API - IT Forum

 Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

Sugerido por : Leopoldo/Marcelo/Tavares



17/02/05, 22:11:42: 'Seo' Desiludido desiludido@lagrimas.com - IP : 200.161.116****
    srs. sou PJ especializado em Mainframe graças á Deus, ganho r$ 5.880,00/mes fechado(base de 35,00 p/h), mas desembolso em média 14%do meu ganho com obrigações sociais(ir, pis, cofins, csll, gps, iss), e mais um tanto com contador, transportes, estacionamento, refeição( quase sempre PF), e agora vem a MP 232..., e acreditem : Surgiu na minha frente um tal de SERPROSP(alguém conhece ?), e cuja empresa a qual presto serviço está intimando os PJ a se filiarem, sob pena de não receberem o pgto; oras, alguém sabe me dizer se filiação sindical de pj é obrigado ? .... de fato, trabalhar como PJ não está valendo á pena, mas enquanto não surge um emprego de fato, vamos tocando a vida como PJ.

    p.s. o mercado mainframe está bom, pensem bem, pois está faltando profissionais.

    boa sorte


17/02/05, 16:47:00: FERNANDO BASILE nandobasile@yahoo.com.br - IP : 200.222.7****
    Este aumento de carga tributária, não é estratégia, isso é uma vergonha !! Pobre do nós PJ. Só nos resta manutenção e sobrevivência.

17/02/05, 09:40:29: RC - IP : 200.232.19****
    Triste daquele que imaginou que este morto de fome do Lula não ía se banquetear ( eles e a sua gangue de famintos ) no dinheiro público. Toda a sua gama de projetos e teorias trabalhistas foram substituidas por cifrões e enquanto não encherem a barriga e tirá-las da miséria será assim... E ainda quer mais dois anos ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

16/02/05, 07:56:37: Leonardo - IP : 200.32.256****
    Pessoal, nem tudo esta perdido, a cada dia fica mais dificil para o governo manter esta MP que trata do aumento dos impostos.

    No geral o brasileiro tem que aprender a brigar mais pelos seus direitos e não ficar reclamando pelos cantos, ou se conformar com a situação. Já passou da hora do governo administrar melhor os gastos e não ficar apenas aumentando os impostos.

    Na minha opinião a melhor opção seria o imposto sobre o consumo, que seria cobrado no hora em que se compra um produto ou serviço, da forma semelhante ao que ocorre na europa e nos EUA. Desta maneira, mesmo quem trabalha na informalidade teria que dar sua contribuição pagando os impostos.


16/02/05, 03:36:33: RP ronaldpi@gmail.com - IP : 201.7.27****
    Sempre trabalhei como CLT e recentemente fui demitido. Estava cogitando trabalhar como PJ e depois de ter lido os posts abaixo não me interessa mais. Além da estabilidade, quando se é demitido e recebe sua rescisão é que se dá valor à CLT. Claro que isto não justifica o aumento da tributação para o PJ, que justamente tira a sua grande vantagem sobre o CLT. Acredito haver duas soluções: 1-Todos trabalharem como CLT, à longo prazo as empresas forçarão o governo à amenizar a tributação sobre seus funcionários. 2-Organizar-se junto à outras classes (Advogados, Médicos, Dentistas etc) contra o aumento via reinvidicações (todos deixarem de pagar os impostos, por exemplo)

    Agora, um desabafo: independentemente de PJ ou CLT, o que noto é um barateamento dos nossos salários, e empresas enfadonhas querendo deixar-nos cada vez mais baratos! Vocês acreditam que vi uma vaga ofertada (não era do Apinfo)para Estagiário, pagando R$ 500,00 para administrar servidores Unix, banco de dados SQL, desejável conhecimentos em PHP? E nem mencionava possibilidades de efetivação para o coitado que gastou 10x ou 15x o salário proposto para aprender... Nossos preços se justificam através de nossos gastos, pois para estarmos sempre atualizados, fazemos cursos, temos que ter bons micros em casa, banda larga, ler livros caros que estarão desatualizados daqui à 6 meses etc.


15/02/05, 10:29:38: Thiago wolverinesa@hotmail.com - IP : 200.212.5****
    Esse PT tá dando muita dor de cabeça.Se pelo menos o dinheiro dos impostos fosse usado para combater a pobreza, melhorar a saúde ( sucateada ),etc então eu até faria questão de pagar mais ainda.Mas como hoje está ( pagamento imposto para a "caixinha" do PT - pq o PT não conseguiria entrar no poder se não tivesse feito muitos "acordos" ). "O PT não rouba e não deixa roubar", palavras de José Dirseu. Cambada de falsos,demagogos,bandidos.O PT é só mais um partido corrupto assim como PSDB,PMDB,PP ( partido daquele bandido Paulo Maluf ). O este país precisa é de uma guerra civil! Quero muito as cabeças desses desgraçados!!! Vou fazer estes FDP sangrarem q nem porcos!!!


15/02/05, 09:42:14: Alexandre G Cupertino alexagc1@yahoo.com.br - IP : 200.182.****
    Caros colegas, Eu votei no Lula acreditando nas suas promessas, mas pelo visto nada vai acontecer. Como o governo vai gerar empregos aumentando ainda mais a maior carga tributaria do mundo ????? Não podemos ficar quietos, vamos nos mobilizar !!!!!

14/02/05, 17:43:02: Luís Antonio Marcico de Oliveira luisantoniom_oliveira@yahoo.com.br - IP : 201.13.10****
    1-Estudo p/ aumentar o valor da contribuição da taxa de manutenção mensal que os sócios do clube passarão a pagar... 2-Estudo p/ aumentar o valor do pedágio que os usuários passarão a pagar... 3-Estudo p/ aumentar o valor da mensalidade escolar que os pais dos alunos passarão a pagar... 4-Estudo p/ aumentar alíquotas de alguns dos impostos (das dezenas que há)que as pequenas empresas pagarão... 5-Estudo p/ aumentar a contribuição condominial só 10,5%... 6-ESTUDO CANCELADO = Reflexos dos aumentos de contribuições, taxas e impostos na vida de cada cidadão...

    Amigos, sinceramente, vocês acham que há algum Administrador de dinheiro alheio preocupado com quantos leões você tem que caçar diariamente para fazer sua casa-família, sua comunidade e sua empresa sobreviver?

    Vamos cair na real! Não há um! Não esperemos que um indivíduo vá administrar razoavelmente o interesse coletivo! Vamos nos manifestar e agir coletivamente.


14/02/05, 08:57:45: Francisco - IP : 200.28.257****
    A realidade enter os trabalhadores CLT e PJ é completamente diferente. Quem trabalha como PJ, geralmente pega projetos de curta duração, é obrigado a trabalhar para uma única empresa por vez e quando o contrato termina, fica sem receber até conseguir outro projeto.

    A area de informatica exige ainda constante aperfeiçoamentos e treinamentos, que estão cada vez mais caros e que geralmente tem que ser bancados integralmente por quem trabalha como PJ.

    Sem estabilidade, sem ferias, sem FGTS, sem assistência médica, INSS e etc, não existe o menor sentido em igualar a tributação.

    Um médico ou Advogado que trabalham como prestadores de serviço atendem vários clientes de forma simultânea. No caso de informática a situação é bem diferente e deveriamos reivindicar uma legislação específica.

    A muito tempo já estamos sendo prejudicados, onde já sei viu obrigar a abertura de uma empresa Ltda, sem opção pelo simples e com todos os encargos de uma empresa de médio porte ? A maior parte das empresas abertas pelos consultores é de uma pessoa só, que luta para sobreviver nesta economia cada vez mais injusta.


14/02/05, 08:27:17: Carlos carlos@gdiweb.com.br - IP : 200.171.38****
    Infelizmente o governo continua esmagando o trabalhador.

    Isso é um absurdo, é o que sempre digo, se ao menos ouvesse uma compensação, ou seja, direitos, não me importaria com o aumento.

    Mas pagamos e pagamos e nunca temos beneficios, por isso digo, se for trabalhar como PJ, cobre muito bem, porque lá na frente você não terá beneficio algum, caso contrário fique como CLT e com um salário justo.


13/02/05, 03:03:53: mateus ciscoccna@ig.com.br - IP : 201.1.78****
    e neste mesmo mes vc faz a compra do mes para sua dispensa da tua familia com "X" de produtos alimenticios se no dia segunte vc vai no mesmo posto abastecer e se depara com um aumento de imposto vc vai pagar "X" de combustivel + "X" de imposto + "X" de aumento percentual ; automaticamente quando vc viltar no mercado para fazer tua compra sera "X" de produto - 1 produto , pois o $ que vc usaria pra compra este produto que faltou vc teve de usar para pagar aquele aumento do combustivel , a nao ser que vc aumente seu faturamento neste mes para cobrir este "deficit" Voltando ao assunto , significa que aumento de imposto nao e bom nem pra CLT E NEM PRA PJ , ainda mais pj que tem de tirar do seu bolso , gasolina , transporte , alimentação,etc ...

    Espero que eu nao tenha falado nehuma besteira , mas esta e a realidade que enfentamos !


13/02/05, 02:53:13: mateus ciscoccna@ig.com.br - IP : 201.1.78****
    Amigo sid

    o que o wesley disse , nao foi dividir uma classe trabalhadora , pelo contrario , sim unir quando se fala em elevaçao de carga tributaria , isto esta diretamente relacionada a questao "qualidade de vida" e profissional , visto que quanto mais um imposto almenta , menor sera seu poder de compra , EXEMPLO :quando vc vai abastercer seu carro em determinado mes vc paga "X" de combustivel e "X" de imposto ;

    continua ....


13/02/05, 02:45:25: mateus ciscoccna@ig.com.br - IP : 201.1.78****
    assim como na medicina , nossos cursos são muito caros ,isto significa que o conhecimento custa muito dinheiro , quando as empresas utilizam os PJs como subterfujio de correr dos impostos , pagando mau ,etc ... , estao te te dizendo que seu investimento nao vale de nada !!!! uma classe organizada nao permitiria esse tipo de coisa , isto vale tambem pro CLTs . Pensem nisto !!!

13/02/05, 02:35:22: mateus ciscoccna@ig.com.br - IP : 201.1.78****
    entendi a explanação no amigo weslei , acho interessante a ideia , deveriamos criar um grupo que represente nossa classe tão dispersa , ja que o CREA nada faz por nos !

12/02/05, 23:09:50: sid sidd@bol.com.br - IP : 201.14.78****
    Caro Wesley, gostaria de saber a quem vc se refere quando diz "nós também merecemos"; queria saber também a que tipo de estudos se refere e qual a importancia destes estudos dentro da execução de "nossas" tarefas; aliás se for responder diga também que tarefas são essas? Obrigado pela atenção.

