API - IT Forum

 Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?



18/10/02, 14:49:30: MARTA VIGI martvi@ig.com.br
    Não sei se há defeitos a serem elencados, mas o bom mesmo é que dentro das empresas somos seres supremos e não há um único funcionário que não deixe de nos elogiar pela nossa inteligência superior.

18/10/02, 14:44:15: JONAS DE MELLO SALVER jonasmel@gart.com.br
    TENHO 73 ANOS E MAIS DE 40 NA ÁREA DE INFORMÁTICA, E O MAIOR DEFEITO QUE TEMOS É PENSAR SEMPRE NO QUE VEM NA FRENTE.

18/10/02, 14:24:54: amanda-sp
    Tenho 30anos e 12anos de experiência, sempre trabalhei em multinacionais. O q não posso negar é q houve época em q se almejavam pessoas recém formadas em faculdades como Unicamp, Usp, etc. Hoje as empresas dão mais valor a um Profissional Certificado da Cisco do que um Engenheiro recém formado da USP (se tiver os dois mais a experiência, ótimo).

    Já encontrei alguns formandos muito humildes, leais e dedicados que mereceriam ser investidos, assim como, já encontrei garotos q se achavam um DEUS só porque se formou nestas faculdades, e por pura sorte conseguiu logo de cara uma oportunidade em uma multinacional. O pior é que são estes tipos de pessoas é q fazem picuínhas/intrigas no serviço dizendo q merecem um salário maior, achando q os outros são incompetentes e ainda escondendo toda besteira q faz, isto quando não jogam culpa nos outros.

    São pessoas q fazem questão de descobrir e engrandecer os pequenos erros alheios p/ se destacarem. Sinceramente eu como gerente não pensaria duas vezes em mandá-los embora, mas a política da empresa às vezes influencia nestas decisões. Se eu contasse hoje todos as histórias q vivenciei acho q daria para fazer um novo livro do Dilbert.

    Aos bons profissionais (sejam eles com experiência, formados ou não) deixo um conselho: Continuem assim, pois com certeza ainda existem os bons líderes q saberão identificá-los e reconhecê-los! Fiquem apenas atentos com os profissionais do lado negro da força! E desculpem-me pelo tom coloquial.


18/10/02, 13:51:05: Marcelo marlucas@usp.br
    ah, cara... os profissionais de informática só têm um defeito: achar q podem ter algum!

18/10/02, 11:38:54: Cassiano Oliveira cassiano66@uol.com.br
    Trabalho ah 15 anos em informatica,sendo os primeios 11 anos em maiframe e no momento estou na baixa plataforma ,sendo em oracle e solaris,penso que as coisas nunca vao mudar,o trabalho eh puxado muitos projetos, tudo para ontem usuario sempre querendo performance,e a gente no limite do stress, essa eh ah nossa funcao,mas eh bom voce poder tomar conta de uma E10000 com varios dominios e fazer o que voce quer,tem o lado bom e ruim,cabe a cada pessoal tentar separa o racional do emocional. Abracos.

18/10/02, 10:09:45: José Orlando orlando@ime.unicamp.br
    Para mim um dos principais defeitos dos profissionais de TI é não passar informações. Após 15 anos de trabalho na área de eletrotécnica, inclusive treinando pessoas, decidi investir em informática, fiz um curso de dois anos e fui a luta procurando estágio. Consegui mas encontrei gente acha que sabe mas tem medo de passar conhecimento. E o que é mais incrível para ser estagiário em muitas empresas é preciso ter experiencia, assim fica muito dificel conquistar um lugar no mercado. Mas o que considero mais importante é nunca desistir.

18/10/02, 09:53:26: DANIELLE SAMPAIO fandangosrj@bol.com.br
    PROFISSIONAIS DE TI NÃO TÊM DEFEITO. QUEM TEM DEFEITO SÃO OS USUÁRIOS, QUE RECLAMAM DE TUDO E QUEREM SEMPRE TUDO PRONTO PARA ONTEM.

    ABRAÇOS A TODOS.


18/10/02, 09:35:23: Eduardo Costa elamblet@zipmail.com.br
    Antes de mais nada concordo plenamente com o Eugênio Soares, "Faculdade, Pós-graduação" não é tudo. Tenho 33 anos sendo 14 trabalhando na com informática e graças a DEUS e a minha busca por conhecimento(muita Leitura) nesses 14 anos não fiquei mais do que cinco meses desempregado e não tenho curso superior! Trabalhei em diversos bancos e em empresas multinacionais.

    O maior defeito do Profissional de TI é ficar reclamando e não buscar seu aprimoramento, com suas próprias pernas, é não procurar evoluir pensando hoje no amanhã ! Trabalho hoje como Consultor, não tenho o que reclamar do meu salário, principalmente levando em conta a atual situação do Brasil. O profissional de TI (Consultor)deve tentar negociar "BEM" o seu contrato no ato da contratação. O maior investimento que podemos fazer são dois cursos e previdência privada para conquistarmos uma aposentadoria digna. Sei de diversos profissionais "Consultores" que inclusive negociaram o pagamento de sua previdência no ato da contratação.

    Um conselho a quem tem idade por volta dos vinte e poucos ; estejam bem preparados(inglês,formação técnica) e caso sua ambição seja realmente grande vá para o exterior (ver sites que contratam profissionais de TI e pagam até a passagem).

    Como defeito vejo no meu caso vejo a necessidade de estar sempre trocando de emprego, só ano passado forma 3 empresas.

    Boa Sorte a todos.


17/10/02, 22:54:43: eric erico@faspmail.br
    Pessoalmente, acho que falta humildade da nossa area. Tudo "é facil" de se fazer, seja uma solução simples de acesso a banco de dados, seja uma servelet. Poucos assumem que nunca viram algo ou que não tem conhecimento...preferem fazer pouco caso de algo que sequer conhecem.....que tal mais humildade para se então ir em busca do conhecimento ????

17/10/02, 22:50:29: Aquariana aquarianasp31@hotmail.com
    O maior deles, foi ter aceito esse regime de escravidão, que é o trabalho sem contrato, sem garantias e, na maioria da vezes, mal remunerado onde a conta, na ponta do lápis, faz com que esse profissional fature o mesmo tanto que um profissional que tem carteira assinada. Essa situação de total falta de garantia leva muitos profissionais a serem omissos e medrosos, porque qualquer atitude pode levá-lo a um tchau, com o faturamento de horas trabalhadas no mes.

17/10/02, 15:49:13: Leandro Massari
    O Maior defeito é que profissionais de TI não podem ter defeitos.

17/10/02, 15:44:40: André Felipe afarias.infolab@suzano.com.br
    Existem três tipos de profissionais de TI :

    Os que realmente conhecem Os que não conhecem e tem força e humildade pra perguntar e aprender E os piores que são os que pensam que conhecem.


17/10/02, 14:26:36: Ricardo Paulino Oliveira ricardopaulinooliveira@hotmail.com
    É difícil achar defeito nos profissionais de TI , pois o ego não deixa. Apenas menciono a questão da ausência de união entre os profissionais para lidar com os seus próprios direitos trabalhistas em muitos casos apenas atrelados a contratos de prestação de serviço.

17/10/02, 10:34:35: Renato
    Perfeito o que diz o Joel Mendes. Imcompentência, pouco conhecimento, aceitação de baixos valores/hora... Entre outras tantas, acrescente-se a exploração das "Consultorias", que na verdade são simples alocadoras de mão-de-obra, que fazem anúncios, selecionam através de patéticas entrevistas (feitas por psicólogos que nada entendem de análise, programação, banco de dados, ambientes, etc...), e depois cobram dos clientes e só repassam metade ou menos do que foi pago. E a porcaria está feita! As Consultorias trazem malefícios para os consultores. Pensem nisso!

17/10/02, 09:47:39: Fernando Labombarda flabombarda@uol.com.br
    Muitos profissionais da nossa área (IT), tem problemas de relacionamento, problemas com equipe, etc ... A algum tempo atras, isso era aceitável porque ficava aquela imagem "todo gênio é louco ....". Isso ja não vale mais nada. Um profissional é composto mais ou menos assim: 60% -> Técnico. 40% -> Lado pessoal.

    Se o profissional, não tem postura, não aceita autoridade, não segue regras, não tem um bom relacionamento com as pessoas, todo seu conhecimento, seu know how, acaba não tendo muito valor.

    Abraços !


16/10/02, 22:12:30: Joel Mendes joel.act@uol.com.br
    Se observarmos bem, os profissionais de IT atualmente não estão com ética profissional suficiente para se colocarem no mercado. Visto o valor hora baixíssimo que alguns profissionais estão aplicando só para conseguir uma vaga. Isso além de ser péssimo, marginaliza os profissionais. Pois a área está repleta de profissionais incompetentes e de péssima conduta; oque acaba por prejudicar profissionais qualificados que prestam ótimos serviços mas não podem cobrar um valor hora real e condizente com sua qualificação. Espero que este quadro mude e que estes profissionais tenham um pouco mais de conciência quanto for cobrar sua hora de trabalho no ato de sua contratação.

16/10/02, 21:49:23: Toshio toshior@uol.com.br
    Vejo que não só em IT como em muitas outras areas e empresas, de pouco vale a competencia, pois o que prevalece é o puxa-saquismo e o apadrinhamento...

16/10/02, 20:25:37: Juliane julianeccs@ig.com.br
    A minha opinião é: é que estudamos tantas linguagens, processos, análises, hardwares, softwares e esquecemos o principal o relacionamento em equipe, a experiência e paciência com pessoas. Todos profissionais deveriam começar como professores e não esperar acabar uma faculdade para procurar um trabalho. A vida não é apenas tecnologia, temos um mundo ai fora, temos que sempre buscar energias e paz interior na natureza para sempre estarmos com a cabeça boa para o trabalho nesta área. ESPORTES também é muito bom para quem não tem tempo para viajar, agora se falta uma graninha pra isso....caminhe ....nos finais de semana....observe a natureza...as pessoas....isso forma um "analista de pessoas" que será um ótimo profissional em "análise de sistemas" ou algo do Gênero.

    um grande abraço e parabéns a todos e para a APINFO pelo site de oportunidades e de união do mundo da Tecnologia.


