API - IT Forum

 

O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

Sugestão enviada por : Ernesto Oliveira



17/09/03, 21:13:05: Mauricio Borges mb.borges@bol.com.br
    Terminando....

    Bom, tá certo que quem faz a seleção é um psicólogo, mas toda empresa SÉRIA tem uma segunda etapa de avaliação técnica, uma conversa com o gerente, etc.. (isso quando não é a primeira etapa...). Agora, vamos encarar a realidade: candidato 1 sabe Java, SQL, C++, blablabla, candidato 2 sabe Java, SQL, C++, blablabla. Logo, APARENTEMENTE candidato 1 = candidato 2. Vaga = 1. Logo se candidado 1 é nitidamente "travado para falar", por exempo (e ai me desculpem os críticos, mas qualquer estagiário de psicologia reconhece isso melhor que o gerente de informática com 87 anos de experiência): ganha o candidato 2. É da vida.. Gente, cada empresa tem seus critérios... Algumas são injustas ? São. Algumas pagam mal ? Muito ! (já recebi ofertas aviltantes). Mas o importante é saber que tem que batalhar mesmo. A quem está batalhando, meu sincero desejo de boa sorte !! E persistência !

    []'s Maurício


17/09/03, 21:12:20: Mauricio Borges mb.borges@bol.com.br
    Para quem acha que Ti é o inferno na terra, digo que tenho vários colegas de outras áreas que estão na mesma situação ruim. Conheço gente que tem MBA em Marketing e depois de muito tempo procurando emprego na área de marketing, desistiu e fez um concurso público. Tem neguinho aqui que tá falando em trocar de área como se ele fosse mudar de planeta: faz Direito então... se você não fizer concurso público, tem grandes chances de ganhar merreca em porta de cadeia... ou vai fazer Administração de Empresas, como tenho parente que fez e está agora desempregada também. Em relação à seleção, realmente é revoltante ler que "quem é bonitinho já está com um pé na empresa...". Eu sou feio que dói e desde que me formei (ah, não quero criar muita polêmica porque acho chato esse assunto de "faculdade vale a pena, faculdade não vale a pena -- minha opinião, é fundamental", mas desde que eu me formei na Unicamp, fazem 4 anos, não fiquei nem um dia desempregado.

17/09/03, 20:13:02: Andreza Miranda nandreza@hotmail.com
    Eu acho que voces profissionais de informatica devem seguir a mare. Onde tem vaga voce vai. A situacao pra todos esta ridicula, tem emprego mas as selecoes ineficientes atrapalham tudo. Se eu fosse selecionar eu selecionaria melhor que eles, que fizeram faculdade. Eu ja to sem paciencia porque vc nao consegue em nenhuma entrevista ou teste mostar quem voce realmente é, vc é julgado pela sua experiencia. Quem nem un dia fui numa selecao numa agencia perto do metro vergueiro e tinha mais duas meninas, a mulher pegou nossos curriculos perguntou quem tem experiencia na area, nos falamos e ele disse que nenhuma de nos estavamos no perfil que ela queria, ela nem fez questao de nos entrevistar. Ahh uma coisa que eu venho percebendo é que so pessoas incompetentes conseguem bons empregos. Nao generealizo mas diria que é uma boa parte.Se vc é bonitinha ou bonitinho vc ja esta com um pe na empresa. Boa sorte a todos!!!!

17/09/03, 19:49:34: Andreza Miranda nandreza@hotmail.com
    Cleber isso é uma coisa que esta acontecendo bastante aqui nesse pais, voce vai pra uma entrevista que nem eu fui numa agencia de mepregos e eu so fiz uma redacao sobre quem sou eu e pronto. E no outro eu tinha que apresentar o colega do lado e falar alguma qualidade dele e um ponto a melhor, depois decidiram quem ficaria e quem ficou foi que falou que era comunicativo. Imagine so de 30 e poucas pessoas, ficaram apenas 10. E a vaga era pra sem experiencia. Essa é a situacao do Brasil e nao podemos fazer na alem de desejarmos uns aos outros boa sorte!!!!

17/09/03, 19:22:48: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    Hoje aconteceu mais uma prova da incompetência da seleção de pessoal em uma entrevista que já vivi. A entrevistadora de RH me perguntou meus hobbies, profissão de minha família toda, da minha saúde, fez perguntas de perfil, do meu largo tempo de experiência, formação, idiomas. E depois me barrou, não me passando para ser entrevistado pelo diretor técnico da consultoria porque como eu não atuei com algumas das ferramentas (apesar de eu reforçar que tenho quase 300 horas de treinamento, certificação com reconhecimento internacional) ela julgou que eu não tinha experiência para a vaga. Ninguém me avaliou, conversou comigo e nem me aplicou testes. Eu poderia ter escrito no currículo que tinha trabalhado com as ferramentas da vaga. Não é da minha índole. Desejo que eles sejam enganados e selecionem o profissional mais perfeito na aparência e o mais inescrupuloso na realidade. A culpa é só deles! Realmente... Eu não vou pro Canadá porque prefiro o ABC Paulista. Infeliz comentário do colega Luiz! Tudo pra se gabar... Se ele precisa disso...

17/09/03, 17:30:51: yan yanramalho@yahoo.com.br
    So vou dar ujm conselho não assinem o catho, em 3 meses eu não consegui uma unica entrevista, o negocio é ir la no centrão memo aki de sampa e procurar ou mesmo ir na santa efigenia, tranpar de tecnico memo porke sinceramente ja to cansado dessa confusão a area de informatica ta virando a republica das bananas, onde os babuinos recrutam os macacos, é pra min ja chega, num tenho medo naum de mostrar meu nome ou meu amail, quan kiser trocar uma ideia e so mandar um email, tem cara aki ke se acha, e fala mt q trabalha numa multinacional, q nos desempregado choramos demais, pois eu digo pergunto a essa pessoa q acha q nos aki q tamos tentando nos unir somos chorões demais porke não troca de lugar com a gente, ae galera boa sorte ai com a procura de trampo q depois eu conto pra vcs como foi aki no centrão de sampa, se eu conseguir trampo eu falo pra vcs.