    PS esse forum serve para discutirmos a carga tributária ou para dividir uma classe de trabalhadores?


12/02/05, 10:03:45: Wesley wsnypes@ig.com.br - IP : 200.140.11****
    Incluí um comentário recentemente, que foi cortado, não sei por que motivo.

    Eu falava de liderança.

    Disse apenas que devemos saber escolher nossos líderes. Não é um sindicato qualquer, como SINDPD, que vai resolver as coisas para nós.

    Falo de que a área de informática precisa se organizar e ser reconhecida tal como a classe médica, ou a área de engenharia, por exemplo.

    Só pra lembrar: um médico deu uma entrevista recentemente dizendo que seu faturamento médio era de R$50.000,00/mês, e o preço da consulta era de R$200,00. Ele estava estudando a possibilidade de elevar o preço da consulta para R$220,00 ou R$230,00, para cobrir a diferença trazida pela nova tributação.

    Bem, ele merece isso tudo? Merece, claro. Mas nós também merecemos um reconhecimento justo, pois se o médico estuda muito, nós também (à excessão de alguns "scripters", embora eles também tenham o seu valor).

    Finalizando, registro que "A VERDADE É FILHA DA DISCUSSÃO E DO AMPLO DEBATE, E NÃO DA SIMPATIA."

    Vamos debater este assunto.


10/02/05, 21:16:50: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    Novidade para todos os que estão participando deste forum : O governo federal decidiu, sexta-feira, prorrogar para 1º de março o prazo da entrada em vigor das novas regras de recolhimento de impostos e contribuições instituídas pela MP 232, que elevou a tributação para prestadores de serviços... (Fonte:Cenofisco)

    Embora isso ainda ainda não seja uma solução, já é pequeno reflexo da mobilização que os afetados e alguns partidos de oposição vêm fazendo contra os aumentos de impostos...Parece que o Brasileiro ainda não se conscientizou de que é legítimo brigar pelos seus direitos...Uma contradição, quando se lembra que muitos desses mesmos indivíduos derrubaram o presidente Collor...


10/02/05, 17:24:59: Rogerio Coelho lello_coelho@yahoo.com.br - IP : 170.66.1****
    Meus Caros, primeiro quero dizer que nosso amigo resumiu bem o que significa Brasil. Parabens Leonel. Estes safados (da politica) ainda se acham no direito de receber auxilio vestimenta (para complementar seu salario) dizem que eles tem que estar bem vestidsos.... Piada, nao é! Enquanto isso nossas Arvores sao destruidas. (materia recente do fantastico) que descobriu uma matanca ilegal, onde a proteção ambiental e so no papel. So quero acrescentar uma coisa. Tenho 22 anos e TENHO A ESPERANÇA DE VER, PARTICIPAR E VIVER DE UMA REVOLUÇÃO QUE IRA MUDAR ESTE BRASIL, QUE IRA COMECAR PELO POVO PARA DERRUBAR ESTES POLITI"CÚS" CORRUPTOS!!!

8/02/05, 14:07:42: Leonardo - IP : 200.149.154****
    Acredito que tanto PJ como CLT estão devastados pelos impostos excessivos, que pessam para os PJ's e para as empresas que contratam os CLT's. É realmente insuportável como pagamos tantos impostos a troco de praticamente nada. Também concordo com o Leonel, não vejo ordem nem progrosso no nosso país, o que vejo é uma hipocrisia na frase que o governo insiste em deflagar em seus comercias: "eu sou brasileiro e não desisto nunca"... Na prática acho que o correto seria: "eu sou brasileiro e estou de saco cheio de tantos impostos!!!". Deveríamos nos unir em prol de uma campanha por menos impostos!

8/02/05, 12:34:44: Walter Rogerio walter.rogerio@acesi.com - IP : 201.1.6****
    Concordo plenamente com o Leonel, só tenho uma ressalva a fazer. Em nossa bandeira a palavra "Ordem" está subindo e a palavra "Progresso" descendo. O que podemos esperar de um pais assim...

7/02/05, 22:57:21: MATEUS ciscoccna@ig.com.br - IP : 201.1.8****
    MUITAS PILARES SÃO IMPORTANTES PARA UMA NAÇÃO , MAS ACRETIDO QUE A EDUCAÇÃO SEJA O PRINCIPAL , POIS ATRAVES DELA PODEMOS CRIAR O SENSO CRITICO,RACIOCINIO,ETC . VC TENDO ESTAS CAPACIDADES , PODERÁ SE FAZER UMA PERGUNTA " SERÁ QUE A VIDA QUE LEVAMOS E JUSTA , E PODEMOS MUDA-LA SE NAO ESTIVER ??" , BOM , NOSSO PAIS E FEITO DE MAIORIA QUE NEM SEQUER CONSEGUIU TERMINAR O 1º GRAU , E DE MINORIAS PENSANTES , "QUEM DOMINA QUEM??" CLARO QUE O GOVERNO TEM GRANDE CULPA NISTO , MAS JA OUVI VARIAS PESSOAS PRONUNCIANDO A MESMA FRASE : ESTUDAR PRA QUE ???,ESTOU BEM COM MEU EMPREGO !, SOU CASADO,NAO TIVE OPORTUNIDADE ... !! .

7/02/05, 22:48:14: MATEUS ciscoccna@ig.com.br - IP : 201.1.8****
    FAÇO MINHA AS PALAVRAS DO COMPANHEIRO LIONEL ENTRETANTO , ESQUECEMOS DE MENCIONAR UM DETALHE : O QUE DIZER DE UM PAÍS EM QUE O ANO PRODUTIVO SO COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL , DE UM PAIS QUE BATE RECORDES DE ARECADAÇÃO DE IMPOSTOS. E QUE LA FORA SO SOMOS CONHECIDOS COMO PAIS DA "SACANAGEM" EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL(OPS...CARNAVAL), E MÃO DE OBRA QUE PREFERE SER COMANDADA DO QUE ESTAR NO CAMANDO , ACEITANDO TUDO QUE É IMPOSTA A ELA ! .

7/02/05, 12:45:09: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    Parabéns Leonel, pela lucidez da sua avaliação.Vc tocou no ponto certo.

7/02/05, 11:52:13: Leonel leonelpf@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    continuação...

    Pergunto: o miserável tem o que a perder? Como poderemos viver bem num país com a miséria batendo a nossa porta? Isto é um problema de todos e não do seu vizinho! Um problema que vejo aqui no Brasil é que nós não somos uma nação ainda. Nós somos vários bandos desorganizados. Eu não sei quem teve a infeliz idéia de escrever na nossa bandeira "Ordem e Progresso", o correto talvez devesse ser "Desordem e Retrocesso"! Olha, num país assim as coisas vão ser difíceis de se resolver e vamos continuar pensando em problemas pontuais e localizados e continuaremos no "cada um por sí...". Deus...para quem merece.

    Ufa! Acabou. Você fala, hein, cara...


7/02/05, 11:49:45: Leonel leonelpf@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    ...continuação

    A conta não fecha! E nunca vai fechar. Enquanto neste país imperar a safadeza este será um país de sofrimento para a maioria (Humilde e enganada) e um paraíso para os safados e desonestos. O problema é que nós não temos cultura de berço e esta cultura escola nenhuma ensina! Como transmitir conhecimento para os mais humildes? Eu vejo que o nosso problema social só tende a aumentar e com isso a violência e todo este problema de descontrole governamental até desembocarmos, talvez, numa revolução. Daqui a 20 anos os mais esclarecidos e favorecidos (digamos menos miseráveis) terão multiplicado sua população por digamos 2 filhos e daquei a 15 anos (as meninas estão tendo filhos cada vez mais cedo) os menos favorecidos e esclarecidos (isto não é uma regra!), que já são a imensa maioria, terão multiplicado sua população por 5 filhos (no mínimo).

    continua...


7/02/05, 11:48:29: Leonel leonelpf@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    ...continuação

    Justiça não tem, só para pobre e ladrão de galinha. As leis são feitas de propósito para ter brechas para os safados se safarem. Tem um monte de caras no governo (de várias esferas) que ganham salários absurdos que passam de R$ 20.000,00 com direito a diversas regalias e não produzem de acordo com o que ganham. Esta lei de responsabilidade fiscal é uma piada. Você já ouviu e viu alguem que tenha ficado preso sem nenhuma regalia? Haja cadeia! Aí temos esta grande divida interna e externa do governo para todos estes desmandos. Ou seja, quem empresta dinheiro para o governo também é safado, pois quem em sã consciência emprestaria dinheiro para quem não tem crédito e nem credibilidade? Só um maluco ou quem tem outros interesses. Por isso, nós pagamos impostos como na Suécia ou na Noruega e temos serviços públicos piores que os da África.

    continua...


7/02/05, 11:46:11: Leonel leonelpf@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    ...continuação

    Tudo mundo só fala dos caras do executivo: presidentes, governadores e prefeitos (Não estou defendendo eles, pois temos muitos corruptos também). Enquanto isso, os ratos estão roendo o milho no paiol! Entenda-se: aqueles que não aparecem, como: vereadores, deputados estuadais e federais, senadores, funcionários de altos escalões (de baixos também, mas são camundongos) de várias esferas, ou seja, corrupção para todos os lados. Temos mais de 5000 municípios no país, a maioria com prefeitos e vereadores corruptos e ladrões, não importa o partido, porque este negócio de partido político é outra bandalheira. O cara troca de partido a qualquer momento dependendo dos seus interesses particulares.

    Continua...


7/02/05, 11:43:38: Leonel leonelpf@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    Amigos, não importa se CLT ou PJ, na realidade todos estão tentando sobreviver de uma forma ou de outra tentando se adptar as condições impostas pelo sistemas (injusto e selvagem). O que devemos percerber e que vivemos num país em que esta "pseudo-democracia" está tentando o tempo todo nos enganar através da arte ilusória do marketing da enganação. Votamos para quem? Quem nos representa? A mim, ninguém. Tanto é que na última eleição anulei meu voto porque aqui em São Bernardo nenhum dos candidatos a vereador ou a prefeito representavam o meu modo de pensar e principalmente mereciam a minha confiança para que eu votasse neles. Os caras já estão pensando na eleição de 2006. Eles só vivem de politicagem (Não de política, que é uma coisa séria).

    Continua...


