilita no entendimento de ambas as partes para todas as etapas do desenvolvimento.

9/01/07, 08:09:50: George - IP : 57.68.2****
    concordo com o Wagner, logo abaixo.

9/01/07, 06:01:10: Fernando lfchaim@hotmail.com - IP : 201.42.189****
    Acredito que para ser um bom gerente, é necessário ter excelentes conhecimentos em TI, excelente capacidade de negociação e visão estratégica. Sem conhecimento em TI fica muito difícil. Imaginem Gerente Contábil, Gerente de RH ou Gerente de Marketing sem conhecimento em suas áreas. Porque em TI tem que ser diferente?!

9/01/07, 05:44:57: Denis pollaris@brfree.com.br - IP : 201.27.11****
    Meu último Gerente tinha formação Financeira, conhecia o superficial de TI, eu agia como "interface" entre ele e as questões puramente técnicas, eu definia a curva de ação apropriada aos eventos e o apoiava na tomada de decisões. Particularmente acho complicado uma pessoa liderar o Depto de uma Área onde não possui conhecimento mas também acho que se o Gerente pode (e deveria) contar com uma equipe consolidada seu foco pode ser direcionado para atividades mais "pertinentes" ao cargo como por exemplo gerenciar contratos, níveis de SLA, pleitear recursos junto a Diretoria, etc. O problema é que a cada dia os Deptos estão ficando cada vez mais enxutos e no futuro não duvido muito que um Gerente de TI absorverá funções que hoje são de um Administrador de Redes ou Analista de Sistemas por exemplo, e nesse caso não vai ter jeito, além de líder e gestor deverá ser técnico também.

8/01/07, 23:25:05: Eduardo - IP : 201.52.46****
    Entendo que a mescla é ideal. Ter vivenciado a área técnica e possuir habilidades de gestão tornam o profissional mais bem preparado. O mais importante não é promover o melhor técnico, mas sim o profissional com o perfil mais indicado.

8/01/07, 21:03:58: Giorge - IP : 200.196.90****
    Entendo que sim, pois com este conhecimento fica mais fácil negociar com os profissionais da equipe, fornecedores e auxilia no momento de estudar uma solução como ERP, Telecom, etc... Além de auxiliar na aprovação de projetos junto a diretoria.

8/01/07, 17:46:42: Ersantosnet - IP : 200.204.197****
    Acreditp que uma mescla das duas coisas, conhecimentos técnicos e alguma vivência na area ( nada muito aprofundado ), e com bastantes conhecimentos em técnicas de gestão e gerencimento, este com certeza é um CIO ideal. Pois sua principal função é fazer da tecnologia negócios e contribuir com os negócios. Entendendo um pouco de tecnologia e muito de Gerencimento, o torno um ótimo CIO.

8/01/07, 17:31:01: Matheus - IP : 200.56.293****
    Falo por experiência própria, já tive um gerente formado em História e outro em Economia. Os dois eram ótimos no relacionamento pessoal e na administração da politicagem dentro da empresa, mas estavam sempre nós colocando em frias, sem entender a complexidade do trabalho a ser feito e tendo dificuldades para negociar os prazos. Os dois acabaram na rua e a imagem de TI na empresa foi muito prejudicada. Acho que um bom gerente de TI tem que ter uma boa base tecnica, (não precisa ser um Nerd), complementada com habilidades de administração, liberança, planejamento e etc. Cursos como MBA, PMI e etc, ajudam bastante.

8/01/07, 17:18:45: Marcos - IP : 201.53.5****
    Com certeza não! Um bom gerente tem que ter formação em Management e saber lidar com sua equipe. É para isso que existem os coordenadores técnicos. É por causa dessa visão antiquada que ainda hoje vemos técnicos virando gerentes por causa do conhecimento técnico, o que no final das contas afunda qualquer projeto. Pra saber o que é ser um gerente, é preciso ter estudado muito as teorias de gestão e não ter sido um bom programador em C/JAVA/.NET etc.

8/01/07, 16:40:33: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Ainda hoje é improvável um bom gerente sem o conhecimento técnico adequado ao projeto. Dificilmente o gerente vai conseguir administrar os conflitos em um projeto (tanto o excesso de exigência do cliente quanto a consistência/qualidade do que a equipe está executando) se ele não tiver um conhecimento razoável da tecnologia empregada. Até mesmo quando existe o conhecimento técnico ocorrem dificuldades, por ex. se a pessoa tem conhecimento em baixa plataforma e participa de um projeto em alta plataforma, existem detalhes na alta plataforma que causarão conflitos em uma negociação de prazo, por ex.

8/01/07, 13:16:03: Diogo - IP : 200.163.1****
    Claro, apesar de não existir necessidade de que ele conheça a tecnologia que esta sendo empregada a fundo. Mas ele tem que ter ideia para orientar e mensurar a melhor forma para uma tarefa ser feita.