    Abração ae


17/09/03, 15:38:31: Rogerio mrogerio@mailcity.com
    E por falar em consultorias que prometem encaminhar você ao emprego, eu também já entrei nessa. Há 1 ano e meio assinei um contrato desses. Simplesmente não fizeram NADA além de 2 palestrinhas com estagiárias em psicologia dizendo que vc deve ter bons modos, ir bem vestido numa entrevista etc...isso é ÓBVIO ! Todas as vezes em que procurei saber o andamento do meu processo, fui mal atendido, sempre aquele "jogo de empurra". Foi aí que resolvi entrar no juizado de pequenas causas pedindo o ressarcimento. Ao chegar para a primeira audiência, que por sinal não resultou em acordo, vi afixado na parede pelo menos 3 audiências iguais contra a mesma empresa, só naquele dia. Agora estou a espera da segunda audiência onde um juiz vai determinar quem deverá ganhar a causa. Meu conselho : NÃO ENTREM NESSA !

17/09/03, 14:53:06: Uma mensagem realista lafp@yahoo.com
    Os problemas levantados pelos colegas existem em todo lugar, nao so' no Brasil. Assim com em qualquer area, a nossa area tem tambem problemas de discriminacao, apadrinhamento, maus profissionais etc, etc... Hoje em dia nao podemos ficar iludidos pensando que uma certificacao ou um diploma universitario ira' garantir uma vaga na empresa. Nao devemos tambem ficar limitados a uma determinada cidade ou pais. Hoje vivo no Canada e amanha viverei onde tiver oportunidade. Pode ser que eu esteja fora da realidade brasileira, mas sou realista o suficiente para perceber que muitos dos comentarios feitos aqui sao demasiadamente imaturos e ate' ingenuos. Encerro aqui a minha participacao, pois os ultimos comentarios nao estao ao nivel de qualquer dialogo mais serio.

    Luiz


17/09/03, 11:56:22: Rogerio mrogerio@mailcity.com
    Cléber, eu tenho observado a mesma coisa que você. Pessoas que só sabem fazer contas aritméticas para comparar quantos anos de experiência os candidatos tém com determinada ferramenta. E mais : se por exemplo, o candidato é bom e tem experiência, digamos em Delphi e Interbase, é praticamente impossível que ele consiga uma vaga p/ Delphi + SQL Server. O pessoal de seleção é tão ignorante que não sabe que os dois SGBDs utilizam uma linguagem padronizada criada pela IBM em 92, e que, quem sabe uma, se não sabe, aprende fácilmente a outra. Quanto à mensagem do nosso amigo anônimo, eu diria que está meio fora de realidade atual. Hoje os caras não deixam nem a pessoa completar os 3 meses de experiência, já vão logo queimando p/ se livrar dos encargos e contratar outro do mesmo jeito (isso aconteceu 2 vezes comigo).

    Cléber, vc tem razão: a área de TI virou uma máfia suja e desonesta, infelizmente.


17/09/03, 11:40:33: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    Vejam estes anúncios de vagas para contratação de profissionais na nossa área (em outros sites, não neste é bom que fique claro). Não precisa dizer mais nada... Aos colegas que trabalham com DB2 terão seus currículos localizados sendo procurado por "DB-II", SQL por "SKL", Stored Procedures e Triggers como "Stored", "Prosedured" e "Pretriggers"? Esta aí uma das evidências de problema do que chamamos de crise e da falta de qualificação de quem seleciona.

    "Profissional com experiência mínima de dois anos. Com formação superior e inglês a nível técnico. Profissional para atuar na área de programação, com os seguintes conhecimentos: Ambiente Microsoft SKL, SKL Server Visual Basic."

    "Profissional com conhecimentos em programação, banco de dados Oracle, DB-II, usando Stored, Prosedured e Pretriggers, com conhecimentos em linguagem de programação SQL para Oracle e DB-II."


17/09/03, 11:29:56: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    O nosso amigo é tão otimista que não revela seu nome. E é evidente que ele está bem colocado no mercado, empregado e não garimpando como eu e muitos por aqui. A questão não é que a área de informática é como as outras áreas. O problema é que ela está bem pior, pois ninguém contrata alguém mesmo qualificado para ganhar "titica" e dar a chance desta pessoa crescer como em qualquer área se faz. A área de informática virou uma espécie de vida artística onde tem muita gente com talento fora e muito cara dentro por favorecimento, além de muitos é claro que tiveram oportunidade e têm realmente qualidade. Aí temos a situação de ver gente desqualificada ganhando muita grana, sem qualquer escrúpulo ou raiz profissional e muita gente boa sendo recusada porque não tem contatos em consultorias e empresas para projetos. Ou porque acham que você por ter experiência (mesmo sendo jovem) não serve para uma vaga ganhando "titica". A área de informática hoje é uma máfia, uma sujeira onde se prima outras coisas e não a qualidade dos profissionais e dos serviços.

16/09/03, 19:02:27: Uma mensagem otimista
    Quando comecei a trabalhar com informatica em 1986, comecei realmente por baixo. Tinha o curso de Programacao da PUC que nao altura era muito bem conceituado. Entrei para uma empresa para ser digitador mesmo sabendo programar em 5 linguagens diferentes. Ganhava uma miseria que mal dava para almocar direito. Fui promovido a programador depois de 1 ano e meio e meu salario aumentou uma titica. Trabalhei 3 anos com uma titica de salario porque na altura o que me interessava era experiencia profissional comprovada. Hoje trabalho para uma multinacional gigante e ganho um salario acima da media nacional. O que eu quero dizer e' que as coisas nao mudaram, a dificuldade existe e sempre existiu para aqueles que nao tem padrinhos ou que nao tem o traseiro virado pra lua. Nao percam a esperanca e nem esperem um grande salario apos terem se formado. De tempo ao tempo, apos alguns anos de experiencia vao colher os frutos da nossa area. Mudem de area e terao os mesmos problemas mais cedo ou mais tarde!

15/09/03, 13:26:15: SB sb31@ig.com.br
    Acredito que sim, pois as empresas não estão investindo em novos projetos e tentando reduzir bastante suas áreas.

    Já se foi o tempo das vacas gordas... Agora somos obrigados a passar por varias entrevistas, com quem não sabe nada de informática e acha que sabe selecionar pessoas.

    O mercado esta cheio de gargantas, os especialistas de almanaque, alem dos recem-formados que enviam curriculum parecendo sopa de letrinha, sabe todas as tecnologias de ponta, e nem se quer tem experiencia de mercado. Esses se vendem barato, pois qualquer 20 a hora é um excelente negócio.

    As consultorias ficam montando "fabriquinha", promovem office boy para analista programador, ai, paga barato e o projeto demora 3x mais que o normal, sem dizer a qualidade.