6/02/05, 13:09:38: Tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 201.7.7****
    Não é só o pessoal de informática que está sendo prejudicado com a nova medida do governo, empresas de prestação de serviço tbm estão na lista, além de todas as categorias de profissionais autonomos, como dentistas, advogados, fisioterapeutas, médicos, etc. Tem muita gritaria e uma oposição forte no congresso, então acho que temos chance da situação ainda se reverter. Quanto ao contrato PJ não ter validade jurídica, como comentaram abaixo. Tenho um colega que entrou contra uma empresa, que ficou devendo uma grana pra ele, requerendo direitos trabalhistas e o juiz não deu. Entendeu que ele assinou o contrato e estava ciente das consequencias. Claro que isso é apenas um caso e não quer dizer que um advogado melhor não conseguisse uma decisão favoravel, mas é bom saber que nem tudo são flores. O contrato PJ não dá direito a nada realmente, mas, quer saber, é fácil encontrar um emprego nessas condições. Pode não ser uma maravilha, mas você não fica parado, como acontece com outras carreiras. E se não der certo, ou você não gostar do ambiente, ou do projeto, você sai fora, nada te segura. Quer dizer, não são apenas desvantagens, tbm tiramos proveito da situação. Abraços.

6/02/05, 01:36:12: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    OBS.: O comentário abaixo sobre o suposto advogado leva em consideração além dos pontos colocados, a quantidade de incorreções gramaticais contidas em seu primeiro depoimento...

6/02/05, 01:27:17: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    Já que um advogado, que pelo que entendi não é um consultor, resolveu participar deste forum que é aberto, nada mais democrático do que ele divulgar a TODOS, os DETALHES sobre o movimento encabeçado pela OAB, em apoio à causa dos pretadores de serviços em geral, como foi divulgado pela mídia... Pois se o assunto é de interesse de todos, o chamamento para uma discussão em particular como a realizada, acaba criando uma derivação do assunto que além de não atender ao interesse da maioria, gera um conflito de objetivo com o próprio forum, que é o de "comentar a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ"...


5/02/05, 06:46:12: Manifesto público - Não Aprovação de nossas atitudes. - IP : 200.226.101****
    Venho por esta carta tornar pública minha indignação com a cultura de nosso País. Estou indignado devido a corrupção dos valores morais , onde fica mais claro em época de carnaval onde nossas filhas saem para a "prostituição " gratuita , e fazemos vistas grossas. O nosso povo não se valoriza como indivíduo vivendo a margem de um governo omisso que vê o povo como uma massa que se dá por satisfeita com futebol e carnaval. O carnaval seria uma coisa bonita sim se não fosse uma ferramenta de conformismo para as necessidades mais básicas como emprego e saúde. As leis trabalhistas hojem deixam o indivíduo vivendo a margem da miséria com salários que não condizem com as necessidades básicas como alimentação e moradia. Da mesma maneira que nós organizamos a festa mais grandiosa do mundo deveriamos nos reunir também para exigir das autoridades que o nosso país fosse um lugar digno para se viver e trabalhar.

4/02/05, 16:44:17: Leandro lemiolla@msn.com - IP : 200.178.176****
    Pessoal, precisamos de uma grande mobilização, precisamos eleger uma comissão pela SBC, ou pelo SindPD, seja quem for, para que realmente nossa categoria mostre a este governo, que quem mantém a "máquina" funcionando somos nós. Nós estamos construindo o futuro da nação, por isso merecemos respeito. VAMOS NOS MOBILIZAR????

3/02/05, 23:53:37: Marcelo - IP : 200.226.98****
    Concordo com advogado Todos que recebem ordens de chefe sao empregados, nao prestadores de serviço exijam seus direitos e cobrem tudo que devem.( Hora extra, adicional noturno, 13º , FGTS, Férias e Multa, tudo corrigido ) O mesmo vale pros cooperados.

3/02/05, 22:21:06: Pedro - IP : 200.179.42****
    Vejo que neste forum a maioria não tiveram sorte como PJ. Tambem conheco muita gente CLT que ganha uma merreca. Qual é a diferença? ... Tem pessoas que nasceram para a "tranquilidade" do CLT e outras para a "agitacao" do PJ. Depende de cada um aceitar salarios baixos ou não?

    ... sabem de uma coisa? não vale apena este forum


3/02/05, 21:19:02: Anonimo anonimo@uol.com.br - IP : 201.13.****
    Acredito que o povo brasileiro possua uma cultura muito diferenciada da cultura dos países desenvolvidos, por que sera que em outros paises uma pessoa que não paga impostos vai para a cadeia paga multas altissimas, enquanto aquinada acontece e paga-se apenas o imposto retroativo ?

3/02/05, 20:18:00: Fabio P. Hebling fabiohebling@adv.oabsp.org.br - IP : 200.207.77****
    Perdão.

    Pude perceber meu lapso ao informar-lhes meu endereço eletrônico errado.

    Se algum dos senhores estiver com alguma dúvida, favor anotar meu e-mail correto: fabiohebling@adv.oabsp.org.br.

    Um abraço, Fabio P. Hebling.


3/02/05, 20:13:04: Fabio P. Hebling fabiohebling@oabsp.org.br - IP : 200.207.77****
    Senhores,

    Em primeiro lugar, peço licença para discordar do moderador deste Forum, e de sua opinião sobre o assunto a seguir.

    O entendimento da Justiça do Trabalho, sobre os profissionais "prestadores de serviço", "terceiros" ou "pessoas jurídicas", que, na realidade, são "empregados disfarçados", é o de que nesses casos há, sim, vínculo empregatício.

    Em outras palavras: Contrato entre duas empresas, nada. Você sabe se você é empregado; se você for, você tem direito a tudo o que um empregado tem. Muitos de vocês se enganam, ao se chamar de "autônomos". Vejamos: Onde você trabalha, você tem chefe? Quando você não puder ir trabalhar, pode mandar alguém em seu lugar? Tem horário fixo de trabalho? As respostas a essas questões podem ajudá-los a encontrar a verdade.

    Saibam que o instrumento do "contrato" tem aplicação vastíssima no Direito Brasileiro, mas tenham a certeza de que disfarçar uma realidade diferente da contratada não está entre elas.

    Pois bem.

    Aos que se encontrem agora desamparados, ou que conhecem alguém nessa situação, consultem um advogado de sua confiança - sabendo que ele é obrigado a manter sigilo sobre suas dúvidas. Todos precisam trabalhar. Por isso, muitos de vocês na verdade não tiveram escolha entre um regime e outro. Exija seus direitos.

    Na esperança de ter ajudado,

    Fabio P. Hebling.


3/02/05, 20:08:06: Francisco gomes da silva fr.g.silva@bol.com.br - IP : 200.234.23****
    Bom pessoal até um ano atrás era CLT tinha um convenio médico bom , muitos benefícios e um salário razoavel. A empresa que trabalhava fe um corte de funcionários e infelizmente fui uma das vitimas. Passei dois meses somente procurando emprego como CLT. Depois deste periodo cai na real e comecei a procurar emprego como PJ. Hoje estou empregado pagando um monte de impostos e um plano plano médico meia boca. Quem souber onde tem um emprego CLT me avise pois estou dentro. atenciosamente Francisco


3/02/05, 17:09:37: Mathus Alehm pedra.laskada@caverna.com.br - IP : 200.190.7****
    Povo cibernético.....

    Que saudades tenho da época do meu "cartão-perfurado": -Salários dignos; -Amigos eternos -Respeito por nós -Fraternidade.

    Tudo o que ocorre hoje é por nossa conta e culpa !! E depois dizem que olhar para trás fará com que viremos estátuas de "SAL" !!!

    O que somos hoje ??

    Estátuas de "Me..." ??

    Como se pudéssemos "negar" um emprego em função do regime.... Como se pudéssemos fazer uma greve para aumento de nosso valor hora ...

    Se fosse assim os prostíbulos já haveriam fechados todos !!!

    Vamos a luta.


3/02/05, 16:06:00: Leonardo - IP : 200.6.206****
    O Cleber tocou num ponto interessante. Acho que já passou da hora de fazer no Brasil uma reforma trabalhista séria, que desonere as empresas e possibilite a contratação dos profissionais diretamente pelos interessados sem a necessidade de intermediários.

    Estamos em uma fase de transição, a boa e velha CLT, com segurança, estabilidade e benefícios esta no fim, a area de TI apenas esta na frente da onda. Não adianta Chorar, criar sindicatos, CREA e etc.

    Por outro lado, a contratação como PJ, da forma como ocorre hoje, é uma distorção. Apenas no Brasil existe a necessidade de abrir uma empresa, para na pratica acabar trabalhando como funcionário.

    Fico pensando o que vai ser deste pessoal que já começa trabalhando na área como PJ. Que tipo de carreira vão ter ? O que vai acontecer quando chegarem as 35, 40 anos ? Quando alguem ficar doente quem é que vai bancar ?

    A equiparação de impostos CLT e PJ e injusta e para resolver, a meu ver, só uma profunda reforma trabalhista.


3/02/05, 09:53:00: Cleber Marques da Silva cleber.marques@pop.com.br - IP : 200.187.1****
    Sou totalmente a favor. Não da exploração econômica e da falta de assistência à população que o governo pratica, aumentando cada vez mais os impostos e fazendo cada vez menos. Sou a favor do fim da exploração dos profissionais de tecnologia que até por sua própria culpa e ignorância, acham-se "espertos" ganhando uma esmola a mais como PJ e pingando de projeto em projeto, sem estabilidade, benefícios e respeito profissional. É comparado a uma prostituição de pessoas qualificadas, que não geram qualquer custo e são excluídas do mercado em pró do "ruim e barato" e não do bom custo / benefício. Por isso, vê-se tanta incompetência das consultorias quando prestam serviços a empresas grandes. Falta de compromisso e qualidade. Profissionais que abandonam projetos e custos mais altos para quem subcontrata. Nada difícil de entender porque a Índia é mais desenvolvida na área de TI do que o Brasil. Por tudo isso que cerca o mundo da tecnologia, o aumento da carga tributária é ruim e reprovável, mas a equiparação CLT X PJ é um bem muitas vez maior. Há males que vem para o bem!

3/02/05, 09:51:40: roberto Profissionalismo@profissionalismo - IP : 200.171.16****
    Concordo com Miguel,ontem eu falei com o meu professor a respeito da vulgaridade que está a informatica desde que ela caiu nos braços de qualquer um que tenha micro-computador em casa ou no escritório ou seja um pouquinho curioso, pois algumas pessoas(Jovens) tem fácil acesso a sistemas e conhecimento de ASP,JAVA,HTML com sistemas fáceis de fazer, e monta uma pagina cobrando 500,00, enquanto que um Web Master que tem conhecimento e Cursos fica de mão atadas porque um Leigo com alguns clikes consegue montar uma pagininha a custo baixissimo e tudo bem esta pronto, eu acho que o grnade problema da informatica é isso, caiu na vulgaridade - tem apostila de tudo que voce imagina assim um cara leigo com um cursinho e um pouquinho de vontade consegue dar um resultado pequeno mas da para passar o recado, e ai entra a grande porcaria o empresario e a conhsultoria que não é besta prefere pagar menos mesmo sabendo que não vai ser aquela beleza,eu acho que todo programa tinha que ter uma assinatura o um registro do analista de quem o fez, que nem contador, para ter validade comercial(Padrão), até mesmo para o cliente, assim talves nos consigamos moralizar isto. O Software é livre mas a idáia vem de quem o montou(Direitos Autorais).