16/10/02, 13:13:07: Pierre pierrefreire@yahoo.com.br
    Realmente este forum é muito interessante, acho muito salutar podermos discutir este tema tão ligado as nossas carreiras. Os grandes defeitos dos profissionais de informática em grande maioria é a falta de profissionalismo e ética. Pois estes valores não se aprende na faculdade. A falta de compartilhamento da informação é também um fator muito ruim, áté por isso eu sou a favor do modelo do "OPEN SOURCE", pois a partilha da informação é algo muito valioso e que ajuda muito o crescimento profissional das pessoas. Eu infelizmente não tive a oportunidade de fazer uma faculdade, eu uso informática em casa, programo em C, PHP, Recital para Unix. Tudo isso aprendi lendo e compartilhando informações com amigos. Junto com amigos da comunidade criamos um site sobre Linux. Tenho muita vontade de trabalhar na área de informática profissionalmente, mas infelizmente porque não tenho o diploma e muito menos condições não posso fazer isto que tanto amo. Sei o quanto é importante uma faculdade, mas existe também muita gente boa que não frequentou uma faculdade e em um País com um modelo econômico tão injusto as empresas também poderiam dar oportunidades a pessoas que usam a tecnologia mas não fizeram uma faculdade.


16/10/02, 11:04:04: Demetrius!
    Acho que um grande problema dos profissionais de TI é a ganância. Estão sempre querendo ganhar mais e mais, mesmo que para isso precisem prejudicar os outros. Lembrando que não ajudar os que possuem dificuldades é uma forma de prejudicar, já que você podia ensiná-lo e preferiu não fazer.

    Por que será que Hackers são tão unidos?? Porque não fazem isso por dinheiro, mas sim pela paixão pela tecnologia. Qualquer um aqui sabe que um hacker só é realmente bom se passa cada nova descoberta a toda a comunidade e reciprocamente está sempre aprendendo com os outro.

    O profissionais de TI em sua maioria esquecem de importantes valores humanos como humildade, paciência e solidariedade.

    Devemos ter mais paciência com usuário e com os iniciantes. Devemos ter mais humildade para reconhecer que não sabemos algo e pedir ajuda. Devemos ser solidários e ajudar a qualquer um que nos peça ajuda, pois tenho certeza que se ainda não precisou de ajuda, ainda precisará.

    Logicamente temos muitos outros defeitos, mas podemos começar por estes, que são os mais evidentes e que impendem o crescimento pessoal de cada um.

    Demetrius!


16/10/02, 10:19:25: Fábio Fábio
    O maior problema na área de TI é a falta de qualidade dos projetos. Bancos de dados sem triggers, stored procedures, classes q utilizam variáveis globais, sistemas Java inteiros proceduralmente escritos em uma só classe... enfim erros banais (mas nada menos q gravíssimos) feitos por profissional medíocres e desqualificados. Seguindo a filosofia "ah mas funciona!" e "deu problema? formata!" esses profissionais se proliferam devido ao seu serviço barato e rápido (afinal como eles dizem, faculdade é só diploma). Um empreiteiro quer seu edifício pronto o quanto antes, o mercado exige mudanças urgentes da política econômica do governo, enfim não importa a área todos exigem o trabalho "para ontem" e devemos resistir a todo custo ceder a tentação de baixar a qualidade por comodidade ou pelo prazo apertado.

16/10/02, 08:47:22: Otavio Venturoli olvf@uol.com.br
    O que mais me faz sofrer com os profissionais de TI é a falta de planejamento. Uma boa análise faz com que se ganhe muito em desempenho, qualidade e tempo mas os gerentes desta área querem produtividade e perder tempo para se conseguir bons resultados está fora de cogitação.

    Geralmente estes gerentes são "profissionais" formados em grandes universidades ganhando salários altos mas que não entendem nada de gestão de pessoal e projetos. São como feitores de escravos exigindo produtividade por um valor irrisório.


16/10/02, 03:47:21: Wellington José welljose@yahoo.com.br
    Tive um patrão muito incompetente! O cara se achava o mestre da verdade! Infelizmente o pessoal da área não tem a menor humildade! Isso é triste, as pessoas tem medo de dizer que não sabem plataforma X ou linguagem Y! Sei lá essa área está péssima! O pessoal babaca que não sabe criar uma partição no FDISK acaba tirando um emprego de uma pessoa que manja de verdade apenas por ter um diplominha de qualquer faculdadezinha de porcaria, ou ás vezes nem isso... Abram a revista INFO e vejam vocês mesmos no que aquilo se transformou, um guia cheio de jabás de grandes empresas, útil apenas aos leigos! A faculdade - em algumas áreas - serve apenas para dividir mais as pessoas tirando oportunidades!

16/10/02, 02:25:54: Gilberto Strapazon gilbertostrapazon@yahoo.com
    Fala o Dinossauro:

    A coisa que mais escuto, é que todo pessoal de informática fala uma língua que ninguém entende. Todo mundo entende a língua de médicos, engenheiros, bruxas, economistas, cozinheiros, etc... Mas as PESSOAS NÃO NOS ENTENDEM!!! Discutimos numa língua esquisita que ninguém sabe. Não acho que arrogância seja problema, isto tem em toda profissão. Humildade? Tente conversar com pessoal da Odontologia ou de Comércio Exterior!!! Minha muito humilde opinião, é que temos um problema de IDIOMA. Isto mesmo. Não nos comunicamos com os malucos dos usuários porque eles não entendem NOSSO IDIOMA. E olha que além de Inglês e Espanhol fluentes, estudo alemão. Fazem anos alguém disse que depois da linguagem de programação, a linguagem mais usadas pelos programadores era a linguagem obscena! O resto, meus defeitinhos pessoais, são coisinhas como meu perfeccionismo e detalhamento extremo, ler manual no banheiro, rede em casa com cable-modem, ethernet, licença QUENTE de Cobol, Clipper, Delphi, Visual Basic, Access, etc, gastar um tempão para que um programa seja completamente a prova de operador, até aceitar clique do mouse for a do campo! Eu confesso! O grande defeito, não é o profissional! É o USUÁRIO. Elimine-o e teremos finalmente o paraíso na terra! Mwhahahahahah!!! Colossus, HAL 9000 e outros, serão lembrados como mártires! Ou assumiremos que um dos nossos defeitos é a própria loucura!

    Visite a homepage do dinossauro: www.geocities.com/gilbertostrapazon


16/10/02, 02:12:16: Gino Campra gcampra@uol.com.br
    Concordo com muito do que foi dito aqui. Mas não gosto de criticar pois são todos nossos colegas. Posso aconselhar, mesmo correndo o risco de parecer um idiota: -Olhemos mais para nossos umbigos. -Devemos nos valorizar mais. -Não nos sujeitarmos a usar a tecnologia errada. -Sejamos mais parceiros e menos comparsas. -Um pouco de diplomacia pode ajudar o cliente e nosso empregador. -Procure ir até o fim de um projeto pelo menos uma vez. -Tenha projetos próprios, é o futuro da nossa profissão. -Indique os amigos e os ajude a conseguir novos projetos.

    Poderia dar alguns para nossos contratantes, mas isso fica para quem tiver interesse.

    Abraço,

    Gino.


15/10/02, 20:22:28: Juscelino Oliveira Alves e Mendonça
    Tenho minha opinião quanto aos defeitos + mencionados neste forum s/os profissionais de TI. Sei que muitos casos são exatamento isso mesmo porém, existe o outro lado da moeda : 1) Arrogância : Depende muito do relacionamento existente entre usuários e pessoal de TI; Se na empresa existir de fato gerentes verdadeiros, estes devem, como obrigação, desenvolver entrosamento e bom relacionamento entre as áreas a fim. Quando isso não acontece, o problema pode estar na gerência e o gerente em questão deve ser questionado ou mandado para o olho da RUA. 2) Falta de união pode ser causado despercebidamente por certos líderes de equipe que não sabem (por incapacidade ou incompetência mesmo) ou não querem incentivar espírito de equipe entre seus subordinados. Assim fica difícil o indivíduo compartilhar ou buscar conhecimento com os demais colegas acabando assim criando um isolamento entre os indivíduos; 3) A falta de humildade se deve a grande pressão que cada profissional muitas vezes é submetido pelo mercado de trabalho. Durante o recrutamento destes profissionais muitas vezes este precisa usar certos artifícios para poder garantir a sua contratação e a humildade infelizmente não é encarada como uma qualidade quando não muito é considerada como acanhamento ou coisa parecida. Já vi muitas pessoas qualificadas e com potencial enorme e uma simples entrevista em que estes naquelo momento passando por algum problema pessoal é excluido do processo e do emprego o qual era candidato.

15/10/02, 19:52:53: Gustavo Henrique
    O maior defeito de um profissional de informática é não ter formação superior na área. Sem dúvida nenhuma!!!!! A regularização da profissão tem que vir urgente. Profissionais não formados atrapalham o mercado, fazendo com que os salários diminuam, pois a oferta de mão de obra fica bem maior que a demanda. É um absurdo que qualquer pessoa possa trabalhar nesta área. Ainda bem que muitas empresas que conheço só contratam quem tem diploma na área, parece que a mentalidade das grandes empresas está mudando... O diploma é de suma importância, como em qualquer outra profissão. Os não formados que me desculpem, mas vocês são os parasitas da área!

15/10/02, 18:40:38: Monica monicasantos@svn.com.br
    A arrogancia de alguns colegas (infelizmente) nossos chega a tal ponto a pensarem que sao os deuses da informatica. Um bom profissional deve ter humildade.

15/10/02, 18:05:36: Fábio jmosket@bol.com.br
    ´Dos Profissionais de informática acho que o maior defeito é a arrogância, mas tb não conheço pelo menos um profissional de informática que trabalhe pouco e acho isso muito ruim pois muitos assim como eu acabam morando mais em seu trabalho do que em sua residência e fora que se tem um achatamento dos salários de um tal modo que fica quase insupotável de se trabalhar tranquilamnete pois vc tem que esta sempre atrás de novas tecnologias Falei

15/10/02, 15:22:18: Cleiton Palmeirense cleitonpalmeirense@ig.com.br
    Infelizmente alguns profissionais de informática andam de nariz empinado, principalmente os de classe média/alta em alguns casos excessões de classe baixa. Uma grande maioria não acompanha a evolução tecnológica e abacam ficando literalmente para trás. Falta de expressão também é um ponto negativo para os profissionais de informática pois geralmente se preocupam muito com o lado técnico e esquecem do outro lado da moeda um lado fundamental.

15/10/02, 13:59:13: Luiz Eduardo Xavier eduardo@temploxv.pro.br
    Concordo com a Katia. Mas posso dizer que acho muito foda uma mulher que sabe programar. Digo isso pois uma mulher me ensinou a ser desenvolvedor. Como uma mãe ajudando o filho a crescer. Os homens possuem paciencia diferente... bem menos... No mais, sou consultor numa grande empresa e de profissionais TI, somamos uns 20 (apenas uma mulher programadora, antes eram duas) num departamento e não sei se é por sorte minha ou do grupo mas ninguém é prepotente e sempre senti a boa vontade de todos que procurei ajuda. Acho que vai do grupo e da diciplina das pessoas (não como profissional) e pricipalmente de nós mesmos.