    Esta área esta ficando saturada. Quem tem experiencia sofre um pouco menos, quem esta chegando agora, esta vindo na pior época...


14/09/03, 14:16:00: Rogerio mrogerio@mailcity.com
    Cléber, eu sempre hesitei em tirar certificações e agora com o que você está me dizendo, vejo que as coisas estão ainda piores do que eu imaginava. Realmente é uma grande insensatez (p/ não dizer outra coisa) por parte das empresas ao menosprezar quem é recém-certificado, pois estão "estrangulando" o processo de formação da mão-de-obra qualificada que elas mesmo precisam e passando a depender daqueles profissionais ditos experientes e que cobram caro.

12/09/03, 15:28:04: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    A crise no mercado é culpa também das empresas que oferecerem certificação. Isso é uma enganação, um golpe no qual caí e aconselho a quem nunca fez não fazer e quem já fez como eu parar por aí... Isso é uma mentira! Devíamos achar meios jurídicos para processar essas empresas que oferecem treinamento e possibilidade de certificação. Gastei o valor de um carro numa certificação que não vale nada!!! E estou sem trabalho, com contas pra pagar e sendo humilhado em processos de seleção mal conduzidos por gente que não sabe nem usar o Windows direito. Os interessados no meu currículo só perguntam pela minha experiência. Vagas pra trabalhar com a ferramenta em que sou certificado mando dezenas de currículos todas as semanas, e nenhum entra em contato. Querem 3, 5 e até 8 anos de experiência, nenhum pede certificação. Ou seja, pro mercado, a certificação não atesta conhecimento e as empresas que dizem que está te especializando estão mentindo!

12/09/03, 14:29:33: yan alves yanramalho@yahoo.com.br
    Bem, meus caros colegas realmente o mercado de emprego na area de informatica ta uma porcaria aki em São Paulo, hj em dia ja não dão valor ao profissional q tem no mercado, os salarios sao cada vez mais ridiculos, fora da realidade, acreditem estou pensando seriamente em mudar de ramo enquanto ainda sou novo, 22 anos, trabalho desde os 14 com informatica, estou desempregado a cerca de 8 meses, tenho casa prorpia graças a deus e vivo sozinho meus pais moram fora do pais, mas para manter a casa to vivendo de "bicos" vo arrumar um pc ali outro ali e no final do mes da pra pagar as contas meio apertado mas feliz porque consegui pagar e nao fiquei devendo pra ninguem, mas so da casa memo meu nome ja foi po saco ja ta no serasa pra variar por causa de 300 paus, num e mt coisa mas ja perdi oportunidade de emprego por causa dessa porcaria de serasa, tenho varias certificações, da IBM e sou certificado em Conectiva Linux, mas as empresas não tão nem ai pra isso so querem saber de pagar o menos possivel, recebo varias propostas mas com salarios inferiores a 600 reais, para trabalhar como admin linux, manutenção de servidor, analista de suporte, recuso a todas, pois me sinto explorado e escravo, estudei tanto e gastei dinheiro nas certificações pra nada. bem meus amigos desejo boa sorte pra vcs, e q não falte pão em vossas mesas pois aqui ja passei por isso e não é mt agradavel não.

12/09/03, 11:03:37: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    Caro amigo Rogério, nem o que você falou é suficiente. Tenho a mim como exemplo: Tenho experiência em linguagens das mais antigas (COBOL, Clipper), avancei para VB, Delphi (básico), conheço muito bem C/C++ e um pouco de Java. Tenho pós-graduação e OCP em Oracle, conheço as mais diversas metodologias de desenvolvimento, atuei em empresas multinacionais de grande porte como coordenador de projetos grandes. E sempre a exigência do mercado é específica nessa ou naquela ferramenta (formação não é considerada, só experiência comprovada) e estou há 2 meses com muita dificuldade tentando uma oportunidade. Ninguém avalia nada. Os profissionais de seleção não sabem avaliar conhecimentos. Eles dependem de papel assinado comprovando experiência pois nem em formação eles acreditam. Se quem seleciona não faz direito, como vamos falar em crise ou qualificação de profissionais?

11/09/03, 19:48:10: Junqueira Freire Poeta da Saudade!
    Bem, eu já mudei de área, ou melhor de curso, a verdade é que agora o que manda no país é a Engenharia Agricula por incrível que parece. A revista Vc S/A mostrou em uma matéria como esse mercado vai crescer de forma espantosa. O mercado de TI já não está como antes, alias os tempos dourados acabaram e quem acha que esse tempo vai voltar, tbm deve acreditar em papai noel ou duende. TI pode até voltar a crescer, mas vai crescer muito pouco em relação ao pool que foi no começo. A ordem agora das empresas ;e tirar proveito da mão de obrar farta que tem no mercado, o que ocasionalmente acarreta em salários mais baixos. Pior para que quiser continuar nessa área.

11/09/03, 15:59:38: Rogerio mrogerio@mailcity.com
    As linguagens visuais são excelentes ferramentas de trabalho, principalmente para aplicações que necessitam de boas interfaces com os usuários. Eu particularmente conheço bem o Delphi e gosto muito de trabalhar com essa linguagem.

    Mas para quem pensa em seguir carreira de TI usando apenas essas ferramentas no curriculum, eu aviso: se preparem, pois terão dificuldades em conseguir bons empregos. O ideal é que conheçam também um bom SGBD, tipo Oracle ou SQL Server, de preferência com certificação.

    Até mais


11/09/03, 09:34:42: Fábio fabio@fabio.com.br
    Alguns comentários... Eu não falei que o Delphi e o VB são linguagens ridículas (Mesmo porque trabalho com as duas), eu disse que isso gerou um excesso de facilidade em algumas aplicações que levaram pessoas sem conhecimento necessário a fazerem um curso dessas e saírem dizendo que são analistas, atrapalhando assim os verdadeiros profissionais (Que sabem que existem funções OOP complexas por trás dessas linguagens).

    Quanto aos Salários é ridículo o que estão fazendo, eu também estou desistindo desse negócio de Informática e partindo pro concurso público !!!