3/02/05, 07:46:54: miguel mmendonca@mail.pt - IP : 200.161.5****
    ok... além de toda a gente estar falando que o governo está errado a queixa permanente em todos os foruns é acerca das empresas de consultoria... então porque não nos unimos em pólos de trabalho (para não chamar cooperativas) e fazemos a nossa própria consultoria... porque não, já que estamos a sonhar alto, criar um sindicato próprio da nossa classe a médio prazo... vão pensando... dispersos não temos voz para nada...

3/02/05, 03:17:30: Paulo Henrique Fagundes phfagundes@gmail.com - IP : 200.176.1****
    Acho que devemos organizar uma parada geral, para mostrar quem manda, negociar com o governo e de preferência tirar as empresas que nos terceirizam de uma vez por todas, pois elas cobram R$ 100,00 e nos pagam 25, garanto que se fossemos metalurgicos já teriamos parado, pois vcs já se deram conta que tudo depende de nós??? Acho que vale a pena o susto.

    Basta sermos unidos!!!


2/02/05, 23:11:53: seila II nao@vou.falar - IP : 201.1.12****
    Olha quem faz isso somos nos mesmos, nos que nos prostituimos e rebaixamos, ontem mesmo pus um anuncio aqui mas acho que foi proibido, mas vcs podem ver no dia de ontem , contratando analista com valor de 800,00 e como cooperado, (tem gente que aceita). De quem e a culpa!!

    NOSSA


1/02/05, 22:01:45: Outro Otário nono@mailinator.com - IP : 200.173.1****
    O pessoal está falando de deixar o Brasil, mas esquecem que o mercado só está ótimo na Índia e China, onde se paga menos ainda... Sonho de USA e Europa já era, pois quem pode está terceirizando para onde existe mão de obra farta e barata...

1/02/05, 21:47:23: Luis Felipe luisdefaria@ig.com.br - IP : 201.1.77****
    https://www.mtb.gov.br/

    Esse é o site do ministério do trabalho, temos que tomar alguma providência, pois isso é uma exploração.


1/02/05, 16:14:21: João João@iludico.com.br - IP : 201.1.****
    Senhores,

    O Governo, Empresas e Sindicatos parecem que estão trabalhando em conjunto para "Detonar" os trabalhadores PJ's. O Governo anunciou um volume alto de empregos formais neste ano de 2004, mas, segundo informações que obtive na consultoria que trabalho (Uma das Bigs de São Paulo), eles estão inventando um negócio que foi acordado com o Sindicato SINDPD que em cada consultoria tem um nome diferente, uma tem o nome de CLT/Competências, outra tem o Nome de CLT/Cotas, e asim por diante. O Esquema é pagar parte na carteira e parte "Por fora"... Absurdo não é? Veja um ex. Um funcionário meu "Teve" que aceitar um salário de R$ 2500,00, sendo R$ 600,00 na caarteira, e o restante por fora, divididos em VT, Vale Refeição, vale Mercado, Plano de PRevidência, reembolso e mais e mais... Agora o coitado tem que além de receber de várias formas, tem que ficar juntando e pedindo notas p/ os amigos. (As empresas até montaram equipes de suporte tira dúvida) tamanha é a bagunça. Com isso, as Empresas não vão mais ter problemas com vinculos empregatícios, o Governo vai alardear aumento do emprego, os sindicatos recebem por fora. MAs parece que o Governo é mais esperto, a partir de 2005, aumentou o imposto de retirada dos planos de previdência para 15%. É treiste não é?


31/01/05, 19:21:27: Pedro - IP : 200.179.42****
    Outra coisa ... CLT não segura emprego de ninguem. Quer ter algo seguro vai fazer um concurso

    Ats

    PEdro


31/01/05, 19:19:04: Pedro pedro@pedro.com.br - IP : 200.179.42****
    A pessoa pode ganhar bem tanto como CLT ou PJ, basta saber negociar e não aceitar qualquer coisa. Conheco muitos PJ's que ganham bem, moram por conta da empresa (moram bem) tem flyback toda a semana, tem diaria e bons salarios. Tambem conheco CTL's na mesma situação. E daí. Os dois são muitos felizes. No final acaba dando na mesmo. AS vezes o que é bom pra um não é para o outro. O importante é vc estar satisfeito senão procura algo ou como melhorar.

    Ats

    Pedro


31/01/05, 16:37:38: Luciano luciano108@zipmail.com.br - IP : 200.158.11****
    A reforma trabalhista, que deverá ser votada nesse ano, estará vindo pra isso, para flexibilizar o contrato formal.Uma pesquisa mostra, que a maoria dos empresários preferem contratar via CLT, por garantias deles mesmos e por garantias dos empregados.Os prestadores de Serviço, não vestem a camisa da empresa, porque não sabem se vão ou se ficam quando o projeto acaba.

31/01/05, 15:52:08: Gaucho Eu@from.poa.rs - IP : 200.248.6****
    A aproximação da carga tributária é algo interessante, pois dependendo dos valores, fica mais fácil optar por PJ ou CLT. Esta escolha é 100% pessoal, pois cada um tem um contexto e alguns pensam no dia de amanhã e outros na próxima década.

    Só pra salientar uma observação interessante especificamente sobre encargos em CLT e PJ que são pagos pelos trabalhadores:

    Os encargos de PJ vão 100% para o governo e não retornam de forma alguma enquanto os de CLT, você paga uma "poupança" de 8% a.m do FGTS que pode resgatar, tem previdência que resgata para fins de aposentadoria (mas certamente poderia ser melhor), IR é algo que tem que pagar de qq jeito, mas pode-se deduzir em casos específicos previstos em lei, etc. Sem falar nos direitos como férias que é algo para investir em você mesmo e ainda recebe 1/3 do salário para isso, 13º que pode ajudar bastante...

    Você prefere pagar uma grana que vai e volta ou algo que vai e fica com o governo ??


31/01/05, 12:45:05: analista custos@custos.com.br - IP : 200.161.150****
    Alguem nesse forum já trabalhou com custos ?

    Em uma fábrica, o que custa mais ? Aço e insumos ou a mão de obra indireta (que é o pessoal de inform'tica)

    Como disse o Se liguem. PJ é fria !


31/01/05, 12:40:52: Veterano semsaida@semsaida.com.br - IP : 200.161.150****
    A contratação PJ foi uma saida criada não sei por quem para o analista nào pagar o Imposto de Renda na fonte, para quem está na faixa de 27,5%.

    Feito isso as consultorias gostaram e isso virou norma no mercado, pois o lucro por analista é muito maior, pois além de economizar com encargos trabalhistas nào dá nenhum beneficio e pode dispensar o funcionário a qualquer momento. E o analista que se vire sem emprego nem indenização para se aguentar até o proximo trabalho.

    E a receita da fazenda que nào é boba, pois muitos PJ trabalham para o governo, sacou a malandragem e taxou. Injusto ? Para a receita nào. Se o analista já está trabalhando sem garantias trabalhistas, ele se sujeita as regras de mercado, logo, se for taxado ele que recomponha o seu custo.

    Mas o grande problema não é esse. A medida bateu de frente com os mais experientes, que ganham mais. Portanto o pessoal que esta na faxia dos 40 anos, nào vai mais conseguir mais nada, nem como PJ ou CLT. Pensem nisso.


31/01/05, 12:18:04: Davi Climber - IP : 200.207.48****
    o Joao Daniel escreveu = "Continuando... R$ 5.120,00 PJ (pagando todos os impostos sem considerar INSS) é igual a R$ 2.800,00 CLT considerando todas as rendas indiretas!."...

    Que conta foi feita ? Nao consigo chegar nestes valores nem usando a planilha CLT X Free aqui do Apinfo... tem como voce detalhar melhor ? Ou alguem teria uma planilha melhor atualizada ?

    Outra coisa... porque afinal de contas algumas empresas nao aceitam as NFs das empresas do tipo ME ? Qual o problema ?


31/01/05, 09:54:03: Roberto - IP : 200.171.16****
    Pessoal, entendam bem o governo brasileiro não quer que exista muito emprego, por que gera inflação, o que interessa para o governo no memomento é exportar para trazer Dolares, se todo mundo estiver bem empregado o povo vai começa consumir a assim vai gerar inflação e mais dinheiro no mercado, o governo esta de olho em todos os seguimentos da sociedade, nequinho reclama de tudo, mas quando tem um feriadão, os rodovias estão cheias e quando chega a eleição o provo vai em massa votar neles, então o unico geito é Trabalhar e se virar o quando pode para que um dias esta situação se reverta, o Brasil está longe ainda de setornar um país estavel e bom para o trabalhado e Cidadão, infelizmente temos que ter paciêcia, como diz um velho didato "AME-O OU DEIXE-O", assim tenho dito.

30/01/05, 20:31:01: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 200.234.****
    Este cansado realmente matou a charada. Aqui é o país do quanto pior melhor. Pra reverter a queda do contrato clt o governo honera o trabalho PJ.

30/01/05, 19:46:14: Cansado cansado@ig.com.br - IP : 200.226.1****
    Pessoal,

    o governo aumentou os impostos dos CLTs até onde os empregadores não aguentavam mais. Aí, os empresários criaram um novo caminho: a terceirização. O governo passou a ver que estava deixando de arrecadar o imposto que o sustenta; e podia fazer duas coisas: abaixar os impostos do CLT - estimulando os PJs a voltarem a ser CLTs - ou aumentar os impostos dos PJs de forma tão sufocante (ou ainda mais...) que os CLTs... A estratégia do governo é bastante clara: quando cria-se um problema e percebe-se que não se pode (ou não se quer) resolver, o melhor há fazer é criar um ainda maior...

    Gostaria de comentar o que muitos colegas aqui do fórum tem falado, sobre sair do país. Minha opinião: na PRIMEIRA OPORTUNIDADE REAL que eu tiver, tchau, tchau Brasil... Cansei de sangrar por ti.

    Abraços e boa sorte a todos.


30/01/05, 13:33:41: Se liguem se@liguem.com - IP : 200.234.55****
    Pessoal!