15/10/02, 13:41:22: Katia katiacristina68@uol.com.br
    Eu fiquei muito surpresa com os comentários que li neste fórum, nunca imaginei que tantas pessoas passavam pelos mesmos problemas. Sempre trabalhei em empresas que possuiam poucos profissionais de IT, mas agora estou em uma empresa onde somos muitos e também convivo com este fato. Nunca vi tanta competitividade, prepotência, arrogância, machismo e falta de humildade em toda a minha vida profissional. Confesso que isso não é ideal de ambiente de trabalho pra ninguém, mesmo que o salário seja compensador. Não sei como lidar com esse problema e nem sei se tem solução, se fossemos máquinas apenas substituiríamos a peça defeituosa, mas quando o problema é Ego... ai complica. Será que os profissionais de IT terão salvação um dia???? Será que o problema é na educação fundamental???? []s

15/10/02, 13:37:08: Luciano luc76@hotmail.com
    Super interessante esse fórum... nota-se que todas as pessoas defendem uma causa, uma posição ou seja, onde o "calo aperta"... Mas acredito que todos sentem um pouco de tudo que foi comentado aqui, desde a arrogância e prepotência de alguns profissionais, o exibicionismo gratuíto do canudo de uma universidade (como se isso fosse a receita fundamental para ser um verdadeiro profissional de TI) até o preconceito sexual. Caros, o que vale é ser bom no que vc é, acreditar no que vc se dedica, ter humildade para ensinar as outras pessoas (afinal, o conhecimento não é nada, se vc só poder guardar ele pra vc e não divulgar pra outras pessoas). Somos pessoas cheias de defeitos e acreditem, o que está acontecendo aqui hoje serve para que nós analisemos friamente tudo que esta sendo visto, comentado e apontado em nossa área. Pensem nisso...

15/10/02, 12:59:10: Klaus Tissen
    Os maiores defeitos dos profissionais de TI sao na seguinte ordem:

    1. Sujeitarem-se a receber salarios inferiores a US$13,00/hora, isto esta degradando o mercado!!! 2. Acharem que sabem tudo sobre a empresa, na verdade nao devemos achar pois nós sabemos tudo mesmo! 3. Existem alguns profissionais que nao gostam de mulheres trabalhando na área (vide comentarios a seguir), isto sim é um absurdo pois precisamos de muito mais mulheres trabalhando conosco, diria que na proporcao 100mulheres p/ cada 1 homem.

    Bom, tirando estes pequenos defeitinhos, no resto somos perfeitos!

    Klaus Tissen


15/10/02, 12:00:43: Telma Garcia telminha@ubbi.com.br
    Na minha opinião o maior defeito é a falta de humanismo, pois as pessoas acabam sendo máquinas programáveis e esquecem a relação que existe entre ela (pessoa técnica) e o usuário (pessoa leiga), eu trabalho a pouco tempo nesta área e tento fazer com que os meus usuários não se sintam inferiores a mim e sim que eles podem aprender muito comigo e que eu irei auxiliar eles como eu poder, sem entregar o segredo lógico!!!

    Outro defeito é o preconceito com as MULHERES nesta área pois os HOMENS esquecem que somos tão capazes ou até melhor que eles.


15/10/02, 11:49:25: Roberto Topete betotp@hotmail.com
    Não existe união e troca de conhecimento. Mas nossa qualidade ofusca estes defeitos.

15/10/02, 11:40:40: Daniel Bispo de Lira danielbl@zipmail.com.br
    Na minha opinião um dos maiores defeitos do profissional de informática é não saber lidar com o ser humano. Na verdade precisamos ser mais flexíveis.

15/10/02, 10:59:09: Luiz Carlos luiz_carlosc@hotmail.com
    Acredito que o maior defeito da maioria dos profissionais de informática, é que eles acham que T.I. se resume simplemesmente em linguagens de programação, bancos de dados e hardware. Muitos deles dizem de "boca cheia" que trabalham com T.I., sem ao menos conhecer profundamente a essência da profissão que é a informação. Viver aprendendo linguagens é como correr atrás do próprio rabo, pois quando elas estão se firmando no mercado, já ficam obsoletas. Portanto, reflitem e passem a dar mais importância a informação.

15/10/02, 07:17:09: Francisco Pereira
    Pessoal, se o tema do forum : defeitos dos profissionais de IT, fosse a especificação de um programa, boa parte das respostas não atenderiam as necessidades do usuário.

    Muita gente começa a responder, colocar a sua opinião, reclamar das consultorias, do PT, do Brasil, do ambiente de trabalho, das exigências para contratação de estagiários, fala das qualidades dos profissionais e não dos defeitos e etc, sem ter compreendido exatamente o que foi perguntado.

    É justamente este o maior problema que eu vejo nos profissionais de IT, a pressa de se chegar a uma solução, sem ter realmente entendido qual o problema.


15/10/02, 06:53:00: Eduardo Watanabe
    Estou achando este forum muito legal. Normalmente não temos a possibilidade de discutir este tipo de coisas.

    Reconhecer os erros mais comuns é a melhor forma de evita-los e mesmo corrigi-los, nos tornando profissionais melhores.

    Quanto a min, gostei da lista de 8 pecados levantadas pelo Cesar. Acho que a humildade e a dificuldade de trabalho em equipe são os maiores problemas. Acrescento um que ainda não vi por aqui que é a falta de visão de negócio. Muitos profissionais entendem apenas do lado tecnico, não conhecem o suficiente da empresa para saber suas reais necessidades, este é mais um dos pontos que dificulta o relacionamento com os usuários.


15/10/02, 02:09:45: Marcos Vinicius
    Na minha sincera opiniao os defeitos dos profissionais em TI sao varios. Dificil dizer qual o pior. Alguns deles sao:

    1 - Arrogancia: pensa que sabe tudo e que sempre tem razao. Tem desprezo pelo usuario. 2 - Falta de humildade: nao reconhece que esta errado ou que nao sabe determinado assunto. 3 - Falsidade: sao "trairas", na frente fala uma coisa e nas costas fala mal de voce para o chefe. 4 - Egoista: nao divide o conhecimento 5 - Analfabeto: nao consegue elaborar um manual intelegivel. Tem dificuldades em se expressar tanto na escrita como na fala. 6 - Individualismo e desuniao: nao existe cooperacao, o colega ao lado é o seu concorrente.

    O tema deste forum e sobre os defeitos dos profissionais de TI e nao sobre se "ERRAR E HUMANO" como alguns estao pensando. Nao confunda a pessoa com o profissional galera.


14/10/02, 23:03:17: Danilo dancapa@bol.com.br
    O grande defeito do profissional de informática e talvez o maior, seja à arrogância de não saber que não sabe nada, nem da vida nem de sua própria profissão, sena que se repete com muitos e muito pangarés existentes em nossa área denegrindo nossa imagem através de lugares e empresas que só pensam e custo baixo e acabam contratando pessoas que nem tem intenção de seguir carreira nesta imensa área, mais isso acontece porque lidamos com uma área sem um código de ética profissional. Talvez pareça loucura ou coisa de outro mundo, mas se a medicina possui porque nos não podemos !

14/10/02, 21:29:41: Marcos P. Marchetti marcosmarchetti@bol.com.br
    A falta de percepção em determinados assuntos, nos quais lidamos a todo instante: - Achar que sabe tudo ou quase tudo; - Insegurança no seu próprio ambiente de trabalho; - Respeito ao profissional que esta chegando agora e envolvido juntamente com você, em determinado projeto com sua equipe de trabalho; - E o maior de todos a "FALTA DE HUMILDADE"; Poderiamos discutir sobre esse assunto durante dias, e não chegariamos a um denominador comum.

14/10/02, 20:39:43: Cesar
    Fábio:

    Certamente o Saber é uma grande riqueza mas penso que a maior riqueza é saber cativar e lidar construtivamente com pessoas, o que não se aprende na escola academica, mas sim na Escola da Vida. Livros sobre Psicologia existem aos montes, para todos gostos, mas é sua percepção, seu "feeling", seu desejo de conhecer e entender os outros é que realmente enriquecerão você pela sua vida. Tecnologias nascem, florescem e definham, mas as pessoas estarão sempre presentes em nosso dia-a-dia, porque são elas que formam as organizações e empresas que compoem nossa sociedade. Trabalhamos com alta tecnologia, não há como negar mas precisamos tanto de nossos colegas como de nosso chefes para atingir nosso objetivos profissionais: as Pessoas é que vêem em 1º lugar!

    Cesar


14/10/02, 20:21:25: Cesar
    Luciano:

    No fundo mesmo, uma boa parcela dos nossos problemas deriva da nossa insegurança e de nossos pares e superiores. Tratamos os outros mal para "coloca-los em seu lugar" mas certamente não gostamos quando nós é que sofremos estes abusos. Não é a BMW do chefe, mas o seu desprezo e falta de respeito e falta de consideração é que nos fere mais fundo e nos magoa. Não trabalhamos somente por dinheiro mas também pelo reconhecimento e respeito ao nosso trabalho e nossa dedição e isto é cada vez mais difícil e raro.

    Cesar


14/10/02, 20:01:03: Luciano Duarte ferreluc@hotmail.com
    César,

    Concordo consigo! O comportamento egocêntrico é um grande mal! Num projeto, numa equipe, é horrível conviver com o egoísmo, as pessoas tratam-se como se estivessem eternamente competindo. Com isso, dúvidas e perguntas importantes muitas vezes deixam de ser manifestadas por que os "gênios" não abrem espaço para elas, inibindo os colegas. Duas únicas vezes eu tive oportunidade de trabalhar em projetos onde todos no time tenham entrado em perfeita sintonia e o resultado foi ótimo. Mas, infelizmente, essa sinergia acabou por ciúmes do Diretor da empresa! Pasme-se, mas é verdade!

    Muitas vezes, o Diretor da empresa é o maior problema da empresa. Trabalhei em uma empresa alemã de soluções em BI que, se o Diretor da empresa visse a equipe motivada ou até mesmo feliz e bem ambientada, convocava logo uma reunião para nos enxovalhar. Muitas vezes, além de recebermos a notícia de que o salário seria pago em parcelas atrasadas, ainda éramos duramente criticados. Era horrível o clima criado, ainda mais sabendo que o cara tinha comprado uma BMW, um verdadeiro desrespeito aos colaboradores dele!