11/09/03, 00:16:00: Paulo paulo_J_silva@cargill.com
    Bem e verdade falar que a area de I/T virou um prostibulo, mas falar que as linguagens visuais ( VB,DELHPI) são ridiculas " - colocar um botão e pronto " acho que e demais, sou desenvolvedor de um grande sistema de uma das maiores empresas do mundo na area alimenticia, nesse sistema faço comunicação SERIAL, manipulo informãções em um PLC...tudo isso atraves do VB...bem acho que falar da falta de capacitação de profissionais por ai tudo bem mas meter o pau em liguagens visuais...ai chutou o meu calo...estou desafiando alguem aqui a desenvolver um programa em menos tempo para envio de informaçoes para um DISPLAY ( aqueles de banco , que ficam informando o caixa) em C/C++ e eu com o meu velho amigo VB 6...?

10/09/03, 00:02:59: Anonimo
    Já faz 4 meses que estou desempregado, e as várias entrevistas que tenho feito, percebi que existe uma baixa demanda nas empresas, alta exigência profissional e salários reduzidos. Antigamente eu podia pedir o meu valor/hora, mas agora sou obrigado a aceitar qualquer oferta. O mercado está parado e aconselho aos colegas que não menosprezem salários baixos, pois a situação não vai melhorar tão cedo. É claro que isso tem limite como colocou o caro colega Rogério que fez bem em recusar oferta tão ridícula. Devemos nos valorizar e não ser explorado !

9/09/03, 22:44:56: Rogerio mrogerio@mailcity.com
    O Mercado de TI se transformou num prostíbulo, essa é que é a verdade. Chegaram a me oferecer um salário de R$ 700,00 sem nenhum benefício, p/ trabalhar como progrador Delphi...eu que sou formado e tenho mais de 5 anos de experiência em programação. Foi o cúmulo da exploração que eu me recusei a aceitar. Diante disso, decidi abandonar momentaneamente a carreira p/ me dedicar a algo que me dê renda.

    E as empresas estão adotando comportamentos perigosos ao sempre exigirem o profissional pronto, com experiência sem investir na formação desse profissional. A se continuar assim, logo logo quase não haverá mão de obra qualificada. Realmente falta competência e planejamento nas software-houses para contratar e gerenciar pessoal.


9/09/03, 15:37:40: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    Eu vejo que o mercado ainda não está saturado e nem a facilidade de programação fechou oportunidades. Eu não consigo enxergar outro problema senão a falta de competência das empresas em gerir recursos humanos. A terceirização na verdade é um problema pois ninguém quer mais manter equipe de tecnologia. Eles pagam horrores em "equipes de aluguel", sempre os mesmos profissionais que pulam de empresa para empresa cada 3 meses ganhando cada vez mais. Se as empresas mantivessem suas equipes, todos teriam oportunidade de atuar, criariam raízes, os custos das empresas seria menor, a qualidade maior. Nenhum diretor de cinema seleciona um ator para um papel assim: "Procura-se ator com 5 anos de experiência em filmes de ação, pelo menos 3 em papel de vilão que já tenha trabalhado na produtora Paramount, com diretor Steven Spielberg e que tenha atuado no filme A Lista de Schindler". Pois é... Na área de informática, a seleção é feita assim! Incompetência de quem gerencia na área.

8/09/03, 10:02:14: Rodolfo
    Vamos viver em comunidades autosustentáveis... o capitalismo é frágil.

5/09/03, 11:54:11: edu
    acho que o mercado está saturado...excesso de profissionais sendo formados todos os anos, valor hora em queda ou sem correção monetária nos ultimos anos. muitas agencias de emprego disfarçadas de consultorias oferecem outsourcing (ah ah ah ah) porém estão procurando enfiar um recurso no cliente com o melhor spread possível. (isto chama-se agenciamento,nao outsourcing). por conta da guerra de 'consultorias' tentando preencher vagas em empresas o valor hora cai cada vez mais. seja sensato, uma pessoa com cgc aberto ganhando 28, por hora(bruto=224 por dia, menos 15% de imposto = 190, por dia, almoço e condução por sua conta,acaba dando um liquido=175, por dia) é o mesmo que um camelo que vendeu R$ 525, por dia util com 30% de margem no produto.eu conheço um que vende isto. chega de hipocrisia, outsourcing é ridiculo. pense um pouco.

2/09/03, 16:19:34: Fábio fabio@fabio.com
    Excesso de Facilidade na Programação ??? Eu fico me perguntado se esta não é uma das maiores causas do encolhimento na área de informatica............(é claro que existem outras), mas hoje em dia com o DELPHI o VB, entre outras linguagens visuais acabou gerando uma facilidade excessiva na área de programação(Coloque o botão no formulário, dê dois cliques, programe uma linha de comando e pronto !!! Você tem um programa !!!!), o mais grave disso é que qualquer pessoa que faz um curso de VB de 6 meses sai dizendo que é Analista, e acabam de certa forma atrapalhando a até tirando a vaga de um profissional que realmente estudou. (As empresas não se preocupam com a qualidade, e sim com o $$$$$$)... Será que as linguagens antigas para DOS Como C / C++ não eram a nossa grande diferença em relação disso ???? Alias nessa época os profissionais até escolhiam oportunidades de trabalho. Eu acho que essa pode ser uma das razões.... E vocês ? Que acham ?

2/09/03, 11:36:40: Cleber Marques da Silva cleber.marques@ig.com.br
    Eu acho que o mercado está tão aquecido como há 3 ou 5 anos atrás. O problema é que as empresas e os selecionadores de pessoal "emburreceram". Hoje em dia eles bitolaram em perfis técnicos que não querem dizer que aquele profissional com X anos de experiência em tal ferramenta + Y anos na segunda ferramenta + Z anos em outra é o mais qualificado. Ninguém quer ter o trabalho de avaliar as capacitações técnicas dos profissionais. Acreditam em currículo, declaração ou registro em carteira e só! Tenho 9 anos de experiência na área, curso técnico, graduação, pós, certificação e muitos "especialistas em seleção de pessoal" dizem que por não ter experiência específica (mesmo com conhecimento) em uma das 5 ou 6 tecnologias solicitadas eu não atendo ao perfil. Acho que quem realmente está afetada é a qualificação do pessoal de RH e dos gerentes que selecionam profissionais de informática.

2/09/03, 11:08:26: Abilio José zabilio@yahoo.com
    Está afetado sim. Há 3 anos atras, me recordo q choviam oportunidades de trabalho. Já até pude me dar o luxo de escolher para onde iria. Hj em dia estou numa empresa prestigiada de grande porte, e mesmo com a experiencia adquirida onde estou, as oportunidades tem sido poucas.