    Conheço um rapaz que pensava como muitos aqui! Não pensam nas contribuições que tem de fazer para no futuro terem uma vida tranquila! E não é "fazendo uma boa poupança"! DUVIDO, que tenha alguém aqui que guarde dinheiro e não chega um dia que acaba tendo de usar (problemas de sáude, morte de parente, crises etc)! Esse rapaz ganhava bem como PJ, juntou uma boa grana. De repente, teve a mudança de governo e outras crises (11 de setembro, etc etc), o dinheiro que ele guardou (como tinha custo de vida ALTO pois se achava o BOM, O SUPER negociador - gastava bem também), foi para o brejo. Hoje ele ainda tem uma grana guardada mas nada perto do que tinha. Valeu a pena? Pensem, pessoal, no FUTURO. A maioria que é PJ se acha os "bãos". Cuidado, acho que se NINGUÉM aceitasse trabalho de PJ a coisa mudava. Não adianta criticar o governo, acho que o gonverno tem de fazer a parte dele e a gente a nossa. Eu sou um bom exemplo, quebrei a perna; e se eu estivesse como PJ????? Fiquei em casa por 9 meses, tudo bem que ganhando pelo INSS (80% do valor do pagamento) mas a empresa completou o resto do pagamento. Pois sou CLT. Minha família não perdeu convênio e não ficou na mão. Acordem. Façam como muito aqui. NÃO ACEITEM SER PJ. Mudem essa mentalidade de brasileiro, daquilo chamado "jeitinho", "malandragem" etc etc. Fui...


30/01/05, 08:37:14: xxx msmotas@bol.com.br - IP : 200.226.150****
    O trabalho no Brasil não é levado a sério. O governo só pensa em arrecadar. Trabalhar nao deveria "CUSTAR" tanto no Brasil. Se continuar esta mentalidade do governo o país nunca vai sair da miséria. Ja nem sei mais o que é trabalhar. Tenho curso superior, experiência e um ano desempregado. Vendi o que tinha no Brasil, rapei minha poupança e estou indo pro exterior. Se o Brasil continuar assim não sei no que vai dar.

29/01/05, 16:00:56: jose luiz jsoft99@hotmail.com - IP : 200.187.133****
    É bom lembrar que para prestador de serviços a empresa tem que ser Ltda. e não ME. Tomem cuidado com isso. Cooperativa também funciona sob liminar, que se for caçada um dia, o prestador paga tudo retroativo. Concluindo, um prestador que está 100% legalizado paga cerca de 11% sobre o faturamento mais o contador e não tem benefícios. E o pior, a maioria paga somente um salário mínimo para o INSS. O que significa uma aposentadoria de 300,00. Sugestão: Criação de um Sindicato que defenda reajustes anuais para toda categoria, pois o que prejudica o faturamento do prestador de serviços é a defasagem do seu serviço ao longo do tempo.

29/01/05, 14:23:08: Solange ja@chega.lula - IP : 200.204.19****
    A questao para a resolucao do problema do desemprego no Brasil..

    * nao e descobrir artifícios legais para pagar menos impostos... * nem sair do Brasil... * nem fazer um sindicato que nao fara nada por nos! * muito menos fazer revolucao!!!

    A solucao e:

    * Simplificacao do recolhimento de impostos com um Imposto Unico para quem presta servicos com empresa constituida. (Como era o Simples que hoje nao pode ser usado para quase nada) * Diminuir a carga tributaria em relacao aos empregados contratados... E' uma vergonha dizer que se quer fazer uma politica de aumento de empregos sem rever a legislacao e a forma de tributacao atual para cada empregado contratado ... Hoje para um empresario contratar um funcionario, se ele paga R$ 1500,00 ao empregado, so' em impostos ele paga +- este valor ao governo tambem... Ou seja o funcionario acaba saindo por quase R$ 3000,00... Imaginem como o governo nao arrecada ???!!!! E o quanto o empesario nao pensa duas, tres ,quatro vezes antes de contratar um empregado!!!!


29/01/05, 08:30:47: Marcos - IP : 200.58.230****
    Quais são os artifícios legais que podem ser utilizados para pagar menos impostos como PJ ?

    A única coisa que eu faço é pagar minhas contas pessoais na conta da empresa juridica, para evitar pagar CPMF, mas já me falaram que isto pode dar problemas no futuro.

    Outra coisa que todo mundo faz é abrir a empresa em outro municipio, minha empresa esta em Santana de Parnaiba e pago 0,74 % de ISS. Existe algum munucipio que esta cobrando menos ? Tem uma lei federal determinando que o mínimo é 2 %, mas alguns municipios conseguem encontrar uma forma de cobrar valores menores.

    Já pensei em passar bens pessoais como carro e casa para o nome da empresa, gerando assim alguma despesa, alguem já fez isto ou tem alguma informação se vale a pena ?


27/01/05, 19:07:30: Brasileiro é cada@um.por.si - IP : 200.207.204****
    Nao tem jeito pessoal, essa discussao nao vai levar a lugar nenhum, porque qualquer um de nos nao faria diferente do que o governo esta fazendo, somos farinha do mesmo saco, brasileiros, o que o governo faz é o mesmo que alguns nesse forum fizeram quando comentaram "eu trabalho como PJ e como sei fazer calculos ganho dinheiro", traduzindo, " que me importa se o meu país vai quebrar se eu estiver ganhando o meu?" o que essas pessoas se esquecem é que o mercado esta mudando e a "mamata" deles tambem vai acabar mais cedo ou mais tarde, o governo vai f... todo mundo, e quando isso acontecer viraremos sim outra Cuba ou outra China como ja comentaram nesse forum, o que fazer? Vejo tres opções 1 - ir para o exterior trabalhar como peão e abandonar sua família aqui, 2 - sonhar com uma revolucao que nunca vai acontecer, porque qualquer líder de revolução brasileiro seria comprado com uma graninha e 3 - rezar sempre para que Deus nao nos deixe faltar nada e viver assim, com bastante fé... Sejamos realistas, a opção 3 é a melhor para nós, pobres brasileiros injustiçados, e diga-se de passagem, desunidos e egoístas também...

    Desculpem minhas colocações, mas na minha opinião o ponto mais crítico do Brasil é o próprio brasileiro...


27/01/05, 16:34:10: Eduardo efreesz@hotmail.com - IP : 200.150.****
    Isso sem contar que pra quem tem previdencia privada as regras da tributação mudaram pra pior...

27/01/05, 16:18:10: Hiroshi hiroshi@hotmail.com - IP : 200.205.52****
    A verdade é a seguinte: o (des)governo federal quer não apenas compensar as "perdas" que teve com a correção (atrasadíssima) da tabela do IRPF, mas aumentar a tributação e consequentemente a receita. Com mais receita, tem capacidade de fazer "mais pelo país" (pelo menos durante o mandato do (Mula)Lula), sob a pena de desacelerar o tão anunciado "crescimento econômico", já que durante os próximos meses e anos muitas pequenas e médias empresas (que são as nossas PJ's) vão quebrar.

    Puro Marketing!!!


27/01/05, 15:00:48: Léo nomayatall@yep.com - IP : 200.210.19****
    Acho interessante lembrar que quando se fala aqui no forum em PJ estamos falando em LTDA, empresas do tipo "ME" tem tributação completamente diferente. Muita gente coloca serviços em digitação ou outro servicinho qq e presta consultoria em desenvolvimento. Isso é contra lei e o governo tá fechando mais ainda essa porta, apesar de que algumas empresas ainda aceitam. Só para lembrar pois ME vale a pena mesmo, o ponto aqui é quem é LTDA.

27/01/05, 10:05:44: Leonardo - IP : 200.54.205****
    João Daniel, voce levantou um ponto importante. Este imposto de renda que temos que pagar como pessoa física acaba passando batido para muita gente. Na realidade quem trabalha como PJ paga IR duas vezes.

    No meu caso tenho que manter também uma conta no banco como pessoa jurídica, só a taxa de manutenção para o Banco é de R$ 45,00 (Unibanco), sem direito a praticamente nada. Além disto ainda existe a CPMF que pagamos ao movimentar o dinheiro entre as contas pessoa fisica e juridica.

    O governo esta fazendo a festa as nossas custas !!


27/01/05, 09:14:29: João Daniel - IP : 200.182.214****
    Eu sou PJ, o principal problema que vejo é que como PJ estamos sujeitos as tibutações da PJ. e no fechamento do ano na hora do IR da PF, pagamos novamente. Não dá para declarar que recebeu R$ 11.000,00 no ano. Então fazemos uma meia sonegação e pagamos algum IR também com PF. Na minha otica o governo deveria arrumar um jeito de taxar a empresa contratante por cada contrato de prestação de serviço, e diminuir a tributação sobre a contratada, tornando desta forma o custo de um PJ similar ao custo de um CLT para a contratante, infelizmente o Governo fez o mais fácil taxou os mais fracos para tentar garantir a receita dele sem se preocupar com a migração forçada que fizemos para a PJ.

27/01/05, 09:06:58: Joao Daniel - IP : 200.182.214****
    Continuando... R$ 5.120,00 PJ (pagando todos os impostos sem considerar INSS) é igual a R$ 2.800,00 CLT considerando todas as rendas indiretas!.

27/01/05, 09:04:09: João Daniel - IP : 200.182.214****
    Rafael, Na sua conta falta a previdência publica e privada também, se você contribuir INSS pelo teto você vai pagar alto. Além da previdência faltam 1/12 avos de férias, 1/3 de 1/12 das férias e 1/12 avos de 13º, e 8% da renda bruta a título de Fundo de Reserva, que devem ser guardados mensalmente. Sem contar que tem algo de errado na tributação da sua PJ. Se vc tiver no simples você ainda corre o risco de perder este benefício e ter que pagar PIS COFINS CSSL IR retroativos.

26/01/05, 12:12:51: Raphael - IP : 200.207.27****
    fazem 5 anos que estou na area de desenvolvimento em baixa plataforma, atualmente trabalho com .NET, e nunca fui CLT em toda minha vida! e nao me importo com isto! Atualmente meu valor é R$ 32,00/hora * 160/mes = R$ 5.120,00. Tenho ME, ou seja, pago somente 3% e R$ 90,00 de Contador/mes. Restando Aproximadamente R$ 4.876,00/mes. Se fosse CLT com a mesma função ganharia cerca de R$ 2.200,00/mes! Dá uma diferença de aproximadamente R$ 2.600,00! Quem souber guardar dinheiro, faça isso e calcule ao fim do ano, vc terá o valor de muitos 13º's! []'s

26/01/05, 12:10:24: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    A OAB está organizando um movimento no sentido de mobilizar a sociedade brasileira para a situação do prestador de serviços no Brasil.(Artistas, Advogados, Médicos, Engenheiros, Economistas etc). Como vêm, o que discutimos neste forum é uma situação que tem uma abrangência bem maior...

26/01/05, 11:29:02: PJ e Feliz pjfeliz@pjsempre.com - IP : 200.212.****
    Eu sou PJ e sou feliz. Como programador ABAP, ganho mais que qualquer CLT ne mesma área, mesmo levando em consideração férias, FGTS, 13º e até 14º salário. Na minha maneira de ver, como PJ você deve ter todos os cuidados para ter uma poupança que faça o papel desses benefícios que o CLT tem. Só isso. Quem sabe negociar e poupar, não terá problemas sendo PJ.