14/10/02, 19:48:10: Cesar
    Bom, seres humanos tem defeitos e como os profissionais de TI não são máquinas ... . O que ao longo de 29 anos de trabalho tenho visto é o seguinte: 1) arrogãncia, prepotência e falta de respeito com seus colegas de trabalho, sejam eles da área de TI ou não; muita vaidade; 2) impontualidade nos seus compromissos e nos projetos; 3) falta de espirito de time/incapacidade de iniciar e manter uma parceria; 4) falta de capacidade/vontade de negociar; inflexibilidade; 5) falta de vontade de se aperfeiçoar (Já sei tudo que eu preciso saber!!); 6) falta de iniciativa (Não é problema meu!!); 7) incapacidade de assumir os seus erros e aprender com eles (Já estava assim quando eu cheguei ...); 8) descaso com a qualidade do seu trabalho; dispersividade; falta de foco nos problemas. Por incrivel que pareça, estes 8 "pecados" não são tão raros de se observar em nosso dia-a-dia, mas é bem dificil nós tenhamos a auto-crítica necessária ao percebimento de nossas fraquezas. Certamente nossos superiores ou mesmo colegas fora da área de TI nos enxergam com uma clareza que nós não julgávamos possivel e por causa disto nós nos expomos demais, nos desgastando sem necessidade e certamente prejudicando nossas chances de progresso profissional.

14/10/02, 19:42:47: Rogerio
    Acho que a grande maioria é arrogante, e prepotente, quando chega alguem novo na empresa então nem se fala.........acho que ficam com medo de perder o espaço para as pessoas. E muitos ainda deixam de dar algumas dicas para os mais novos e que precisam de novos conhecimentos e que por pura arrogancia e falta de personalidade, deixam de ajudar a quem precisa. Falo isso por que ja presenciei isso e no meu começo de carreira ja passei por isso, hoje passo o meu conhecimento para os que me perguntam algo, e mais.....com certeza existem muitos profissonais que dizem saber tudo, isso é mais uma prova de prepotencia, pois duvido que alguem domine tudo.

14/10/02, 19:38:17: Julio
    Trabalho com pessoas formadas em Matemática, Física, Administracão de Empresas etc... São excelentes profissionais de TI mesmo não tendo sua formação superior em TI. Assim como conheço dezenas de pessoas que se formaram como eu em Analise e muitos em programacão que fazem exatamente a mesma coisa ou melhor, por que discrimina-los?

14/10/02, 19:37:31: Julio
    Concordo inteiramente com voce. A minha nota foi uma resposta ao comentário do Nivaldo, não deve ser analizada isoladamente.


14/10/02, 19:31:25: Luciano Duarte
    Julio,

    Não quero me envolver em mais esse assunto polêmico, mas eu acho que o Brasil fica muito a dever em relação à educação no mundo. Não tenho dados agora, infelizmente, mas a média de anos na escola de um cidadão brasileiro é muito inferior em relação ao cidadão argentino, por exemplo, e muitíssimo inferior em relação aos cidadãos europeus.

    Mais tempo na escola significa mais tempo estudando, maior imersão na leitura, debates, discussões, maiores insumos para defender-se e crescer. Ser um profissional de informática não pode ser restrito a SAP, por exemplo. Essa onda um dia irá se esgotar pela própria lei da oferta e da procura.

    Todos, ou quase todos os profissionais de sucesso na área de informática se formaram em cursos tradicionais e estão a comandar quase toda a comunidade de TI. Eu fiz um curso de quatro anos e mais uma pós-graduação de 1 ano e meio, praticamente, e acho insuficiente.

    Não podemos tolerar a área de informática sucateada. É preciso melhorar a qualidade da formação. Um dos grandes problemas da comunidade de informática hoje é a qualidade da formação. Revista Veja não é uma referência confiável: Essa revista maninupa, tradicionalmente, tudo. É perigoso referenciar-se à revista Veja como verdade absoluta.


14/10/02, 19:29:39: Patricia N G santos pngs@terra.com.br
    Bom li muitos comentarios e vi alguns que sinceridade não merecem uma replica...o comentario da Gabriela foi tipo de filhinha de papai, me desculpe, mas eu acredito que muitos aqui, se fizeram faculdade foi com certeza na que ele ou o pai pode pagar...a minoria que faz PUC muita das vezes não precisa nem trabalhar pq tem um paitrocinio...Eu ainda nao fiz faculdade simplesmente pq nao tive ainda oportunidade...to desempregada e correndo atras de um trabalho pra q eu possa sim ingressar num curso universitario, seja ele o mais pobre que for...mas quero apenas poder ter um diploma...pois muitas empresas so contratam se a pessoa tem um diploma...se nao tem...nao importa a experiencia...agora uma coisa vc certo como um estagiario pode ter experiencia se ele nunca trabalhou? ...

    Se alguem tiver um emprego pra mim eu agradeço rs


14/10/02, 19:18:41: Paulo Ricardo pschwind@ig.com.br
    Deixa eu dar meu palpite, até mesmo porque estive conversando recentemente com um cliente meu sobre isso.

    Antes de mais nada , para os experts de plantão não tenho diploma de nenhuma área de Infromática; sou formado em Administração com registro no CRA.Comecei a mexer com informática desde os primórdios do PC, com o fabuloso PC-XT com 640K de RAM e disquetes de 5 1/4 (põe disco 1, espera carregar, põe o dicos 2, carregar , põe o Lotus 123, espera carregar , pões o outro disco do Lotus ... alguém ai se lembra disso? :) ). De uns dois anos para cá me dediquei à programação voltada à Internet, consultorias, etc... assim posso dizer que conheço os dois lados da moeda: como cliente e como prestador de serviços em informática.

    Os maiors defeitos que constatei num profissional de Informática , do e acordo com minha experiência e pelo que foi passado pelos meus clientes, são basicamente três:

    - arrogãncia : o profissional da área, formado com ou sem experiência, normalmente, trato com desprezo aquele que é seu cliente E não é um iniciado da área. Se é um guru de alguma tecnologia, então nem se fala ...nunca admite que não sabe sobre algum assunto...

    - foco excessivo no processo : muitas vezes o profissional se foca mais nas tecnologias ao invés de se perguntar se é aquilo mesmo que o cliente precisa .

    - análise de processos superficial : muitas vezes entrega um programa ou sistema que acaba não sendo aquilo que o cliente realmente queria.


14/10/02, 19:15:44: Julio Para Justiceiro
    Hei, desculpa se ficou afetado pelo que escrevi, não foi essa a minha intenção e sim deixar minha opnião sobre formação universitária no Brasil e no mundo. Perguntas como por que os cursos são sempre de 4 anos seja para que área for? Por que salários que são ao fim pagos para formados que equivalem ou ficam a dever com relação a salários pagos por alguns especialistas? Por que um Consultor SAP ganha mais mesmo sem título acadêmico? Teria um monte de argumentos e críticas para debater se houvesse espaço e pessoas mais educadas.

    Com relação a sua vergonha por cursos de 2 anos só vem comprovar porque a maioria das opniões ao tema em questão fala de arrogância e humildade. Porque com certeza nossa área sofre demais com atitude de pessoas como voce.


14/10/02, 18:45:37: Luciano Duarte
    Gabriela,

    Na teoria, os estágios e os programas de trainee eram um investimento que as empresas faziam nos talentos para reaproveitá-los no futuro, para suprir lacunas que viriam a existir com o passar do tempo. O estagiário ou o trainee poderia então trabalhar já conhecendo toda a política e processos da empresa aprendida em seu respectivo estágio ou programa de trainee. Eu passei por esse tipo de programa, por exemplo. Eu encaro o estágio assim e programa de trainee também: É para aprender e aproveitar, não para explorar ninguém!

    No entanto, hoje, a dinâmica é outra. Mas, não desista de tentar! Nunca diga que não sabe, diga sempre que consegue aprender. Uma grande amiga minha, consultora SAP, era a nossa colega de Faculdade com maiores dificuldades na assimilação de assuntos da área de Informática: Ela nunca disse que não sabia e ela sempre corria atrás de tudo. O pai dela morreu, ela era extremamente pobre e ganhou a bolsa integral no Mackenzie, um direito que ela obteve por política da própria Universidade. Foram momentos difíceis, até ela encontrar um estágio em uma multinacional que tenha financiado a formação em SAP para ela. Hoje ela não trabalha por menos de R$ 40,00 a hora e tem um padrão de vida muito alto. Nenhum de nós imaginávamos que ela teria esse retorno profissional merecidíssimo, na vida. Não desista!

    Embora eu seja INTEIRAMENTE contra a exploração, é ainda uma maneira de se aprender. Tente e você vencerá esse obstáculo!


14/10/02, 18:21:44: Papa papa@ceu.com.br
    Eu concordo com o Oliveira...po, fala sério...o que esse maluco do "Hideraldo Luis" escreveu naum ta muito certo. Conheço gente que naum sabia nada, mas nada, naum tinha amenor noção do que ra lógica e hoje é um dos melhores programadores em C++/Java que eu conheço! Bicho, tudo se aprende! É lógico que há pessoas com mais facilidades do que outras, mas todos tem capacidade de aprender e de entender! sem mais! :P Só um exemplo, eu também ja fiquei maluco(sem entender nada mesmo!) com um "for", hoje, graças a Deus e ao meu esforço, entendo seu funcionamento.

14/10/02, 18:19:01: André Ricardo andrer@kasolution.com.br
    Gabriela,

    Acho perfeitamente normal, um ESTAGIÁRIO ganhar 400$ + VR. Eu comecei ganhando exatamente isso, quando era estagiário. E qto à saber "coisas técnicas", é claro que um empregador vai qrer contratar alguém que saiba o que vai fazer. Um estágio não é p/ aprender. É p/ colocar em prática o que se aprende em teoria na faculdade, ou colégio. Hj ganho bem mais que isso, porém, meu início foi esse. O que vc qria, estágios pagando 2000$? aí tbm naum dá... acho 400$ um valor bom p/ estágio.


14/10/02, 17:51:02: Oliveira fuckingmail@ieg.com.br
    mis um defeito do pessoal de TI.... arrogância, prepotência.... ACHAR QUE SABE MAIS QUE OS OUTROS....... ABAIXO VI EXEMPLOS CLAROS DISSO.

14/10/02, 17:40:14: Hideraldo Luis hideraldo_barbosa@hotmail.com.br
    Boa Tarde a todos!!!! Bom Pessoal, vi bastante coisa proveitosa, principalmente no que diz respeito a Estágio, é brincadeira vc. ver um gerente de informatica lançar vaga de Estagiário pedindo experiência, ele na minha concepção mostra a estampa de sua incompetência gerencial e profissional. Qto a formação é complicado, não temos ainda uma regulamentação sólida de nossa profissão, se dermos prejuizo a alguma empresa ao contrário de um contabilista nada nos afeta. Exemplo sou formado em Tecnico Proc. Dados e hoje faço matemática, no início de 2003 irei iniciar minha especialização em Banco de Dados ou Analise de Sistemas e com certeza não teria vergonha de dizer que fiz um curso de 2anos (sequencial), poís vejo colegas que fazem TI e não passam do estágio por pura falta de aptídão, vai apenas pela parte financeira e se ferra logo de cara. Em TI ou vc. tem pensamento lógio (não se adquire no banco escolar), vem na genética. (risos) ou vá ser outra coisa.