2/09/03, 09:07:05: Fábio fabio@fabio.com
    Como já disseram aqui, esse negócio de TI já era !!!! Quem pretender fazer faculdade mude de área enquanto é tempo, e pra quem já é formado, tente um concurso público !!!!!!!!!!!!!!!

    As perspectivas para a área são muito ruins !!!!!!!!!!


1/09/03, 23:47:26: Marcelo A. Yamamoto maryamamoto@directnet.com.br
    Quando a crise atinge o bolso, nenhum mercado escapa. Entretanto é verdade que no meio de tanta gente perdendo dinheiro, alguém certamente está ganhando.

    Hoje vejo que as empresas não mais terceirizam tudo, o mercado de serviços, onde a maior parte dos profissionais de TI está está parado. Culpa da Crise econômica? Não acredito. Pode ser apenas um fator que ajudou a aumentar a escassez. As empresas hoje buscam terceirizar apenas o escencial, e acredito que seja isto que está apertando o mercado de TI. Além do mais as empresas brasileiras investem muito pouco neste mercado. Outro dia ouvi um Profissional de uma outra área (dono de um negócio) dizer: "funciona, então deixa assim mesmo" , o que vocês acham????


25/08/03, 14:10:43: Fausto
    Não importa o segmento de mercado, o momento crítico pelo qual passamos afeta todos os profissionais. Iniciei a carreira como consultor a 10 anos e passado este período, nunca encontrei problemas para me recolocar. Já estou a 45 dias parado e extremamente preocupado pois não tenho obtido o retorno desejado dos sites de oferta e divulgação de empregos. As únicas empresas que me ligam indicriminadamente são as empresas que trabalham o "mercado de desemprego" como a já famosa Dow Right. A cada atualização de curriculum que faço, a cada novo site de empregos que divulgo meu curriculum estas empresas ligam com as ofertas descaradas de "venda de empregos". O que tenho feito além de tentar de todas as formas me recolocar novamente no mercado, é torcer para que este período negro possa ser superado. Tanto por mim quanto por todos aqueles que divulgaram sua experiência e formação profissional aqui no intúito de conseguir trabalho.

    Abraços


14/08/03, 18:38:43: Bom Senso
    Apesar da crise ser mundial e afetar nosso mercado tambem mundialmente, vale a pena pensar numa carreira fora do Brasil. Vivo fora do Brasil ha' muitos anos e comparo o desenvolvimento da minha carreira com a de amigos no Brasil. Trabalhava para o Banco do Brasil no Rio e deixei a empresa para ir para Europa no fim da decada de 80. Trabalhei pra um banco internacional e meu rendimento triplicou. Na epoca nao estavamos em crise, tambem o mercado estava ainda engatinhando, curso de Ciencia da Computacao nao existia. Hoje trabalho para a IBM no Canada e apesar da crise venho me mantendo bem, mas a duras penas pois trabalho em uma outra cidade e dirijo 1500 km por semana! A crise me afeta nesse ponto. Porem ha ainda trabalho para quem corre atras. Uma dica para aqueles que querem se desenvolver profissionalmente: Valorize o seu lado profissional, aprenda a trazer lucro para a empresa e ajude a reduzir custos, deselvolva o chamado "people skills" e valorize o bom relacionamento com os colegas de trabalho, mantenha-se sempre atualizado, faca cursos em novas tecnologias, mesmo sabendo que nunca ira trabalhar com elas, o conhecimento agregado e a experiencia que adquires atraves da vivencia profissional nao tem preco!

14/08/03, 14:25:20: Davi davi@bascitrus.com.br
    Olá.. Trabalho com informatica na área de desenvolvimento. Conheço várias tecnologias.. Vb, php, asp, etc.. Mas vejo que estas tecnologias estão meio estabilizadas... Estou querendo entrar na área de JAVA! O que você acham? Compensa? Como está o mercado para um profissional de JAVA hoje? Em São Paulo, quanto se paga em média a hora de consultor em JAVA? Abraços! Davi

14/08/03, 13:26:05: Fábio fabio@fabio.com
    Caro Moisés. A crise tem afetado a todos, sem distinção, mesmo pessoas com excelente nível de conhecimento como o seu tem dificuldades (não existe Super-Homem ou Dr.Sabe Tudo), mas com luta tudo se resolve... Quanto à história da impressora, é assim mesmo (Se você não se arriscar de vez em quando não consegue nada, eu mesmo já fiz isso também...). Um conselho.... Assim que puder tente retomar a sua Faculdade, será uma ótima oportunidade de você crescer profissionalmente.

14/08/03, 12:57:34: moises moises.saldi@ig.com.br
    Na minha Opiniao, o profissional tem que correr atras das oportunidades possuo o tec em informatica,mas nao consegui terminar o superior pelo fato de ficar desimpregado por oito meses, mesmo assim corri atras de faser bicos como redes pra empresas , dar aulas de windows,e recebi muito nao na cara por pelo fato do mercado estar concorrido,tenho um bom conhecimento em redes intranets, e linhagens como delphi e vb, e o mais tristes ainda e se um estudante do 2 ano de faculdade que nunca antes trabalhado na area procurar um oportunidade de estagio nao vai conseguir, pois eu mesmo no tec de informatica , menti que sabia compartilhar uma impressora,sao regras da vida , hoje trabalho na telefonica depois de muitas provas prestadas...

13/08/03, 19:02:51: Bom Senso
    A crise na area de tecnologia afeta pelos vistos mais os orgulhosos pelo diploma do que os que realmente colocam a mao na massa. A crise ainda nao me afetou, por que sera'? Trabalho ha quase 20 anos com informatica. Conheco bem Engenharia de Software por trabalhar ha anos fazendo isso para Bancos e Seguradoras. Ja' implementei sistemas em varias linguagens diferentes, incluindo os da moda. Nunca fiquei sem trabalho porque sempre fui e sempre serei um bom profissional. Para aqueles que se vagloriam com diploma, facam como um amigo meu desempregado, faca mestrado, doutorado e ve se consegue dar aula em alguma universidade!