26/01/05, 10:07:33: Anderson eletron2001@yahoo.com.br - IP : 200.171.14****
    Gente PJ é roubada. além de ser contraditório, pq é o seguinte todo trabalhador tem seus direitos assegurados e o fato de trabalhar em regime de PJ não significa que vc deixou de ser trabalhador, logo isso pode dar uma boa discussão judicial, informen-se com um advogado e verão. Na minha opnião PJ não vale a pena, portanto qdo recebo uma chamada a minha primeira perunta é o regime de contratação, se for PJ eu agradeço o contato e desligo, se queremos melhores salários e mais respeito devemos começar por nós mesmo, dizendo não obrigado à PJ.

26/01/05, 08:50:37: Roberto Bruder rcbrude@ig.com.br - IP : 200.171.16****
    Nós,Estamos sem saida, se for CLT ganha uma salario baixo poruqe 100% do que voce ganha vai para o governo, se pega pessoa Juridica ganha-se mais um pouco mas tambem tembem tem que arcar com os impostos como uma empresa e fica sujeito sem os beneficios como 13º, Ferias....estamos numa que se correr o bicho se ficar o bicho come....eu acho que o melhor a fazer trabalhar e procurar controlar melhor as contas....

25/01/05, 12:29:19: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    Os pontos colocados aqui sobre ir para o exterior têm tudo a ver, e todo mundo que tem oportunidade (independente, domina o idioma) deveria ir mesmo. Além das vantagens já mencionadas, em alguns países pode-se viver num nível de violência próxima de zero. Pena que quando dizem que o Brasil tem os sistemas bancários mais avançados do mundo, ninguém se lembre que por trás disso há uma porção de terceirizados sendo explorados não? Outro ponto a ser colocado é a dívida que o terceirizado acaba assumindo como Pessoa Física, caso não consiga superar uma dificuldade qualquer da sua vida profissional que afete o faturamento da sua "Empresa". Se num momento de crise o profissional que tem família optar por pagar escola de filho, assistência médica e supermercado no lugar dos impostos da empresa essa dívida só cresce absurdamente...e aí se esse profissional for convocado para prestar serviços para uma empresa estatal, não é selecionado, pq está devendo a "alma" para o governo...Mas é para isso que contamos com as "sagradas" empresas de consultoria que intermediam nosso trabalho! Por qualquer 50% do valor que vc ganha, ela te propõe registro como CLT,e fatura em cima, enquanto sua dívida com o governo continuará crescendo, já que o que irá ganhar, mal dará para pagar as contas!! É...terceirizado sofre...


25/01/05, 10:40:12: Léo ytr@youps.com.br - IP : 200.210.19****
    É pelo jeito não é só eu que penso em sair fora daqui. Tive a oportunidade de estar na Austrália e saber que um garçon ganha AUD15 a hora. 2500/mês (dólares), tabelado pelo governo. Ver os caras andar de carro do ano e serem respeitados como os engenheiros que ganham pouco mais do que eles. Agora vemos aqui, onde 80% dos atendentes do Call Center que prestei serviço são estagiários em farmácia.!!!! Além de não pagar imposto, manda embora na hora que quer!!!

25/01/05, 10:35:13: Estudem Incautos não@sejam.burros - IP : 200.158.90****
    Mais um golpe na área de Informática, dessa vez vindo do medíocre PT, partido que foi eleito por INCAUTOS, CRÉDULOS, INCULTOS e DESINFORMADOS eleitores.

    Eu, que trabalho com TI desde 1988, tendo passado por várias funções e com conhecimentos profundos, bem acima da média, estou abandonando a área.

    As empresas não tem mais condições econômicas para investirem na excelência, pagando salários ridículos e oferecendo péssimas condições para o profissional.

    É uma pena, mas assim é a vida.

    É o Brasil afundando cada vez mais.


25/01/05, 09:54:08: Davi Climber - IP : 200.207.48****
    Inclusao "empresas de TI" no Simples :

    Lei 10.964 de 28.10.04

    De acordo com a Lei 10.964 de 28.10.04, publicada no DOU de 29.10.04, excetuou, a partir de 1º de janeiro de 2004, das restrições de que trata o inciso XIII do art. 9º da Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996, observado o disposto no art. 2º da Lei nº 10.034, de 24 de outubro de 2000, as pessoas jurídicas que se dediquem as atividades a seguir elencadas, permitindo que elas possam exercer opção pelo SIMPLES, a saber::

    IV - serviços de instalação, manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática;

    Fica assegurada a permanência no Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2004, das pessoas jurídicas acima mencionadas, que tenham feito a opção pelo sistema em data anterior à publicação desta Lei, desde que não se enquadrem nas demais hipóteses de vedação previstas na legislação.


24/01/05, 23:48:06: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 200.234.10****
    Adeus Brasil - Informatica aqui nunca mais.

    Tenho passaporte europeu e nem se me pagassem 5 x o que eu ganhava ficava aqui no Brasil. Um carro popular aqui custa 20 mil reais. La no exterior custa menos de 9 mil equipado com todos acessórios. Sem falar nas contas nossas que sao dolarizadas ( luz 100 reais no minimo). Perdi 30 anos da minha vida aqui sendo 10 com informática.


24/01/05, 23:06:44: Marcelo - IP : 200.171.118****
    Este negocio de PJ surgiu com as benditas consultorias exploradoras que engoliram o mercado. Estou há dois anos fora do mercado, porque não aceito ser PJ. Abrir firma para ganhar 1000 reais?!?!?!?!. To fora. Se ninguém aceitasse ser PJ, como o mercado se comportaria?

24/01/05, 20:41:17: William William@noreply.com.br - IP : 201.0.4****
    Ah.. Tinha me esquecido do GPS..... hoje para quem paga um salário mínimo, mais R$ 80,60 (Empresa + Pessoal). Não lembro os percentuais corretos agora... Valor bruto: R$ 2.283,36

24/01/05, 20:23:37: William william@noreply.com.br - IP : 201.0.4****
    Não é bem assim.. A maioria das empresas forçam os consultores a abrirem empresa LTDA, que não pode trabalhar com os simples... Hoje, os impostos a pagar são: CSSL (2,88%), IRPJ (2,4%), COFINS (3,0%), PIS (0,65%), Mais Contador (Normalmente 50% do salário mínimo) e o ISS da empresa na cidade em que ela foi aberta). Tem os impostos trimestrais, mas para simplicar: Se o salário for de R$ 2800,00 supondo que o ISS seja de 2% e o valor da contabilidade R$ 130,00, o que sobraria da empresa: R$ 2.363,96. E agora ele quer ainda aumentar em mais 25% o IR e a CSLL.. Fala sério.....

24/01/05, 18:04:56: Ronaldo Luis Goncalves ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.101.76****
    Gente o calculo e muito simples, se um analista ganha 1.000 clt, tem que ganhar no minimo 2.800,00 PJ. Agora veja bem, ganhar menos de 2.000 pj, nao compensa de jeito nenhum, Pj e para que ganha acima de 3.000 e nao quer perder mais de 20% de IR, etc. Um micro empresa consome apenas 3% do faturamento, ou seja, se ganha R$ 3000, vai pagar R$ 90 de imposto + R$ 300 de contador = 2.610 liquido.

    Afirmo e assino em baixo, pj compensa, mas tem que ser a partir de um certo valor, senao fica no prejuizo.

    Ronaldo


24/01/05, 14:45:24: Léo leo@leo.com.br - IP : 200.210.19****
    Na minha opinião, isso já estava previsto, pois o governo já tinha deixado claro antes da entrada do lula, viva os CLT's, viva o empregado que fica 10 anos na empresa, dá amor à empresa, veste a camisa, e depois é mandado embora simplesmente porque os diretores não conseguiram tirar a empersa do vermelho. O ponto é. Nós vivemos em um país EMERGENTE em fase de crescimento com 17% de juros ao ano, e com crescimento bom. Vc's acham que isso ficaria desse jeito até quando? Isso já estava escrito, eu como PJ estou fazendo a melhor das medidas. ESTOU CAINDO FORA!!!! Meu Passaporte Portugues sai semana que vem. Ganhar 4000 Euros e comprar uma Volvo V50 por 31200 Euros é o mesmo que ganhar 4000 reais e comprar um tão glorioso Wolkswagen FOX s/ ar condicionado na manivela por 34000 reais. Ninguém merece, eu tô saindo fora.!!!!

24/01/05, 13:02:51: Gustavo Rios gustavo.rios@fesv.br - IP : 200.176.2****
    A maioria do pessoal reclama dos salários de PJ. A tática é mudar a forma de negociação. Quando você entra para fornecer serviços à empresas de consultoria, vai negociar com pessoas que são muito boas nisso, sabe como beber todo seu sangue sem você perceber.

    Tenho um ditado bem simples: com amor e carinho até no cx do passarinho.

    É tudo uma questão de jogo, tem que ter o ferramental certo, saber o que falar e tal... Todas as batalhas são decididas na mente...


24/01/05, 12:59:20: Gustavo Rios gustavo.rios@fesv.br - IP : 200.176.2****
    A regra para contratação em PJ é bem simples: para cada 100 reais que recebo como CLT, peço 204 como PJ. E ponto final.

    O governo pode querer cobrar o quanto quiser de impostos - isto não é problema.


24/01/05, 08:23:03: Nivaldo de Souza nivaldolopes.sousa@ibest.com.br - IP : 200.171.46****
    Bom, os salarios dos profissionais que sao contratados como P.J.(pessoa juridica) nos ultimos tempos esta muito defasado em relacao aos salarios de contratatos como CLT.

    Em vista disso, ja se tem uma grande perda salarial. agora entao com esta nova lei que o governo criou a coisa vai ficar pior, e ja nao e mais vantagem o contrato como (P.J) se formos levar em conta que: nao temos ferias, decimo terceiro salario, terco das ferias, FGTS, vale refeicao, vale transporte, assistencia medica dentre outro beneficios de uma empresa de porte, que normalmente sao garantidos aos seus funcionarios.

    Acredito que com esta medida havera mais sonegasao fiscal, e o fator gerador de receitas nao tera efeito positivo. este nao e o caminho certo, o governo ao inves de investir mais na fiscalizacao da sonegacao de grandes empresas, fica sugando uma pequena area que esta cada vez mais falida. mais uma vez o tiro saira pela culatra.


23/01/05, 13:01:29: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 200.234.9****
    Eu nao trabalho mais com informática. Salário de mil reais mal da pra comer e ainda querem que seja como PJ. To indo pro exterior trabalhar com isso lá, porque aqui não compensa mais. O brasil ta virando uma terra de ninguém, onde nao tem mais lei trabalhista com este negócio de PJ. Puro escravagismo.