8/01/07, 12:24:55: Aline - IP : 201.1.107****
    Simmmmm! O próprio tema está sugerindo: CONHECIMENTO técnico! Não necessariamente a experiência técnica em si. Aliado a este conhecimento o Gerente de TI, assim como qualquer outro gerente, deve ser um bom negociador, estrategista e ao contrário do que alguns gerentes pensam, o Gerente de TI, como chefe, tem saber servir. É isto mesmo! "Servir"! Ser prestativo a sua equipe, dar bons exemplos de conduta, ser o cara que chega mais cedo e sai mais tarde, ser presente, atuante, orientador e justo com todos os seus colaboradores.

8/01/07, 10:56:37: Gamaliel gamaliel@cti.com.br - IP : 200.204.19****
    Eu acredito que o conhecimento técnico para o gerente é de vital importância. Como pode um gerente liederar sem saber? Como pode discutir com seus subordinados, dar metas, dar sugestões, e até ensinar se for o caso? Só comparando, como pode um médico tratar um pasciente sem conhecimento ou liderar uma cirurgia sem tem nunca participado de uma? Me desculpem os que não partilham de minha opinião, mais para comandar e gerenciar tem sim que conhecer e bem. Não é porque vim da área técnica que falo, mais já presenciei Gerente de TI e de outras áreas que não tem a mínima capacidade de geenciar e tudo porque lhes faltam o conhecimento técnico.

8/01/07, 09:16:43: Siqueira - IP : 200.220.156****
    Há várias formas de abordar este tema. A iniciar por um número muito grande de gerentes sem preparo, que estão lá por indicação política. Por outro lado, há gerentes muito bons. Partindo de um princípio, que o gerente é bom tecnicamente, se relaciona bem, enfim é humano. Com relação a parte técnica, deve sim ter conhecimentos técnicos, saber dos termos, saber funcionalidades de certos sistemas e processos de mercado, até porque precisa discutir com a equipe. Não conhecer, tende a levar o gerente a "achar" que os prazos dados pela equipe são absurdos, que tudo é fácil bastando apertar alguns botões.

    Claro, que este conhecimento do gerente, não precisa ser profundo ou seja, um especialista em tudo, mas deve existir.


7/01/07, 11:05:04: Carlos carlos@drenio.med.br - IP : 201.44.8****
    Acho que os tempos são outros! Quem deve ter conhecimentos técnicos é aquele quem realmente precisa! Mas como temos receio a coisas novas, mas devo confessar que por isso, ainda o gerente com forte conhecimento técnico é bastante respeitado!

6/01/07, 21:44:43: Eduardo - IP : 201.92.1****
    É evidente que tem que ter conhecimento técnico, isso acho que é unânime...Bem, é isso. Abraços

6/01/07, 12:40:27: Wagner - IP : 200.148.119****
    Gerente de TI sem conhecimento técnico é igual Analista de Sistemas que nunca foi Programador, ou seja: um desastre !

    eu sei (como desenvolvedor) o que é sofrer na mão desse povo que não sabe especificar/avaliar e fazem "promessas" aos clientes (internos e/ou externos) que depois quem paga essas promessas somos nós... ou então os profissionais Jr. rsrs que nos ajudam a carregar este fardo.


5/01/07, 21:44:05: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Um bom gerente tem conhecimentos tecnicos sabe usa-los para avaliar a situacao em TI, um mal gerente a maioria por ai!! monta um consultoria em TI, enrola as empresas , e nos faz cair em credito. Ou pior faz como algumas grandes empresas de TI do interior de Sao Paulo vontadas a terceirizacao. "Contratas Gerentes sem conhecimento tecnico algum e depois um tecnico para dar suporte de conhecimento, uma verdadeira inconpetencia!!'

5/01/07, 16:54:02: Cavaliere - IP : 200.155.81****
    Concordo plenamente que a grande prioridade é lidar com pessoas, porém o cara tem que conhecer as funcionalidades, saber a infra-estrutura do negócio para saber onde ta pisando. Existem muitos profissionais que não são especialistas e focados em uma tecnologia ou inguagem específica,mas possuem uma visão geral de T.I, conhecem um pouquinho de tudo e que Gerenciam muito bem facilitando o diálogo e tomada de decisões de superiores superintendentes e diretores, já que a resposta é facilitada.

5/01/07, 13:07:28: Oliveira - IP : 201.7.3****
    Tenho 15 anos de experiencia no mercado de TI e vi muita coisa acontecer com Gerentes que nao tinham capacitacao tecnica. Precisavam o tempo todo de uma pessoa para INTERMEDIAR as solucoes mantendo assim uma EXTREMA DEPENDENCIA. Assim como um Analista Programador nao pode contar com um TRADUTOR para trabalhos externos, tambem um Gerente nao pode contar o tempo todo com um TECNICO DE CONFIANCA devido a famosa geracao de CUSTOS...O mercado esta exigindo cada vez mais profissionais POLIVALENTES e FLEXIVEIS. Outro Exemplo: Quem gostaria de ser operado por uma equipe de medicos sendo liderados por um lider que nao tem formacao medica ???