14/10/02, 17:26:48: Justiceiro
    Quer dizer que por ser uma área moderna, valores antigos como família, respeito, Deus, e até mesmo o "fajuto canudo", como disseram aqui, não têm mais nenhum valor?

    Mais dois defeitos do pessoal de TI:

    - Não valorizar o que muitos tenham conseguido a duras penas; - ENDEUSAR DEMAIS OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, grande promotores de vícios e desrespeitos humanos, além de destruidores da nossa cultura.

    O Nivaldo tem razão sim! Eu teria vergonha de ser formado em um curso de 2 anos!


14/10/02, 17:19:56: Windsurfer
    Gabriela,

    Eu contesto um pouco o que você diz sobre uma empresa empregar um profissional não formado a um formado. Acho que, da mesma forma que você falou sobre discriminação você está discriminando. Acho que a capacidade e o intelecto de um ser humano independe de sua formação. Obviamente a formação é base, mas não significa que é regra para medir a capacidade. Se eu estivesse numa situação de contratar alguém, eu avaliaria sua capacidade e sua formação em segundo lugar, sem discriminar por isso, afinal, quantos no país podem pagar R$ 800,00 e estudar na PUC?

    Quanto a arrumar um emprego você irá, se sujeitar a receber R$ 400,00 + VR como tantas pessoas o fazem e ter seus méritos para fazê-lo multiplicar.


14/10/02, 17:13:10: Julio
    Caro Nivaldo,

    O que faz um profissional não é o diploma de curso superior ou o registro em uma das entidades que referiu. O que faz um profissional da área tecnológica é uma especialização sólida e experiêcnia profissional. Talvez esse seja pra mim um dos maiores defeitos não só de quem trabalha em TI mas em qualquer área.

    Sou Programador Analista formado em um curso de 2 anos de Analise de Sistemas. Atualmente trabalho para uma das maiores empresas multinacionais de consultoria financeira. Não tenho culpa que levei apenas 2 anos para fazer o que pessoas como vc levam 4 anos dentro de uma universidade.

    No EUA uma grande maioria de profissionais de TI se forma em Colleges que geralmente duram 2 anos. Não possuem títulos acadêmicos como nas antigas e classicas profissiões, porque simplesmente não precisam (veja matéria da revista veja). Trabalhamos numa área moderna em que títulos e canudos não são garantia de bons profissionais. Conheço pessoas que apenas se formaram em programacão pela PUC que produzem e são mais valorizados que muitos que hostentam um canudo de uma universidade mediocre e fazem questão de mostrar como um recurso para mascarar sua própria ineficiência.

    Julio


14/10/02, 17:03:05: Gabriela gabrielajlopes@hotmail.com
    Bom. oi para todos! Para começar acho que nossa área já é uma área que sofre muitos preconceitos das empresas que nos querem apenas sugar o nosso conhecimento, se lembrar que somos seres humanos e que a vida é um constante aprendizado. Procuro vaga para estagiar esabe com que sempre me deparo??? "Estagiário para perído integral, R$400 +VR , experiência anterior comprovada de no mínimo 3 anos (que absurdo!!!!!!!!!!)conhecimentos em ... (coisas extremamente técnicas e que eu nunca ouvi dizer.)" Isso é certo para nós estagiários??? Como vou conseguir arranjar meu primeiro emprego se há uma discriminação imensa pelas pessoas que nunca trabalharam??? Há um fato que me deixa de cabelo em pé e me faz pensar se realmente vale a pena eu pagar quase R$800 de faculdade (PUC), sendo que os sugadores preferem pagar mais barato pelo nào formado do que mais caro pelo formado. Continuação

14/10/02, 16:56:19: Luciano Duarte Ferreira ldfball@uol.com.br
    E por falar em comportamento profissional, o pessoal de TI peca por não respeitar devidamente o usuário:

    O usuário é o Mecenas do sistema, o analista é o arquiteto, as informações são a base de qualquer construção. Ninguém conhece mais o seu negócio do que o usuário. Não somos nada com as nossas instruções lógicas se essas não puderem ser logicamente empregadas. Precisamos respeitar o usuário! Prolixo ou não, objetivo ou não, não é o usuário quem tem que mudar, mas nós é quem temos que saber ser pacientes, temos que saber ouvir, temos que saber digerir o que estamos ouvindo e deixarmos a síndrome de super-homem ou mulher-maravilha de lado. Nem sempre a solução pré-elaborada por anos e anos de projeto é a solução adequada! Portanto, a ANÁLISE é fruto de um trabalho cuidoso e paciente. Assim, só há um remédio para esse tipo de arrogância que muitos dos profissionais de TI praticam: Paciência e Humildade. Saibamos utilizar esses vocábulos.


14/10/02, 16:54:02: Luciano Duarte Ferreira ldfball@uol.com.br
    E por falar em CR Info, outro problema do profissional de TI é a falta do exercício da ética:

    Em relação à falta do exercício da Ética, isso se deve à característica da profissão: Por ser uma profissão relativamente nova, não sabemos o que é Ética e nem nos preocupamos em exercer a Ética. Assim, criticamos os colegas na frente dos outros, o trabalho ou a solução custosa do colega, que muitas vezes pode ter sido desenvolvida em noites de sono perdidas, custando a ele muitos de seus momentos com a família, entre outras coisas. Abandonar projetos, prometer o impossível sabendo ser impossível, usurpar sucessos, esquivar-se dos fracassos, gastar verbas de treinamento para benefício próprio, como muitos gerentes o fazem em acordos de cavalheiros e ficam exibindo um padrão de vida fictício, não pagar os consultores, enfim, além da Ética tradicional, todos esses desvios de comportamento profissional deveriam ser enquadrados como infração-ética. Posso estar exagerando? Sim, mas talvez sejam necessárias medidas drásticas para combater um pouco e aos poucos as infrações éticas, até que um pouco de Ética possa estar na mente de cada um de nós. Nunca estivemos tão marcados por esse estigma! É bom termos cuidado, pois a credibilidade dos profissionais de TI está em cheque. Lembrem-se: A Ética pode ser uma pedra no sapato de alguns profissionais sem caráter, mas é muito boa quando resolve os anseios da maioria.


14/10/02, 16:49:09: Luciano Duarte Ferreira ldfball@uol.com.br
    Na minha opinião, um dos maiores defeitos do profissional é a ausência total do Cooperativismo.

    Em relação ao Cooperativismo, estamos sujeitos às leis do mercado, ou seja, o que o mercado decidir, nós aceitamos sempre sem questionar. Nós observamos nos últimos anos, em silêncio, "o mercado" acabar com os direitos dos profissionais de informática, forçá-los primeiramente a trabalhar através de falsas cooperativas, sem opção, para depois passar a trabalhar em regime de prestação de serviços, sendo que muitas Consultorias não pagam as horas adicionais, praticando uma relação de trabalho do tipo "Venha a nós, ao vosso reino (o dos consultores) nada..." E assim, como se fossem empregados, os profissionais de informática arcam com tudo, até mesmo com os humores do Destino, pois, se este estiver de mau-humor, quem paga o pato é sempre o Consultor. Temos que parar com esse ostracismo, nos unir mais, criar um CR INFO e limitar os abusos! Onde vamos parar se não frearmos os abusos do mercado? Falta de união é um problema para nós todos! Precisamos acordar! É necessário criar um CR INFO. Ora, como? São N formações em uma mesma área. Não faz mal! Uma boa prova semelhante ao processo empregado pela OAB poderia nos ajudar a estabelecer isso. Não é justo que nós façamos a diagnose de tantos problemas de negócio e não tenhamos sequer um CR INFO para nos qualificar como profissionais de fato. CR INFO já! (CR INFO: Conselho Regional de Informática).


14/10/02, 16:25:25: Windsurfer
    Continuação...

    Em primeiro lugar, acho que todos têm defeito. Se o profissional, que hoje é terceirizado, sem direito algum, com o salário defasado, livros, softwares e cursos extremante caros, tudo custeado por ele próprio, trabalhando e estudando a noite, finais de semana e feriado, vendo muitas vezes seu conhecimento ser jogado na lata do lixo porque é necessário conhecer novas ferramentas e tecnologia. Se esse profissional tem defeitos, imagina as consultorias e empresas que sequer pagam um curso de atualização e ainda quando contrata um profissional, sem sequer conhecer seu potencial já o desclassifica, tirando seus méritos ou dizendo que ele não tem a experiência exigida em tal plataforma?

    Quem está errado ou quem é culpado ou quem tem defeitos nessa estória?

    Penso que existem formas de melhorar as coisas e para nós acho que ainda é melhor que muitas outras áreas, como a construção civil.

    Sugiro que a discussão mude de rumo para: como o profissional de TI pode se beneficiar da tecnologia da qual faz parte?

    E para colocar minha opinião sobre isso, penso que trabalhar em casa é algo que muitos almejam. Por vários motivos, como redução de custo, para ambas as partes. Ecologicamente também é melhor. Quantos carros ficariam em casa? O trânsito ficaria muito melhor. Muitos ganhariam algumas horas para outras atividades, como atualização de seus conhecimentos entre tantos benefícios.

    Isto é possível? Penso que sim.

    Obrigado.


14/10/02, 16:25:00: Windsurfer
    Pessoal, tudo bem com todos?

    Vejam só... A pergunta é qual o maior defeito do profissional de TI?

    Porém, muitas opiniões de diferentes visões e sentimentos. Até o PT está no meio.

    Acho que querer uma resposta do tipo: o profissional é isso ou aquilo, é um pouco difícil de se obter, principalmente num país com tantos problemas. Muitas opiniões emanadas por pessoas com situações e sentimentos díspares. Alguns respondem porque ganham pouco, outros porque ganham bem, outros porque são subjugados pelas consultorias, outros porque não precisam de consultoria, outros porque são desenvolvedores, outros porque são contratantes, outros porque são graduados, outros porque não é, e por aí vai.

    Obviamente pouco se chegará com essa discussão, a não ser entender um pouco melhor o que se passa com o profissional de TI.

    Qual o propósito da questão para um site que é acessado por contratantes (empresas) e contratados (profissionais de TI)?

    Seria o de tentar levantar os problemas dos profissionais para filtrar numa contratação? É o de ajudar ou prejudicar um profissional?

    Continua no próximo comentário....