23/01/05, 12:37:10: Roberto Roberto@ig.com.br - IP : 201.1.206****
    Devemos jogar na mesma moeda!

    Vamos exigir o repasse desse aumento para as consultorias! Se todos fizerem isso, ai sim temos uma revolucao!!!!!


23/01/05, 10:51:13: fulano de tal sem_direitos@hotmail.com - IP : 200.98.143****
    O que faremos ? Somos pseudo_empresários, sem direitos CLT e com impostos AUMENTADOS, não acham ? Vamos chorar nos bate-papos ? Vamos tomar alguma medida concreta ? Vamos nos aliar a outras entidades de classe ? VAMOS CRIAR NOSSA PRÓPRIA ENTIDADE DE CLASSE ? Precisamos defender nossos direitos...

23/01/05, 10:43:16: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 200.234.9****
    PJ não compensa. O custo é quase o mesmo e não tem nenhuma garantia trabalhista. As empresas que usam este método realmente nao valorizam funcionário porque o custo é quase o mesmo.

22/01/05, 23:14:44: William william@noreply.com.br - IP : 201.0.4****
    Já me arrependi faz tempo de ter votado no Lula. Incrível... Está governando totalmente contra o povo... Em vez de aumentar os impostos das grandes empresas e multinacionais (não faz isso pois deve ter rabo preso), então o jeito é ferrar os micro e pequenos empresários que, como foi dito anteriormente, a maioria deles são pessoas comuns obrigados pelas grandes consultorias a trabalharem como PJ.

22/01/05, 20:48:03: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    A questão é que o governo gasta dinheiro demais!!!Um absurdo de grana!!!Uma imensa farra...e aí, como tem dívidas a pagar em moeda estrangeira, recorre ao povo.Como a última correção da tabela do IR diminuiu a carga tributária do assalariado, e os nossos políticos ao que tudo indica não tem competência para gerar uma idéia capaz de obter essa diferença de caixa de forma inteligente, a solução é recorrer ao pequeno empresário...porque este, além de não ter tempo para fazer outra coisa na vida além de trabalhar pela sobrevivência do seu negócio, também não tem recursos para pagar a mesma super assessoria jurídica que livra o rico de se sujeitar a qualquer lei, pagar qualquer coisa neste país, e claro, de ir para a cadeia!!! E os exemplos estão todos aí na mídia para quem quiser comprovar. A favor dos advogados sérios que também são cidadãos que ralam, e que pagam impostos, cabe lembrar que as super assessorias jurídicas aqui mencionadas, são aquelas compostas por lobystas, ex políticos, parentes de políticos, e pelos próprios...

22/01/05, 19:45:12: Fernando fernando.ranzano@itelefonica.com.br - IP : 201.13.135****
    Srs.não estamos atuando como PJ por simple opção. É o mercado que nos impôs esta modalidade para obtermos ou mantermos nosso trabalho e consequente sustento. Muitos acham que ganhamos muito bem, mas a verdade é que não temos garantia nenhuma, FGTS, seguros, aposentadoria ou qualquer direito como décimo terceiro, férias, gratificação, lucros, etc. Se por uma infelicidade, somos demitidos, ficarmos doentes, estamos ferrados. Com o aumento tributário, sobre as PJ prestadoras de serviços, estamos assistindo a maior sacanegem que um governo pode fazer. As autoridades sabem que por trás destas empresas, prestadoras de serviços, exitem nada mais nada menos que simples trabalhadores, pais de familia, que ao invés de possuirem um número de Carteira Profissional, possuem um CNPJ sem nenhuma garantia ou benefício previsto em uma CLT. Exmo.Sr.Lula, Presidente da República, é muito decepcionante esta atitude, principalmente por ser em seu mandato, justamente o sr. que disse um dia ter sido um trabalhador. No entanto esperamos, através dos deputados e senadores, que justiça seja feita com a derrubada desta medida.

22/01/05, 10:35:07: Solange ja@chega.lula - IP : 200.204.19****
    O governo se "esqueceu" que quem e PJ nao tem direito a ferias, nao tem vale alimentacao, seguro saude, seguro de vida, 13º salario, FGTS, e ainda paga contador prestando servico ou nao (Quem esta sem servico, ainda assim tem que pagar o contador e continuar com a empresa aberta...).

    Ao inves da palhacada de dar vale-gas , e cesta basica, bancando ser um governo paternalista....deviam repensar a legislacao e tributacoes de forma transparente. Cobranca de Imposto Unico , depois eles que rateiem o valor como quiserem...

    Facilitando a forma de arrecadacao, e cobrando um valor menor e justo, poderiam ter maior controle e menos sonegacao. Mas o que fizeram ? Acabaram com as MEs !!!!


22/01/05, 00:40:42: nao@vou.falar nao@vou.falar - IP : 201.1.5****
    Realmente esta nao e nem uma questao de informatica mas sim de Brasil, enquento todos nao tomarmos uma atitude seja Lula FHC Collor, Bushh ou ou raio que o parta!!.. Sempre seremos abusados!! Para piorar, para noso lado, vejo que as empresas diminuiram mais os valores ainda como CLT, parece ate sacanagem, acredito que se continuar assim num quadro de 3 a 5 anos nao haverao tantos profissionais de TI assim!!E uma pena , mas tambem acho muito bom !!Se for para ser assim , entao nao vale a pena!!

21/01/05, 22:43:45: Fabio no@no.com.br - IP : 200.207.****
    A informática na informalidade é uma destas estratégias usadas pelo governo para este fim. Os profissionais ficarão cada vez mais frustrados pelos baixos salários e imposições cada vez mais restritivas, que não se incomodarão em aceitar um regime comunista para que tudo fique mais estável. Esqueçam esta ideia de sindicatos, as consultorias não vão deixar que se organizem. Muitos destes consultores são favoráveis ao governo do Fidel Castro em Cuba, ditador que tem contas em bancos internacionais. Faço o alerta para vocês, pois o PT não tem aceitado críticas ao seu governo, que não passa de um governo fantoche a serviço dos interesses de certos banqueiros internacionais que adorariam ver o Brasil como um experimento comunista, barateando o preço das mercadorias e da mão de obra, como acontece na China. Pensem nos catadores de papelão nas ruas, e em como eles se multiplicaram logo após o Lula ter sido eleito. Muita gente está indiferente a este novo 'detalhe' na paisagem urbana, e não percebem que esta proliferação de sucateiros apareceu ao mesmo tempo que o PT assumiu o poder em brasília. Agora pensem nos puxadores de carroças na China, não parece algo similar?

21/01/05, 22:42:55: Fabio no@no.com.br - IP : 200.207.****
    A intenção do governo é forçar uma ditadura comunista. Vejo que as pessoas nas ruas parecem cada vez mais temerosas pelo futuro do país. O governo quer gerar cada vez mais insatisfação para que ninguém perceba a transição, para que ela ocorra sem causar grande impacto... Quando perceberem, será tarde demais, estaremos em um regime comunista, estilo Cuba, com paredón e tudo mais, e ainda por cima com apoio dos próprios empresários, que estarão desesperados atrás de incentivo fiscal. Hoje o governo aumenta os impostos, depois planta uma revolução, e por fim todos estarão ainda mais robotizados e 'felizes', num país com uma forma de governo rejeitada em todo o resto do mundo, exceto em alguns países.

21/01/05, 18:37:55: Joao joao@uol.com.br - IP : 201.1.216****
    Hoje o valor hora de PJ caiu bastante, justamente pelos motivos que o pessoal ai falou. O que acontece tambem é que o pessoal PJ, nao tem vinculo com a empresa o que consequentemente faz com que o cara saia da empresa mais facilmente devido outras propostas. As empresas cairam numa faca de dois gumes. Elas acharam que iam ganhar com o consultor e ai tem o lado ruim, pois o cara nao tem nenhuma razao pra ficar. Hoje quando a empresa quer ficar com um cara bom, ela vai lá e paga o mesmo valor do PJ como CLT. A diference voce sente no comeco. os 27% do IR pesam bastante. Mas em 1 ano voce já tem o 13o., Ferias, FGTS, plano de saude que dependendo é mais barato do que no mercado, etc. Mas como eu disse no começo, hoje eles estao pagando PJ o mesmo que o valor do CLT, o que torna ser um PJ uma má ideia. A nao ser que readequemos nossos valores hora, estamos perdidos. Minha ideia é que todos os PJ aumentem seus valores hora!!!

21/01/05, 16:35:35: choraum snif@choraum.com - IP : 200.184.9****
    ué? tinha escrito um texto tão bonito(hehe), mas não entrou no f forum...achei q me censuraram de alguma forma...vamos ver se agora vai...

    resumidamente falando, esses babacas q ficam com rixa clt X pj são apenas uns vermes e nada mais...parem com isso por favor! é tudo uma questão de sobrevivencia...

    e qto ao assunto do forum, acho q enforcando os pj desse jeito, o maximo q esse desgoverno vai conseguir é aumentar a sonegação, ou pelo menos a vontade de sonegar...hehe...tudo ao contrário...eles deveriam abaixar os impostos, tornar mais viavel a contratação clt e o q fazem? dificultam mais ainda as coisas...bem q jesus cristo podia voltar logo...não é o q dizem por ai??? Bahhhh


21/01/05, 10:36:51: Carlos xxx@blabla.com - IP : 200.157.****
    Infelizmente o governo mais uma vez está aumentando e inventando impostos e isso não é só o PT, todos os outros seguem a mesma filosofia. Fui obrigado a mudar de CLT para PJ pois a empresa não bancaria meu salário, R$ 40,00 a hora, e que foi conseguido apenas na base do terrorismo, ou seja, recebi outra proposta e pus o dono da empresa na parede. Creio que essa seja a única maneira de conseguir algo, agindo!! Estou sentindo bastante a carga de impostos, abri a empresa a 2 meses, que gira em torno de R$ 800,00 mes, sem contar o IR, "apenas", PIS, Cofins, Contador, etc... A única maneira de mudar o abuso do governo é nos unirmos. Como profissionais de informática, temos esse poderoso meio de comunicação que é a internet e como estamos em grande número fazer movimentos virtuais contra o governo para pressiona-lo. Não adianta querer criar sindicato pra depois vir com boleto para pagar mensalidade e não oferecer benefício nenhum, tem que ser única e exclusivamente em defesa dos nossos direitos e interesses.

21/01/05, 10:04:24: Marco mribeiro@inpi.gov.br - IP : 200.255.****
    Não adianta aumentar a carga tributária se o governo não muda a politica de tributação; só se abre espaço para mais exploração e sonegação. è necessário que a classe prestadora de serviços para de ser olhada como vilã da estória - nós somos os maiores prejudicados com a tributação, pois no final das contas quem realmente paga tributos somos nós. Por que o governo ao invés de tributar trabalhadores não vai atrás dos grnades sonegadores como indústrias e bancos?