13/08/03, 09:22:31: Fábio fabio@fabio.com
    É, o negócio está feio, talvez o melhor que eu tenha a fazer é acabar o curso de Direito e ir pestar concurso público....... ou quem sabe vender Pipoca..... Aliás (Brincadeiras à parte), a classe dos Advogados é um bom exemplo a ser seguido. Você pode (como na nossa área), comprar livros de Direito, baixar apostilas na internet, ou qualquer outra forma de adquirir conhecimento. Mas a minha pergunta é a seguinte: Pode uma pessoa sem formação ser Advogado ou prestar concurso público para Promotor de Justiça ou Delegado ? A resposta é NÃO !!!!!!! Pelo simples fato de ser obrigatório o profissional ser formado Bacharel em Direito, para poder atuar na área jurídica.... Os Engenheiros são assim (Se não for formado e não tiver CREA, não trabalha), os Administradores de Empresa (Se não for formado e não tiver CRA, não trabalha). Porque somente o profissional de informática tem que ser diferente ? Quanto a ter conhecimento ou não o próprio mercado vai selecionar quem é bom de quem não é,(Como acontece nos exemplos que citei acima). O "Diploma" não é bandeira para nada, e sim um pré-requisito para poder atuar na área (O conhecimento separa o bom do ruim). Ou vamos todos rasgar nossos diplomas em pedacinhos e ficar somente lendo livros e manuais..... (Sem ter conhecimento profundo dos processos que envolvem a área de Informática como Modelagem de Dados ou Princípios de Engenharia de Software)..... como muitas vezes acontece com pessoas que não tem formação na área.


12/08/03, 20:30:56: Aristoteles Já foi bom, agora não é mais!!!
    O mercado de TI já deu o que tinha que dá minha gente, ele pode voltar a crescer depois dessa crise mas com como era antes, pois essa fase de euforia já acapou, simplesmente o que houve foi que esta crise apenas acelerou o que já era óbvio que iria acontecer. Os especilaistas da área já vinham dizendo isso a algum tempo. O mercado agora volta para outro segmento, TI pode até voltar a crescer, mas não como era antes, tenha certeza disso. Diploma de Universidade A, B C? Isso não quer dizer muita coisa no mercado de TI, se eu tenho uma formação superior por uma universidade não tão conceituada e uma certificada CCNE da Cisco, vc pode ser formado até pela USP cara, que dependendo do perfil que a empresa venha a procurar vc não teria a menor change comigo. Agora TI já foi, o negócio agora é Eng. Agrícula por incrível que pareça.

12/08/03, 18:25:53: Bom Senso
    Acho que a crise esta' atingindo nao so' nossa area mas todos os segmentos da economia. Paises mais ricos estao passando pelo mesmo problema. Para se manter no mercado hoje em dia temos que fazer a diferenca. Nao interessa a regulamentacao, diploma bla bla bla das contas ou qualquer outra justificativa para nao correr atras do objetivo. Defina metas, conheca pessoas, seja mais humilde e determinado. Temos boa gente no mercado como temos profissionais medilcres como em quealquer outra profissao. Quem levanta diploma como bandeira, nao tem mais nada para mostrar.

12/08/03, 15:55:50: Fábio fabio@fabio.com
    Eu acho que o maior problema na nossa área chama-se "REGULAMENTAÇÃO" do exercicio profissional de Informática, como alguns amigos já citaram, existem muitos "PARA-QUEDAS" na nossa área: Engenheiro, Adminstrador de Empresas, ou pior, sem formação nenhuma, atuando em nossa área (até em cargos de gerência), enquanto muitos profissionais com nível superior em Análise de Sistemas ou Ciência da Computação estão desempregados. Acho que a crise tem atrapalhado muito sim, mas se conseguirmos nos unir e organizar profissionalmente a categoria seríamos menos atingidos.

7/08/03, 14:36:10: Anonimo anonimo@anonimo.com
    Então, as relações trabalhistas agora são aquelas em que alguém que se preparou para investir numa carreira sólida em informática vai trabalhar de graça (oops, parceria, né?) para um "visionário"?

    Colega, por favor, promessa de dinheiro fácil/rápido/garantido vemos aos montes todos os dias.

    Se quer investir na área de informática, abra uma empresa e contrate profissionais para trabalharem em seus projetos que renderão muito dinheiro (tomara que vc faça a "reforma agrária" adequadamente, e não pague aqueles míseros 500 reais para o cara que leva sua empresa nas costas) ...

    Boa Sorte!!


4/08/03, 19:50:02: José M. Alves multimidi@uol.com.br
    O mercado de TI está sendo afetado pela crise, assim como os outros segmentos da economia. Acontece que, também como nos outros segmentos, existem empresas e profissionais que continuam FATURANDO! $$$$$$,e muito. Porque são criativos.

    As pessoas reclamam, mas poucos querem investir 2 ou 3 meses de trabalho num projeto para depois obter o retorno.

    Querem sempre o imediatismo...o chamado "PRA ONTEM"...

    Tenho vários projetos viáveis e já propus "PARCERIA" para web-designers e programadores, porque não disponho de capital para contratar com salário fixo...Mas ofereço uma ótima comissão e uma chance de uma carreira de sucesso na área de TI. Mas eles não estão dispostos a "INVESTIR" seu trabalho para algo que em médio prazo dará retorno certo. Preferem trabalhar por uns "TROCADOS" aqui e ali ou mesmo ficar "PARADO" . Depois se queixam que não tem emprego.

    HOJE não se pode mais contar com aquele regime de salário fixo...onde você trabalha 30 dias e passa na boca do caixa para receber. A economia mudou...As relações trabalhistas estão mudando.

    Repito...Tenho vários projetos que renderão muito dinheiro. Quem acreditar verá...( e receberá $$$$$ ). Se algum Programador e/ou Web-Design tiver interesse em maiores detalhes é só enviar email para mutimidi@uol.com.br


3/08/03, 11:53:28: Edynilson darknene@ig.com.br
    nossa este o mercado de trabalho esta muito dificil principalmente para nos da area de T.I. ...... sem contar a grande desvalorização do profissional as empresas exigem que vc conheça tudo e ti paguem um salario de fome ..... isso é muito revoltante !!!!!!!! só quem ganha com isso são as empresas pq se vc que se valoriza e acha que aquel salario nao é justo vem um outro profissional e aceita sem saber que amanha ele vai passar e sentir a mesma coisa que nos profissionais mais velhos na area sentimos ..... um descaso.

2/08/03, 09:27:16: Rodolfo rodrod@hotmail.com
    Como eu tenho acompanhado o mercado, posso dize que o mundo de TI não vai mais ser o mesmo depois desta crise. O mercado agora se modificou de tal forma não existe mais (ou por enquanto) aqueles megas investimentos de projetos de TI. E ainda com um monte de gente entrando nesse área ela acabou ficando saturada. Em quanto não houver uma regulamentação desta área os salários seram baixos e a oferta de emprego menor.