14/10/02, 15:30:22: Diogo Tavares Ferreira diogotferreira@yahoo.com.br
    Pior q eh mesmo cadê o nosso sindicato ?! Levam maior dinheirão e não fazem nada.

14/10/02, 13:35:43: :Vedder:: jcmakway@uol.com.br
    Estamos em um fórum de discussão sobre profissionais de IT, por favor, aqui não eh lugar para discutirmos que o PT é ou deixa de ser, estamos aqui para tentar colocar opniões e idéias de nossa área.

14/10/02, 13:31:08: Rodrigo Vieira Eufrasio da Silva ninjalee32@hotmail.com
    Hoje em dia na de TI existe muitos profissionais, que adoram a inimizade e esse é um dos fatores mais que o profissional de TI tem mais defeitos, acho que a area de TI deveria ser uma area onde todos se unissem para um so proprosito, para desenvolver soluções de todos os problemas em segmentos corporativos. Um dos maiores defeitos do profissional de TI e não se certificar em uma tecnologia, acho que os profissionais que estão em processo de certificação deveriam se ajudados pelos os demais para tirar sua certificação e ai encontramos outro defeito, o profissional que é certificado não quer de maneira alguma que outra pessoa seja certificado, acha que irá tomar seu cargo dentro da empresa e está ai os erros dos profissionais certificados.

14/10/02, 13:22:05: Consultor Direto
    Um dos maiores defeitos dos profissionais de informática é o de se deixar subjulgar pelas Consultorias, que nada mais são do que atravessadores que ficam com o metade do valor pago pelos clientes sem fazer esforço algum. "Provedores de Soluções" não é o correto! O certo seria "Provedores de Enganações"! Pensem bem antes de aceitar contratos com Consultorias. Elas não são necessárias! Façam como eu, que depois de só me dar mal com as Consultorias, passei a entrar em contato direto com as Empresas e tenho me dado bem. Não preciso mais me reportar tanto à Consultoria quanto ao cliente e ainda recebo o dobro. Se todos adotarem essa minha postura, todos nós ganharemos, enquanto os atravassadores terão que procurar outro ramo para sugar.

14/10/02, 13:19:49: Nivaldo2 nivaldo_rj@terra.com.br
    É não ter consciência de classe, a partir da qual se permita elegermos um verdadeiro Presidente com a grandeza do LULA e sua equipe do PT. A partir da qual seria possivel um Brasil de verdade e equilibrado. Acredito que com LulaLá as coisas irão melhorar: justiça social, distribuição de rendas, organização e atuação dos conselhos de classes, acesso ao mercado de trabalho, etc...

14/10/02, 13:11:34: Nivaldo nivaldo_rj@terra.com.br
    É permitir que que pessoas não-qualificadas e registradas no Conselho Profssional de classe assumam, que aliás qual é o nosso (CRA, SINDPD, ETC...) ???,o seu lugar no mercado de trabalho. Quem é que ão conhece um colega de trabalho que sequer tem curso superior, e consequentemente registro profissional no CRA e vem atuando "ilegamente" no mercado: com todos os direitos e até altos salários, que quase sempre são negados ao real profossional registrado. Causa-me inveja a atuação das fiscalizações do CRM, CREA e OAB que coibem, com frequência, o exercicio ilegal da profissão, não dixando espaço para os "PIRATAS" que sugam o nosso sangue e tomam os nossos lugares no mercado. Ao CRA se precisar de alguns exemplos de nomes atuante no mercado é só contactar-me, pelo email que os farei enxergar essa realidade....

14/10/02, 12:57:40: Luciano lucsp21@yahoo.com
    Me esqueci... vamos discutir política num outro fórum... e deixar para discutir se o PT (Lula) ou o Serra vão resolver nossos problemas depois que eles forem eleitos.. É votar e depois passar na igreja e dar uma rezadinha...


14/10/02, 12:54:19: Luciano lucsp21@yahoo.com
    Acho que o maior defeito dos profissionais de TI é a falta de nós mesmos nos lembrarmos que somos seres humanos e não máquinas. É muito comum sacrificarmos finais de semana, virarmos noites e mais noites, frequentemente ficarmos 10, 12 horas no trabalho e em raríssimos casos recebermos por isso. Falta um pouco de UNIÃo da categoria e maior cobrança do nosso sindicato por melhores condições. Se aprendermos a dizer não e houver união poderemos ter um pouco mais de dignidade e aproveitar melhor a vida..

14/10/02, 12:34:18: Para o "Alguem que tem medo"
    Que absurdo é esse de invocar o Lula e o PT para resgatar nossa dignidade? É por de pessoas que pensam como você que o Brasil está tão ruim. Nem o Lula nem o PT irão resolver nada no Brasil! Você (Alguem que tem medo) faz parte da massa iludida, que não consegue sequer criar uma linha de pensamento coerente!

14/10/02, 12:20:29: Marcelo Dandaro mdandaro@ig.com.br
    Para o "Alguém que tem medo".

    Podemos sim ter nossa dignidade de volta, pois o PT tem idéias claras e objetivas e nós, profissionais de informática, poderemos ter um melhor reconhecimento no mercado de trabalho.


14/10/02, 12:12:55: Para o "Alguem que tem medo"
    Que absurdo é esse de invocar o Lula e o PT para resgatar nossa dignidade? É por de pessoas que pensam como você que o Brasil está tão ruim. Nem o Lula nem o PT irão resolver nada no Brasil! Você (Alguem que tem medo) faz parte da massa iludida, que não consegue sequer criar uma linha de pensamento coerente!

14/10/02, 12:04:44: Barnabé barnabe1@terra.com.br
    Oi pessoal,

    em relação aos defeitos posso dizer que acontece o mesmo que em outras areas onde existe maior demanda do que procura.

    Agora em relação aos cafetões e sinhosinhos não dá!!!

    A ESCRAVIDÃO ESTA INSUPORTAVEL!!! VAMOS FICAR CANTANDO AQUELA MÚSICA(LERE.. LERE.. LERELERERE) ESPERANDO PELA PRINCESSA ISABEL NOVAMENTE

    CADE O SINDICATO QUE TODO ANO SOMOS OBRIGADOS A CONTRIBUIR???

    Caso alguem tenha algum projeto para melhoria nas condições para o profissional de TI pode contar comigo.


14/10/02, 11:59:36: Alguém que tem MEDO Prá que
    Nosso maior defeito sem dúvida e´ a falta de união ......E o preço que estamos pagando por isto é altíssimo.......Alguns mais Raposas ficaram com nossos 13. Sal/ Férias / Reajustes , etc....... E nós com uma carga cada vez maior de trabalho .....( LULA PELO AMOR DE DEUS .....PT PELO AMOR DE DEUS ...) vamos resgatar noooooossssssaaaaa dignidade !!!!

14/10/02, 11:49:19: Roberto Augusto
    Eu concordo plenamente com o comentário do Danilo. Não sei se é assim em todas as áreas profissionais mas na área de Informática a modalidade mais comum de contratação de mão de obra é através de contratação de consultores (pessoa jurídica) e sendo um profissional em disponibilidade no mercado está é a mais provável maneira de ser recolocado em um emprego.

14/10/02, 11:44:02: Danilo drench@hotamil.com.br
    Os defeitos dos profissionais de informática são os mais variados possíveis pois para quem não sabe somos seres humanos (de verdade) sabiam ?necessitamos de alimentação, água, descanso, dinheiro, reconhecimento, etc como qualquer animal homem (ou não) existente na face da terra. Tratando-se de consultores a coisa é mais complicada; não podemos sequer pensar que podemos errar ou falhar. O fato de geralmente sermos pessoa jurídica e possuirmos um CNPJ o cliente passa a nos enxergar como uma empresa e não como um ser humano.

14/10/02, 11:30:27: Patricia N G Santos pngs@terra.com.br
    Bom, todos tem defeitos, seja ele profissional de informatica, medico, dentista, professor etc... o que acontece é que com a demanda forte, muitos profissionais acabam sendo "escravos" de consultorias...isso deveria ser mudado, essas empresas de RH que mudaram o nome para area de Informatica são sanguesugas eternos...Há empresas que te contratam se vc no primeiro pagamento pagar a eles 40% do salario, depois mais um tanto nos proximos meses...isso so existe aqui no Brasil...infelizmente NOSSO maior é defeito...é que estando sem emprego...não temos a quem recorrer...a não ser a essas empresas...deveria ser trocado aquele ditado "Antes so do que mal acompanhado..." para "Antes mal acompanhado e empregado do que só e sem emprego"

14/10/02, 11:21:07: EUESTOUCONSCIENTE
    PENSO QUE HÁ UMA MAL ENTENDIDO. O ASSUNTO É: Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ? E NÃO TUDO QUE ESTA ERRADO NA ÁREA DE TI. ÁLIAS, SABEMOS QUE HÁ BASTANTE COISA ERRADA. POR EXEMPLO, AS CONSULTORIAS QUE SE INTITULAM "PROVEDORES DE SOLUÇÃO" MAS NÃO PASSAM DE CAFETÕES DE MÃO-DE-OBRA. PENSO QUE ESTE ESPAÇO DEVA SER USUADO PARA QUE FAÇAMOS UMA AUTO-CRÍTICA DE NÓS MESMOS . AI VAI OS 3 MAIORES DEFEITOS QUE EU ACHO:

    1) NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TODOS PENSAVAM QUE QUANTO MAIS MÁQUINA E PRODUÇÃO MELHOR. AGORA, NA REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO, O MESMO ERRO ESTA SENDO COMETIDO. PENSA-SE QUE BASTANTE INFORMAÇÃO OU TRABALHAR 23 HRS POR DIA, SEJA MOTIVO DE ORGULHO E DESENVOLVIMENTO. GRANDE MENTIRA, NÃO PASSA DE BURRICE E ALIMENTAÇÃO DO MESMO MONSTRO CAPITALISTA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL QUE AGORA ESTA TRAVESTIDO DE ERA DA INFORMAÇÃO. ALIAS, INFORMAÇÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE.

    2) PENSAR QUE NO BRASIL EXISTE UM MUNDO DIGITAL. SENHORES, PROCUREM PESQUISAR QUANTAS RESIDENCIAS NO BRASIL TEM TELEFONE, ÁGUA, ESGOTO. PROCUREM SABER QUAL A PARCELA DA POPULAÇÃO QUE ALGUMA VEZ POS A MÃO NUM TECLADO OU SABEM O QUE INTERNET, E-MAIL ... .