5/01/07, 09:00:46: Henrique henrique@regionaltelhas.com.br - IP : 200.171.126****
    Bom dia a todos! Realmente todas as opiniões fazem sentido, e quero aproveitar esta enquete para relatar minha experiencia. Após anos de luta para entrar na área de info (seja como programador, analista, etc), o qual não conseguia por nao ter experiência, consegui entrar numa empresa de médio porte, lider no Brasil em seu segmento para trabalhar com Planilhas eletronicas(devido a mais de 5 anos que vivenciei em area administrativa). Enfim, consegui, junto com uma consultoria aprovar um projeto de implantação de ERP, da Microsiga, o qual fui nomeado coordenador. Posso afirmar que hoje, após 2 anos, a parte técnica ter que ser ao menos conhecida pelo gerente de TI, para que ele possa saber com 100% de exatidao as decisoes a tomar, e poder acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Isso depende muito do perfil da empresa, a disponibilidade dela em contratar tecnicos ou terceiros. No meu caso, tive que acompanhar tanto analista desenvolvedores, servidores em Linux, Instalação de Banco de Dados, além de aprender a linguagem de programação(superficialmente) e muita SQL. Hoje eu mesmo cuido na formatação do BI (Business Inteligence), e administro os usuarios do sistema, mais suporte, além de gerenciar todos os custos de Info da empresa, o que na epoca do projeto foi o meu ponto mais forte, gerenciar os custos e organizar as tarefas das pessoas. é imprescdindivel ter vontade de fazer, e muito trabalho. Lidar com pessoas é essencial, conhecer a parte técnica depende do interesse e do tempo que ele tem, ir além disso e conseguir otimos resultados, depende também do ambiente de trabalho e da equipe. Aqui, graças a deus tive um otimo Resultado, fui inserido na minha área de formação, e ganhei de presente um projeto de 4.000 que hoje posso exibir em meu CV.

5/01/07, 08:14:05: leo leonadorosenthal@yahoo.com.br - IP : 200.201.1****
    Concordo que um gerente de TI deve saber lidar com pessoas, tomar decisões e ter um técnico de confiança, mas, é importante que ele tenha um mínimo de conhecimento técnico pois, de nada adianta ter um técnico de confiança se o mesmo lhe reportar um problema complexo e ele não entender a extenção do impacto que o mesmo pode alcançar. Por outro lado um gerente de TI sem os conhecimentos técnos pode muito bem ser "enrolado" pelos analistas e pelos programadores. Tive certa vez um chefe administrador que diante de um pro- blema foi informado que: "UM VETOR FLUTUANTE DO CICS TINHA ABENDADO UMA TABELA VSAM". A titulo de explicação o CICS é um gerenciador de transações portanto não tem nunhum vetor flutuante e VSAM alem de não ser tabela, é um tipo de armazenagem de dados, que não abenda, quem abenda é uma aplicação ou transação, mas, acreditem, o gerente aceitou e ficou muito preocupado.

4/01/07, 22:41:32: Alexandre - IP : 200.98.151****
    Concordo com o Douglas. Se o gerente tiver alguém em que ele possa confiar no que diz respeito as necessidades técnicas, ele poderá se concentrar em coisas mais importantes, como por exemplo, demonstrar o bom andamento da área pleiteando recursos financeiros e investimento para melhorias em geral.

    Saber lidar com as pessoas é realmente oque ele precisa saber fazer!

    abraço a todos e Feliz Ano Novo


4/01/07, 22:00:52: Douglas - IP : 200.153.191****
    Não necessariamente ele deve ter conhecimento técnico, o ideal é ter alguém técnico de confiança que saiba expressar o problema ao gerente, acima de tudo o mesmo deve ser experiente em gerenciar projetos e PRINCIPALMENTE lidar com pessoas, gerenciar conflitos, o skill social na minha opinião vale muito mais do que conhecimento tecnico, pois um gerente que desrespeita ou maltrata seus subordinados não é um gerente.

4/01/07, 17:40:00: Georgeo Nocera georgeo@sabesprev.com.br - IP : 200.173.9****
    Um bom gerente deve sim ter um conhecimento técnico, mas não em nível operacional. Para tomar uma decisão, seja para aquisição de equipamentos, softwares ou qual metodologia de projetos irá utilizar para desenvolvimento de sistemas ou qual plataforma de banco de dados que irá prover para a empresa, o gerente precisa ter um conhecimento mais apurado. Quanto mais tempo você figura como um gerente, você se afasta do mundo tecnicista, mas as raízes não podem ser esquecidas. Um outro ponto importante é ter uma equipe consciente e tecnicamente boa para suportar o gerente nas tomadas de decisão. O gerente tem que se preocupar além disso com uma boa gestão de pessoas, gestão de contratos e gestão financeira.

4/01/07, 17:04:46: Marcelo - IP : 200.28.212****
    Um bom gerente de TI deve ser um otimo negociador, entender bem de gerenciamento de projetos e se possível, conhecer um pouco da parte tecnica, mas isto com certeza não é imprescindível.


Anteriores:

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?