31/07/03, 14:39:44: Rogerio
    Antonio Carlos, então você vai fazer Direito ?? e ser DBA Oracle ?? Isso ao mesmo tempo ? Ótimo...

    Já eu estava pensando em fazer Agronomia e ser Piloto de Avião. Acho uma ótima combinação.

    O pior é que o mercado acaba contratando profissionais como você, que "decora" 50 comandos do Oracle e sai falando que é DBA... é ridículo, você não conhece coisas básicas de computação SIMPLESMENTE porque você não é formado.

    Isso é lógica.... entendeu ? Na faculdade você vai ter uma matéria chamada LÓGICA.

    Não dá pra ser DENTISTA/ENFERMEIRO/ENGENHEIRO/CONTADOR se você não se formar...

    abraço,

    Rogerio


29/07/03, 23:10:52: Antonio Carlos m0132016389@itelefonica.com.br
    Boa noite pessoal, a coisa não está tão ruim assim , depois de 10 anos trabalhando como consultor, resolvi ser CLT, não Terminei o curso Superior porque não dava tempo. trabalhando 15,18 horas por dia 7 dias por semana não dá para estudar, mas consegui fazer alguns cursos (DBA ORACLE,MODELAGEM DE DADOS). Desde que começei na area tinha em mente que ter uma formação técnica não era la grande coisa. Hoje o que mais o mercado procura são pessoas focadas no negócio, porque conhecimento técnico se adquire comprando um livro ali outro aqui, não acho que a area esteja saturada, empresas estão deixando de procurar por melhores cabeças para procurar melhores cinturas. Tenho recebido alguns telefonemas de Consultoria, mas estou bem onde estou. E o mais legal de tudo é que vou fazer um curso de Direito e continuar na trabalhando na area.

    o melhor é deixar de reclamar e se adaptar a nova realidade.


29/07/03, 19:47:18: Fausto nao tenho
    Pessoal, além da recesão que prejudica o setor de TI, temos tbm um número muito grande de gente na área de TI que se quer é formada neste seguimento. Qualquer um pode atuar nesta área, não importando sua formação superior, e muitas vezes ganhando igual ou mais que outro formado neste seguimento. Outro problema é que nem sempre uma formação de primeira linha pode fazer a diferença quando vc tem um QI(quem indica)dentro de uma empresa que pode minar qualquer outro pessoa de fora já que ele pode indicar alguém de sua confiança, coisa que dependendo de quem indica a empresa prefere contratar a pessoa indicada pelo QI. Nessa horas as formação vai por água abaixo e a experiência com ela tbm. Acho que o setor que vai ser a menina dos olhos de outro é a agricultura mesmo, Eng. Agricula é a nova onda. TI já foi bom, agora não é mais a mesma coisa e nem vai voltar a dar passos largos como antes, e sim alguns saltinhos.

29/07/03, 18:29:01: Rogerio
    Pessoal, Escola de primeira linha, linguas, etc contam muito para conseguir o primeiro trabalho, depois de anos no mercado são outros fatores que pesam mais. Como experiência. Já estou há 10 anos na área, hoje ganho a metade do que ganhava há 3 anos, meu padrão de vida mudou muito e pra pior. Tenho amigos nos EUA e eles dizem que tem Ingleses/Australianos/Indianos estao voltando para seus paises porque os projetos estão escassos lá e a oferta de profissionais é enorme. Nossa área precisa ser regulamentada, esta semana entrou um cara no meu trabalho como ANALISTA e ele estudou Ciencias Sociais - na UNICAMP, primeira linha certo ? ok, mas nao sabe coisas básicas.

29/07/03, 14:16:02: Carlos
    Realmente, até para profissionais bem preparados, com formação acadêmica de primeira linha, muitos anos de experiência e com cursos de atualização está difícil de se realocar no mercado atual, como é o meu caso. Hoje com a crise, o único meio de se conseguir um emprego é ter Q.I (Quem Indica). No ano passado fiquei 10 meses desempregado, neste ano terminei um projeto de 3 meses e até agora não consegui trabalho. Caros colegas estamos no mesmo barco.

29/07/03, 14:05:45: CFigueiredo(B) ceff56@hotmail.com
    Continuação...

    Paralelamente, há que se considerar o acompanhamento do que se chama "crise" como um todo. Nesse bojo, as empresas tendem a se retrair e controlar investimentos. E, por mais que se difunda que na era da globalização a tecnologia da informação é meio e fim, ela também significa "investimento". E, em momento de crise, investimento está na linha de frente em relação à economia de custos. Com isso, projetos, desenvolvimentos e muitos trabalhos envolvendo tecnologia ficam paralisados ou sofrem cortes cruciais. Reflexos imediatos são percebidos na baixa de produção e diminuição da demanda. A pergunta que não pode calar parece ser a seguinte: como se estabelecer em um setor que, necessariamente, depende de produção e investimentos, com a economia refreada como está? Este é o cenário da economia e no qual a informática e tantos outros segmentos têm que se ajustar. O que me parece e fica mais nítido nesses tempos é que um bom profissional em informática não pode ser somente especialista de um ou mais assuntos técnicos. Precisa constantemente apurar a sensibilidade e criatividade para vislumbrar ações e soluções viáveis em um mercado tão instável.


29/07/03, 14:03:56: CFigueiredo(A) ceff56@hotmail.com
    Se está sendo mais afetado, pode ser difícil dizer diante de tanta diferença e crise. Mas, com certeza, está sendo bem afetado. Há quem diga que a crise só existe mais para quem não acompanha e não se prepara. No entanto, com a crise, a capacitação e dinâmica de um bom profissional em informática corresponde apenas um elemento a mais a ser considerado. Existe a necessidade de eliminar custos e investimentos, de conseguir investimentos necessários para o desenvolvimento de bons projetos, e isso inclui não só o custo para pagamento dos bons profissionais, mas ainda, toda a parte referente a investimentos em tecnologias, equipamentos e enfim, um montante de recursos que estão atrelados aos custos de manutenção de uma boa equipe de projeto. Continua ...