    3) DESCONHECER QUE A INFORMÁTICA, ASSIM COMO A DEMOCRACIA E OUTRAS COISAS MAIS SÃO APENAS FERRAMENTAS QUE O CAPITALISMO DESCOBRIU PARA SE PERPETUAR. ANTES DE DIZER QUE A INFORMÁTICA É O GRANDE PASSO DA HUMANIDADE, PROCURE JULGAR QUAIS OS REAIS BENEFÍCIOS QUE A INFORMÁTICA TROUXE PARA O BEM ESTA SOCIAL DA HUMANIDADE.


14/10/02, 10:47:55: Renato
    Vou citar apenas 3 das dezenas que poderia comentar.

    1) Aceitam baixos salários, principalmente os novatos.

    2) Desconhecem os métodos usados pelas "Consultorias", nome pomposo para designar as antigamente chamadas empresas de RH, que cobravam um valor para cadastro e também o primeiro salário. Agora ficou bem melhor pras consultorias: elas recebem todos os meses o valor pago pelo cliente e só repassam metade para o consultor.

    3) Grande parte é feita de péssimos profissionais. Eu mesmo já conheci centenas deles. Enrolam para poder sobreviver. É triste!


14/10/02, 10:42:48: Renato
    Vou citar apenas 3 das dezenas que poderia comentar.

    1) Aceitam baixos salários, principalmente os novatos.

    2) Desconhecem os métodos usados pelas "Consultorias", nome pomposo para designar as antigamente chamadas empresas de RH, que cobravam um valor para cadastro e também o primeiro salário. Agora ficou bem melhor pras consultorias: elas recebem todos os meses o valor pago pelo cliente e só repassam metade para o consultor.

    3) Grande parte é feita de péssimos profissionais. Eu mesmo já conheci centenas deles. Enrolam para poder sobreviver. É triste!


14/10/02, 10:27:16: Itamar Claudino itamarclaudino@hotmail.com
    1 - Acredito como a maioria dos comentários por aqui que seja a ARROGÂNCIA, pois os profissionais de informática imaginam que são os donos dos sistemas e se esquecem que o sistema deveria facilitar na maioria dos casos. 2 - Uma outra questão é lidar com GERENTES que não sabem tratar com seus profissionais, se acham melhores e são muito prepotentes, e pior ainda é fazerem isto com o único objetivo de EXALTAR alguma falha eventual, tentando nos coibir de justificar melhorias em relação ao salário.

14/10/02, 10:18:00: Duarte duartebfilho@yahoo.com
    Realmente acho que a coisa é mais complexa. As necessidades estão mundando (por diversos motivos, oferta de novos hardwares, softwares, tecnologias, etc), e consequentemente o mercado, profissionais e empresarios. O que é vital é entender o que/como está mudando e como adaptar as empresas para este contexto. Muitas vezes este processo é invertido, as fornecedores tentam convencer as empresas do que é importante. Outras vezes, as próprias empresas conseguem definir e desta forma fica tudo mais barato para elas. A reflexão que se deve fazer é aquela que é mais simples: apenas vou procurar "soluções" para problemas que realmente tiver...(a contrapartida, só vou oferecer soluções para problemas claramente definidos pelo cliente, o que sabemos que não acontece normalmente. O que mais desejei desde 96 quando começei nesta área de consultoria é que o cliente "cresça" e saiba diferenciar no mercado quem é quem. É fundamental a postura do cliente e é o que determina a do fornecedor. Acho que devemos resgatar os valores primários de moral,qualidade e humanidade para reger toda esta coisa.

14/10/02, 10:13:33: Fabiano Monteiro coringa1977@yahoo.com.br
    O que pega mais em defeitos de profissionais de TI, é quando uma equipe em vez de trabalhar como um "organismo vivo", começam a trabalhar como se fosse uma "constelação", ou seja, em vez de seguir o maior principio humano que é ser solidário uns aos outros, fazendo com que todos nós aprendamos juntos, na maior parte das vezes todo projeto vira uma "torre de babel" fazendo com que a arrogância e o orgulho predomine, está ai o resultado, nós da área de TI uma das professes mais desunidas!

14/10/02, 10:01:05: Nilton Jurandir Dias ntjdias@hotmail.com
    O que vejo acontecer muito, e parece que é só na area de TI, é que muitas pessoas "migram" de outras areas, estudam anos Administracao de empresas, economia, etc e acabam entrando na area de TI achando que podem "se dar bem". Muitas vezes se enganam achando que é apenas fazer alguns cursinhos, "fuçar da qui e dali" que pronto ! Esta feito um profissional de TI. Estes chamados "profissionais" acabam aceitando qualquer salario, desvalorizando os verdadeiros profissionais. O mercado tem exigido cada vez mais dos profissionais exigindo Certificacoes que comprovem realmente o conhecimento. Por que a area de TI nao tem um certificacao oficial como os advogados e engenheiros por exemplo ? O mercado esta caminhando para isso. Ter profissionais qualificados.

    Nilton Jurandir Dias www.nilton.nip.net ntjdias@hotmail.com


14/10/02, 09:52:54: Kátia kascourse@ig.com.br
    Quando conseguimos uma recolocação , se acontece qualquer problema que nos aborreça , logo pensamos em procurar outro , creio que esse é um grande problema não enfrentarmos os problemas e sim desistir de passar por eles, no meu caso nunca fiquei um mês sem trabalho , durante oito anos sempre trabalhei com muita humildade , mas ultimamente não tolerei muito o abuso ( trabalhar 24 horas por dia , por exemplo.) Mas tenho fé que em breve estarei no mercado , poís tenho certeza do meu potencial. Adm. de Redes

14/10/02, 09:52:19: William Fusco Borrher willfabi@msn.com
    O maior problema que está ocorrendo é com muitos cursinhos que se designam como técnico, todos os anos são jogados no mercado um monte de profissionais que não sabem nada e se sujeitam a ganhar qualquer merreca.

14/10/02, 09:21:03: PT a revanche antonio.araujo@bol.com.br
    Poderiamos mobilizar o SindPD para pelo menos conseguirmos Assistencia Medica ou algo do tipo, pois os consultores ficam na mão sempre que precisam.

14/10/02, 09:13:04: PT antonio.araujo@bol.com.br
    São varios os defeitos, vou enumerar alguns

    1 - Só as Consultorias querem granhar, te contratam por xx por hora e depois que voce fez 260 horas num mes querem que voce receba em descanso(O FAMOSO BANCO DE HORAS); 2 - Tenho que dominar todas as tecnologias, tenho que ter todas as 24 horas do dia disponivel para a empresa. 3 - O excesso da carga horaria traz sérios problemas de desgaste fisico e mental. 4 - Se voce é CLT ganha uma merreca de salario, mas tem algum tempo para conviver com a familia (esposa, filhos) se é terceiro , trabalhar como um escravo recebe ligações no meio da noite que da a impressão que voce se casou com áquela empresa/consultoria/projeto.


14/10/02, 08:15:09: Alessandro Paulino alepaulino@ig.com.br
    O maior defeito dos profissionais de informática, mais especificamente desenvolvedores, gerentes de projeto e analistas é a falta de conhecimento na uma boa prática de engenharia de software. Este é um grande fantasma que assola as empresas de desenvolvimento que gerenciam mal seus projetos, não conseguem entregar no prazo, injetam profissionais que se sujeitam a qualquer merreca (como se isso adiantasse) e acabam amargando um enorme prejuízo. Existem muitos picaretas no mercado que se dizem Gerentes de Projeto, Analistas, Desenvolvedores mas podem ter certeza que esses caras só seram bons se tiverem uma boa noção de engenharia de software, coisa ainda rara no Brasil.

14/10/02, 04:36:42: Luiz luiz
    O negócio é o seguinte, a culpa é dos empresários e dos próprios profissionais, o primeiro, quer o faz tudo pelo menor preço e o segundo, muitas vezes quer o emprego e se sujeita a um salário mais ou menos ou então convence que ele é o Cara e ai na hora que o bicho pega, queima o pessoal que é profissinal e não esses paraquedistas, amadores.

13/10/02, 21:14:30: anonimo allpoint@allpoint.com.br
    Os profissionais brasileiros da area de informatica são muito bons. Sao excelentes, versateis, criativos, rapidos, muito melhores que profissionais de qualquer outro país, e ganham mal pelo que fazem e pelo que trabalham. Precisamos divulgar nossa capacidade, nossos aplicativos desenvolvidos (depois de registra-los), e mais importante, lembrar que sempre temos algo a aprender (principalmente com os usuários) e ninguem é insubstituível.

13/10/02, 20:45:37: ACF andre.puff@bol.com.br
    Na minha humilde opinião, o maior defeitodos profissionais de TI, é a desunião. Precisa haver mais união, pois existem consultorias que usam e abusam dos profissionais, não pagam as horas extras prometidas no aperto, não cumprem com as promessas e estão por aí, firme e fortes, liderando o mercado. Eu não tenho conhecimento para tal, mas se tivesse, criaria uma HP para que fossem denunciadas essa empresas inescrupulosas, que tanto ganham e pagam uma miséria aos profissionais, tanto exigem e nada dão em troca, apenas nos sugam. É claro que também existem exceções, que realmente são muito poucas. Vamos nos unir, para tirar do mercado essas empresas, ou ao menos alertar das barbaridades cometidas aos outros da nossa classe, pois só uma classe unida, pode lutar por algo.

13/10/02, 19:54:15: Marcos Camargo mamcam@attglobal.net
    Em meados de 80, ouvi um Consultor em uma revista de TI dizer que um dos vários motivos de uma empresa optar por contratar consultores era a falta de mão de obra para execução de projetos dentro da dela. Por esta razão, a contratação de mão de obra externa se tornou uma crescente. Em contra partida, passaram a camuflar profissionais incompetentes que passaram a justificar seus insucessos, seus fracassos justificando para suas gerências a incapacidade destes recursos. Existem casos onde estes profissionais tratam mau seus recursos contratados, escondem informação e quando lhes é cobrado resultados, justificam a falta de capacidade do profissional contratado, profissional este que fica trabalhando há meses se não anos. Hoje a terceirização passa por momentos difíceis como outras áreas, devido aos momentos políticos e econômicos, mas nunca nos sentimos tão subjulgados como estamos sendo hoje. Sou profissional de Mainframe há 17 anos e gostaria de entender por que temos tantos profissionais que contratam seus terceirizados e não dão o mínimo respeito a seus curriculums. Marcos Camargo.

13/10/02, 18:35:23: Odair Jose codairjo@cpfl.com.br
    Eu acredito que o maior defeito esta na individualidade do profissional, fazendo o que pensa pois so ele sabe e conhece.

    Concordo com o Reynaldo Stirbolov, um dos maiores defeitos dos profissionais de informática é a falta de "Humildade". Realmente os profissionais preferem falar que "ja viram", ou "conheçem slgo...", mas na hora que aperta, pulam fora. Isto acaba queimando a nossa imagem.