21/01/05, 08:43:29: Ana ana@ana@ana - IP : 200.207.12****
    Não são só os profissionais de TI que sofrem com a INJUSTA carga tributária nós de RH tb somos obrigados a abrir empresa LTDA (não pode ser optante do Simple nem ME)...além da tal conta Jurídica p/ ferrar mais ainda nosso bolso...benefícios nenhum, salários absurdos, exigências enúmeras, e ai de vc se sair no horário, é cara feia na hora....UM ACINTE, não só a classe de vcs, mas p/ todos os profissionais envolvidos na MÁFIA DAS CONSULTORIAS DE INFORMÁTICA....


20/01/05, 22:04:45: Mario mvenditi@hotmail.com - IP : 200.153.19****
    O governo irá mais uma vez arrancar mais dinheiro. Pura e simplesmente isto. A aproximação do CLT e PJ será apenas para arrecadar mais. PJ em grande parte são profissionais liberais e grande número de ex-CLTs que migraram via "pé na bunda" de alguma empresa e está tentando se virar no setor de serviços. Não há como esconder que o emprego e as atividades liberais estarão passando por transformações, tanto na legislação regulamentadora quanto na tributária. Infelizmente, como sempre, deverão ser amargas mudanças. Porque que sempre que há movimentação e estratégias do governo (PT ou não PT) sempre é para prejudicar e nunca para nos aliviar ou incentivar. Que país de M.... que vivemos. Deixem-nos trabalhar e cobrem os impostos de forma clara e que sejam de tamanho justo. "É mais fácil aumentar receita (impostos) do que cortar gastos supérfulos ou desnecessários" Joelmir Beting

20/01/05, 19:33:26: Fabio no@no.com.br - IP : 200.207.****
    Deveriam acabar com o 13º, férias, fgts e todas estas frescuras que não tem nos Estados Unidos, e aumentar o salario dos funcionarios conforme, criando vínculos entre eles e as empresas ao invés de deixar tudo na informalidade. Recebi hoje oferta para estagiário 'junior'. Requisitos da vaga: ter entre 18 e 24 anos, e ter carro proprio. Absurdo. Onde estes animais querem chegar?

20/01/05, 18:30:40: Rafael - IP : 200.99.8****
    Se houver restituição e as deduções que CLT pode ter até pode-se pensar. O que esse governo atual deve ter em mente é que o grande número de PJs que existe é devido a uma lei trabalhista que cada vez menos está sendo usada.

    Alías , se algum dia o Lula tomar posse de verdade quem sabe ele nota isso e faz aquelas reformas todas que falou por tantos anos.


20/01/05, 16:51:11: Antonieta - IP : 200.205.9****
    Consultor é um sonho do passado, e o sistema CLT está ultrapassado. Mas o sistema CLT garante uma boa grana para o governo. Com a nossa economia em baixa, as empresas foram forçadas a entrar no regime de consultor ou semiconsultor (pagar por fora). Isto também é ruim para empresas, já que na maioria, os contratos firmados entre empresa e consultor podem sim gerar vínculo empregatício. Claro isto só virá à tona se o consultor decidir processar a empresa.

    O Governo, no curto prazo, acha que pode compensar a diminuição de arrecadação devido ao reajuste da tabela de imposto de renda. Mas é uma idiotice, pois vai gerar mais sonegação em longo prazo. E mais uma coisa. A empresa que não paga imposto é beneficiada em relação às que pagam. Não pagar imposto não é crime. O que acontece quase sempre é que o governo quando precisa de dinheiro acaba muitas vezes dando um abatimento para aqueles que pagarem as dívidas. Isto não parece muito justo para as empresas que têm tudo em dia.


20/01/05, 16:39:18: Rei dos Impostos impostos@impostos.net - IP : 200.201.169****
    Senhores,

    Fiquei curioso: Quanto paga de impostos, no total, um funcionário PJ? 15%?

    Quando é recolhido o I.R.? E qual é alíquota?

    FORTE ABRAÇO,

    The King



20/01/05, 15:36:36: Edmar Souto edmar@fisepe.pe.gov.br - IP : 200.238.99****
    Esses governantes são todos um bando de escrotos, o que estão fazendo na realidade é uma forma de compensar a perda que irão ter com o ajuste na tabela do IR, ajustando a tabela terá menos a recolher, então, fazer o que? tributar ainda mais a tabela do IR para CLT, não cairia bem, perderiam votos, logo a forma mais fácil foi tributar os que trabalham como PJ, que esão nessa situação por falta de controle do governo como as "empresas legais", atualmente sou CLT, mas não vejo problema algum em trabalhar como PJ, talvés seja até mais estimulante e, quem sabe não posso até mesmo contratar outras pessoas? :)

20/01/05, 13:59:59: Carlos Oliveira cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    Só completando, quebre o paradigma de trabalhar CLT ou PJ. Eu trabalhei como CLT, depois PJ, e de novo CLT. Não existe mágica. Faça as contas da proposta que vc tem contra a situação atual. Aquela planilha "clássica" da APINFO de comparação CLT X PJ me ajudou bastante. Hoje sou CLT, mas minha PJ está lá aberta, para qualquer eventualidade.

20/01/05, 13:56:14: Carlos Oliveira cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    A opção de trabalhar como consultor, sem vínculos CLT, foi adotada para facilitar a vida das empresas, e não dos profissionais.

    Dizia o folclore que consultor era para ganhar mais. Hoje, se vc é consultor e vai receber proposta de efetivação CLT, a empresa oferece como salário 50/60% do seu valor free.

    Vieram também outras gambiarras, como as cooperativas.

    Quem nunca viu no site do SINDPD aqueles avisos de "denunciem o trabalho irregular" ? Pelo que entendo, todos nós trabalhamos de forma "irregular".

    Quem nunca trabalhou com contrato que diz que "A empresa XPTO não tem nenhum vínculo empregatício com a prestadora de serviços" ?

    Quem nunca recebeu propostas malucas de trabalhar meio CLT / meio "por fora" ?

    Eu sou, descaradamente, defensor do "Você S.A.". Vamos trabalhar, mas nunca deixar de olhar o mercado. Faça sempre as contas, pesquise, atualize sempre o que vc ganha em comparação com o mercado. Veja se seus skills ainda são valorizados, faça treinamentos (se conseguir por conta da empresa, melhor). MUDE de trabalho quando encontrar uma oportunidade melhor. Não fique esperando as promessas dos seus gestores.

    Não tem jeito. As empresas vem com essa "bullshitagem" de comprometimento, tudo pela empresa, etc, mas se o profissional não cuidar da sua carreira, ninguém vai cuidar....

    Muito menos nosso governo, que só quer saber de "arrecadação"... seja através do emprego CLT, ou tributando as PJs.......


20/01/05, 12:45:44: Mariana MariPXCarvalho@hotmail.com - IP : 200.40.245****
    É preciso lembrar que quem trabalha como PJ, paga impostos como empressa (Pessoa Jurídica) e como Pessoa Física. Ou seja pago imposto de renda sobre o que a empresa fatura e depois pago novamente sobre o que eu recebi de pró-labore. Quem trabalha como CLT não tem esta bi-tributação.

    Sem contar que como empresa tenho que manter conta no banco como pessoa Jurídica, pagando altas taxas e CPMF quando quero movimentar para minha conta pessoa física.

    Portanto meus caros, se bobear, como PJ já estamos pagando mais do que quem trabalha como CLT.


20/01/05, 11:56:51: Paulo Pacheco pfpacheco@gmail.com - IP : 200.144.39****
    Infelizmente, estas decisões governamentais patrocinam cada vez mais a informalidade na informática. Como o controle fiscal ainda é muito precário, em virtude destas mudanças fiscais, cada vez mais profissionais estarão "driblando" o fisco, inclusive com apoio de contabilistas.

20/01/05, 11:50:59: Ronaldo rmeza@uol.com.br - IP : 200.155.204****
    Na verdade a proposta e justificativa do governo é extremamente maliciosa.

    O Secretário da Receita, Jorge Rachid argumenta que o objetivo deste aumento seria corrigir uma "injustiça" já que em tese o PJ "pagaria" menos impostos.

    A malícia do Sr. Rachid (comum no PT) é que ele "se esqueceu" que ninguém trabalha como PJ para pagar menos impostos, mas sim por imposição das empresas (no nosso ramo das consultorias) para fugir dos pesados encargos que as empresas têm. PJ não tem: 13o salário, férias, fundo de garantia, assistência médica, carteira assinada...

    PJ tem: impostos federais e municipais, despesas de contabilidade...

    Portanto não dá pra falar em equiparação sem levar em conta estes fatores.

    O governo, claro, na sanha de arrecadar mais (talvez para pagar as ferias dos amigos do filho do Sr. Presidente ou pagar pelo "Aero Lula") está pouco se lixando pros trabalhadores (PT?). Se a sociedade organizada nao reagir sera mais uma tungada que o governo nos dá.

    Quem mandou votar nos cumpanhêro???


20/01/05, 10:53:16: Fernando fxavier2005@ig.com.br - IP : 200.40.253****
    Trabalho como CLT e só de imposto de renda pago 27,5 %. Os trabalhadores com carteira assinada é que são os mais penalizados e o desconto e direto na fonte, sem chance de tranbiques.

    Acho que já esta na hora de dividir melhor esta carga.


20/01/05, 10:45:14: Andre Dias andre@ciati.com.br - IP : 170.66.1****
    Temos que criar a nossa classe/sindicato para podermos briga pelos nossos direitos.

    Como os medicos, metalurgicos, advogados e etc...

    Temos que nos unir.

    André


20/01/05, 10:12:53: Leopoldo - IP : 200.48.2****
    O Lula aumentou no último dia, do ano de 2004, a base tributária das empresas prestadoras de serviço, de 32 para 40 %.

    Em Setembro/2003 a base já tinha sido aumentada de 12 para 32 %, ou seja 63 % de aumento somente na Contribuição social sobre Lucro Liquido e Imposto de Renda.

    Levando-se em consideração que quem trabalha como PJ ainda paga outros impostos (que também já foram aumentados): PIS (0,65% sobre a receita), Cofins (3% sobre a receita), ISS (de até 5% sobre a receita, conforme a legislação do seu município), contador e etc. Cada vez é menos vantajoso trabalhar como PJ.

    Não acho correta a estratégia do governo, quem trabalha como CLT possui mais benefícios e estabilidade e deve ter uma carga tributária maior que quem tem que ter uma empresa.

    É cada vez mais as consultorias, empresas e governo explorando os profissionais de informática !!



Anteriores:

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?