29/07/03, 11:38:03: Antonio
    A Casa Caiu !!! É a única coisa que vem na mente de quem está fora do mercado. Apesar de se muito bem qualificado e com formação academica muito boa, estou fora do mercado há mais de 1 nao. E o pior: Sem perspecitiva de voltar. Acredito que o que está interferindo muito na área de TI, além da crise que é obvia, é falta de regulamentação dos profissionais do setor. Qualquer um é Analista hoje em dia, os técnicos sumiram e todo mundo virou analista, independente/e de formação, etc... Alguém aqui gostaria de ser atendido por um Cardiologista formado como técnico de enfermagem??? Pois é, as empresas nos Brasil adoram ser atendidas desse jeito!!! Tudo pelo Cu$to e nada pela saúde!!!

29/07/03, 11:31:05: Fernando ffbarros@ig.com.br
    Caro Douglas, Você deve estar muito bem empregado ou anda lendo muito a Você S/A, pois acreditar que profissionais bem preparados e com boa formação resistem a qualquer crise é coisa de maluco... Ao contrário do que você pensa, existem muitos outros fatores que implicam na contratação de profissionais. Um deles é que "Dois corpos nao ocupam o mesmo espaço no mesmo intervalo de tempo". Quer ver como tem muita gente boa - e provavelmente até melhor preparada que vc: Entre aí na área de curriculos da APINFO.

28/07/03, 13:54:55: Douglas douglas_cezar@yahoo.com.br
    O mercado está mudando, sempre mudou e sempre vai mudar.

    Está pior para quem se acomodou e acreditou que as coisas permaneceriam estáticas porque eles(as) próprios ficaram assim. Quem se aperfeiçoou e estudou, tanto negócios quantos línguas e novas tecnologias, é porque já entendeu que ou nós mudamos ou a mudança faz isso por nós (neste último caso, sempre sem perguntar a nossa opnião).

    Enfim, para quem se prepara não existe crise, não existe "fase ruim" e sim um desafio a mais.


27/07/03, 14:32:51: Ferman Ta tudo errado!!!!
    A área de informática não esta pagando aqueles salários que todo mundo pensa que paga. Antigamente tinha gente que falava que ganhava até R$10 mil por mês para trabalhar com java. Hoje isso não existe mais, e se existe é algo bem raro no momento. Acredito sim, que a área de engenharia, econômia e humanas, são as que ficaram em alta. A euforia do TI acabou e foi bom o quanto durou, agora TI vai continuar a dar os seus passos, mas não tão largos como antigamente. A área de humanas é a menina dos olhos de ouro no momento sem esquecer que a área de Eng. agricula tbm vem recebendo grande destaque. Não quero fazer propaganda mas que lê a revista Você/SA sabe o que estou falando.

26/07/03, 19:59:24: Paulo Cesar Silva eaglesys@hotmail.com
    Acredito que a área de informática esteja sofrendo com a crise tanto quanto outras área como engenharia, arquitetura, econômia, etc... Mas com certeza, aqueles tempos de altos sálarios para os profissionais de informática acabaram, não somente devido a crise financeira que o pais esta passando como tambem devido a inexperiência e até mesmo desespero de alguns profissionais que para conseguirem um projeto de pequeno/médio porte acabam desenvolvendo projetos por um valor muito abaixo da média de mercado, digamos assim uns R$ 12,00/15,00 por hora. Então muitos destes espertinhos acabam pegando a grana que o cliente desembolsou e depois de algum tempo o cliente nota que comprou "gato por lebre", contrato outro profissional mais bem gabaritado e este por sua vez cobra o valor 'real' para corrigir/redesenhar o 'abacaxi' e em muitos casos o valor a ser cobrado será muito maior do que aquele que o cliente pagou para o picareta, então o cliente continua sofrendo com o sistema que ja esta em produção ou simplesmente faz todo o trabalho manualmente engavetando o projeto e odianto a informática devido a experiências negativas como estas.

26/07/03, 17:56:43: Ferman Área Saturada!!!!!
    Um dos problemas do mercado de TI está tbm relacionado a oferta e procura, pois um mercado que está saturado de profissionais faz com que os salários sejam bem menores do que antigamente. Outro ponto é a recesão que fez com que as empresas diminuisem mais o seus custos e gastos. E ainda todo ano tem gente entrando no mercado de TI, esse mercado está saturado, acho que esse mercado já deu o que tinha que dá (posso até estar enganado), mais se esse mercado tiver que voltar a crescer vai ser um crescimento não tão significativo como vou na explosão de TI.

22/07/03, 23:59:49: Marcos
    A crise economica esta' afetando todas as areas de modo geral. Trabalho em informatica ha 10 anos e nunca vi o mercado tao retraido, tenho notado um decrinio desde o ano de 2001, quando ocorreu o atentado de 11 de Setembro e agravado com as eleiçoes presidenciais. Por causa da recessao os projetos tem sido adiados ou entao excluidos dos planos das empresas. Nas entrevistas que tenho feito, noto que as poucas vagas que existem, sao para profissionais com perfil altamente qualificado. Porem os salarios despencaram. Se antes podia-se ganhar por hora, agora temos que nos contentar com valores fechados e por tempo curto. Rezo todos os dias para que eu consiga trabalho novamente. Apesar de tudo estou otimista e creio que tudo ira' voltar como era antes.

22/07/03, 21:58:31: Renata Ox academia@academiacorporativa.com.br
    O Mercado de TI está sendo tão afetado quanto os outros. Ocorre que pensamos sentir um impacto maior nesse setor, devido aos grandes investimentos que as empresas faziam nesta área e, hoje, não mais. Mas, outros fatores são responsáveis pela crise no mercado de TI: a grande valorização das áreas humanas, por exemplo. O pessoal de TI já não tem o mesmo status nas empresas, pois o momento pede "Gestão do Capital Humano", tendo a TI apenas como ferramenta, não mais como RAZÃO de ser de todas as outras áreas.

20/07/03, 22:01:56: Marcio Mesti marcio.mesti@mestibenito.com.br
    O mercado vinha bem apagado desde o final do ano passado, devido a grande crise mundial e troca de governo do Brasil. Mas parece que o mercado vem reascendendo aos poucos. Mas as empresas só tem uma meta: "Redução de Custos". Com isso as empresas estão tendo que rebolar para continuar com projeto sem clientes e principalmente para conseguir novos projetos, mas aos poucos a coisa está andando.

20/07/03, 17:00:01: Cristiane Menezes
    Acho que o mercado de TI esta passando por uma fase muito ruim. As empresas estão decepcionadas com o gasto e o retorno obtido por TI.

    A pressão é grande para redução de custos e aumento da eficiência. Do jeito que esta, vamos ter que nos qualificar cada vez mais e brigar sempre para conseguir um bom salário.



Anteriores:

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?