    Concordo com a opiniao de Ivan Ferraz, de que os empresarios forçam muito na hora de selecionar o profissional, ou seja, nós precisamos conhecer todas as tecnologias (ultrapassadas e as novas). E isto faz com que os profissionais comecem a crer que se dizer que conhecem algo que desconhecem, no medo de nao conseguir a vaga...


13/10/02, 10:29:34: Sidnei Silva modulation@ig.com.br
    Em essência, o maior defeito do profissional de TI é a atidude de, geralmente, não considerar o ponto de vista do usuário; razão da existência daquele sistema informático.

    Sua sapiência relativa e toda a sua lógica fundamentada desaparecem quando chega a sua vez de ser usuário.


13/10/02, 09:34:44: carlos carlos@terra.com.br
    Este forum está sendo super interessante, realmente existe um ser especial, a maior estrela da constelação, os "Administradores de Banco de Dados", o império e tão supremo que o manual do administrador diz que deve ter autoconfiança e caso não consiga solucionar, usar a tenacidade. Humildade aqui é pouco. Querem ser destaque, por ser o centro de uma empresa, ser melhor por de uma certificação. Pense nisso, quando fazemos uma pergunta ao administrador, geralmente ele fala que vai analisar, nunca tem uma resposta imediata, e quando tem problema, é sempre provocado por algum teste, por isto a resolução é rápida.


13/10/02, 08:52:32: Daniel
    O maior defeito da área de informática é a arrogância. Principalmente da área de desenvolvimento para outras áreas mais "operacionais", como operação, infra-estrutura e suporte técnico. Penso que essas pessoas não tem o menor senso de equipe e nem podem ser chamadas de profissionais de informática. É vergonhosa a atitude dessas pessoas. Destratam os usuários em geral somente porque tem salários altos e se esquecem que se não fossem esses usuários mal pagos eles não estavam trabalhando hoje. Por tanto, não destrate um usuário porque na verdade é ele quem paga o seu salário.

13/10/02, 01:08:32: Trybak fabinho5@yahoo.com.br
    Um dos piores defeitos, e acho que todos já viram ou fizeram algo parecido, foi de xingar um usuário falando que é burro, não sabe nada de informática ( nem abrir uma janela no WINDOWS!!! )... Bom, tenho um tio que não manja quase nada de informática, mas nem precisa... Ele é gerente geral da Caixa Economica, e manja muito de administração. E ganha bem mais que os fodão em informática.

    Outra coisa: Não confiem em usuário. O suporte técnico quase nunca é reconhecido, e se fizer alguma besteira, cai a casa. Portanto, dentro de uma empresa, quanto menos falarem do TI, é porque está funcionando. Se falarem, então tem problema, porque coisa boa não é!!!


12/10/02, 21:01:01: Pensador Anônimo
    Defeitos, todos temos, mas, infelizmente, para os que conhecem o tipo de situação em que hoje vive o Brasil, e tratanso-se, de uma cultura como a nossa é anátema discutirmos isso, porque sequer podemos comparar nossas tecnologias com a de países e cabeças que investem nisso e se preocupam com isso, no Brasil, na maioria das vezes, o que interessa é o lucro, o resto é arranjo de tecnologias sem comprometimento com a pessoa do profissional de TI. Posso dizer que tive muita sorte, hoje, estou na América e me sinto realilzado e nem penso em algum dia voltar ao Brasil, porque o fato é que estou em outra situação, graças a Deus, mas, o que desejo é que todos e sem exceção sejam muito felizes em seus objetivos e se tem objetivos lutem por eles, inclusive, se tem interesse em sair do Brasil em busca de novos desafios, não pensem duas vezes...mas se preparem se preparem muito, mas, muito mesmo, se brincar percam noites de sono com todas as tecnologias emergentes que possam aprender e se divertir daí é só distribuir currículuns em todos os sites possíveis até que a oportunidade pinte... Não sou a única pessoa que trocou o Brasil, por um outro lugar e nem serei o último, mas, só posso dizer que junto comigo há dezenas de pessoas que fizeram a mesma coisa e não conheço nenhum que tenha se dado mal, desde que domine realmente todas as tecnologias que diz que domina e ame em primeiro lugar o que faz...

12/10/02, 20:46:54: Reynaldo Stirbolov stirbol@terra.com.br
    No meu ponto de vista, um dos maiores defeitos dos profissionais de informática, é a falta de "Humildade".

    Muitos profissionais que já trabalharam comigo, não tem em seu vocabulário a frase: "Não sei.".

    Preferem falar que "ja viram", ou "conheço...", mas na hora que aperta, pulam fora.


12/10/02, 18:40:25: Anônimo
    Na empresa onde trabalho , uma multinacional alemã do setor de auto peças , acham e já até disseram pra gente , que o depto de informática (exclusivamente a parte técnica) não passa de enfeites dentro de uma empresa , que estão alí somente para o caso de uma emergência e se não a tem ficam sem fazer nada o dia inteiro , pensamento totalmente errado , só porque a gente está sentado em nossa sala , não quer dizer que não trabalhamos , o trabalho de um Analista de Suporte não é somente atender usuários , e outra , a empresa não investe em tecnologia , em materiais necessários e caem de pau qdo precisam de um backup e não conseguimos restaurar por falha na fita , que não é trocada desde o começo do ano , assim não dá , temos que nos organizar , está na hora de existir algum orgão que realmente proteja o profissional de TI .

12/10/02, 18:12:09: Elton Burk Burkm@uol.com.br
    olá pessoal, os profissionais de TI são amados e odiados, é dificil achar reconhecimento e envestimento das empresas que os contratam e seus conhecimentos são como um pilha assim que se esgota e tracado por outra mais barata, mas isto é o mal moderno e devemos cada vez mais olhar em quem votamos e cobrar deles após a eleições, quero dizer que devemos cada véz mais nos organizar para conquistar .

    frase do dia

    A SERPENTE E O VAGA-LUME

    Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. >Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir... >Fugiu um dia todo e ela não desistia, dois dias e > >nada... >No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e disse a cobra: >Posso lhe fazer três perguntas? >Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar... >Pertenço a sua cadeia alimentar ? >Não. >Eu te fiz algum mal? >Não. >Então, por que você quer acabar comigo? >Porque não suporto ver você brilhar... >Pense nisso e selecione as pessoas em quem confiar....


12/10/02, 16:39:35: Ivan Ferraz ivan.ferraz@terra.com.br
    O pior não são os profissionais de Informática, mas sim os empresários que querem muito de nós. Quando estamos em uma entrevista, notamos que eles procuram profissionais que tenham conhecimento e experiência em todas as áreas. Isso atualmente é muito complicado, pois nós sempre procuramos em nos especializar em uma área, e ter algum conhecimento em todas. Este é o correto !

12/10/02, 15:35:25: Bill Gates net@microsoft.com
    O pior dos defeitos foi comentar a favor do windows me e depois odia-lo!

12/10/02, 15:08:03: Reinaldo Gliorsi reinaldo.gliorsi@uol.com.br
    Pessoal, tenho 20 Anos de Profissão, tudo tem um início, um meio e um fim. O Maior defeito de um profissional de TI, é a mesquinharia, se sabe mais, é porque fez por merecer, mas continua relutando em repassar seus conhecimentos aos que se iniciam. Um outro detalhe é a bronca de ter que atender um usuário (Pedinte, pois usuário só pede). Nínguém neste mundo é dono de uma cabeça gigante que possa absorver todas as tecnologias emergentes. Visto que se ao deitarmos hoje, amanhã, com certeza, haverá uma coisa nova. Revejam os conceitos em ajudar o próximo, pois algum dia poderá depender desta pessoa!

12/10/02, 14:55:58: Francisco pierna@ig.com.br
    A questão querem muito dos profissionais, e tem que ter experiencia, mesmo em linguagem nova como? exemplo .net da microsoft. deveriam dar mais opotunidade e os defeitos é simples "SERES HUMANOS", e quem pede profissionais?.

12/10/02, 14:39:34: fabio
    Concordo com o fernando. Acho que nós, profissionais de informática, deveriamos pensar mais nos colegas que sabem um pouco menos ou estou comecando agora. Defendo, sempre onde estou trabalhando, o compartilhamento de conhecimentos, nunca sabemos demais uma unica coisa e podemos aprender com as outras pessoas, nao so a parte tecnica, mas tbm com o comportamento e ideias de outras pessoas.

12/10/02, 13:11:47: Ricardo profricardo@canbras.net
    Todos profissionais de T.I. tem muitos defeitos. Isso é bom, pois, na hora em que não tivermos mais defeitos deixaremos de ser humanos e nossas almas serão substituídas por S. Operacionais. Provavelmente por um Microsoft Soul, Home ou Professional Editions. O importante é saber como lidar com próprios defeitos e tentar neutralizá-los.

    SEMPRE VAI TER ALGUÉM FALANDO MAL DE VOCÊ NA EMPRESA. PRINCIPALMENTE SE VOCÊ TIVER UM CHEFE MEDÍOCRE QUE UTILIZA DE SEUS PONTOS FRACOS PARA NÃO PROPORCIONAR MELHOR SALÁRIO, TREINAMENTOS ETC.


12/10/02, 12:33:25: Thiago
    Nenhum... o defeito é de qualquer explorador de empresas brasileiras q querem q o cara da area de informatica saiba TUDO TUDO nao sabe uma , nao presta pra ele.. aqui nego quer sql vb delphi php asp sap websphere cobol tudo avancado.. q sako.. duvido q tenha alguem q manja tudo isso. nao tem nenhum erro profissional de ti/informatica em qualquer otro pais nego domina algo ja é o suficiente pra arranja emprego descente.. aqui nem isso tem.. pra saber tudo isso e ganhar salario de estagiario..

12/10/02, 12:22:30: Mainframer
    Se é realmente profisional, nenhum! Do ponto de vista do empresário brasileiro, ter mais de 40 anos!

12/10/02, 10:43:36: Fernando f.matos@originet.com.br
    São vários, vou me ater a dois mais frequentes.

    Muitos profissionais são arrogantes, consideram-se muitos inteligentes, competentes e infalíveis. Acham que os usuários são todos tapados e nao sabem o que querem. (algumas vezes isto não é verdade, ha ha ha !!) Aqui começa boa parte dos problemas de relacionamento...

    Outro caso é daquele profissional que conhece bem uma linguagem ou tecnologia e a defende como se fosse uma religião. Por exemplo, se ele conhece bem Java, considera que esta é a melhor linguagem que já existiu e que nunca vai aparecer nada melhor, se pudesse até com a namorada ele falava em java. O mesmo vale para os beatos defensores do Linux, Windows e etc. Nós devemos usar a tecnologia e não sermos usados por ela...


Anteriores:

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?